A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24627 |
Resumo: | Mestrado em: Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_5bad7ac53eeacc80eda97e0b7aef8495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24627 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercadoestratégiaprocura turísticateoria da sazonalidadeactividade turísticamodelo da segmentaçãopolítica de produtoMestrado em: Gestão e Estratégia IndustrialA sazonalidade da actividade turística é uma realidade que, vulgarmente considerada como incontornável, se caracteriza por uma série de problemas associados e por inadequada abordagem estratégica, onde predomina a apatia. O presente trabalho, versa sobre novas formas de abordagem estratégica para os agentes públicos e privados, que a transformem de um factor restritivo de mercado, para um factor de novas oportunidades de exploração de negócio, onde Portugal desempenhe num palco onde detém vantagens face aos seus concorrentes directos. Com base nas características da actividade turísticas nas épocas média e baixa e das particulares de Portugal, bem como das experiências de alguns países, ainda que conscientes da permanência de períodos de menor intensidade, propõe-se como modelo estratégico mais adequado à abordagem das épocas em causa, o baseado na combinação da segmentação de mercado por motivações/actividades e por factores sócioeconómicos, em conjugação com a intervenção ao nível do compósito de produto no proporcionar de benefícios diferentes ao longo do ano. Considera-se ainda que Portugal tem vantagens competitivas específicas para aplicação deste modelo, das quais se destaca o clima e a praia.Instituto Superior de Economia e GestãoAndrez, JaimeRepositório da Universidade de LisboaMadeira, Nuno Manuel Canal2022-06-22T10:34:13Z2001-052001-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24627porMadeira, Nuno Manuel Canal (2001). “A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24627Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:37.938432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
title |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
spellingShingle |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado Madeira, Nuno Manuel Canal estratégia procura turística teoria da sazonalidade actividade turística modelo da segmentação política de produto |
title_short |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
title_full |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
title_fullStr |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
title_full_unstemmed |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
title_sort |
A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado |
author |
Madeira, Nuno Manuel Canal |
author_facet |
Madeira, Nuno Manuel Canal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrez, Jaime Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Nuno Manuel Canal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estratégia procura turística teoria da sazonalidade actividade turística modelo da segmentação política de produto |
topic |
estratégia procura turística teoria da sazonalidade actividade turística modelo da segmentação política de produto |
description |
Mestrado em: Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-05 2001-05-01T00:00:00Z 2022-06-22T10:34:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24627 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Madeira, Nuno Manuel Canal (2001). “A sazonalidade da actividade turística como oportunidade de mercado”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131180535119872 |