A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1084 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. |
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A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em LisboaImagem dos destinos turísticosDestinos turísticosMarketing turísticoProcura turísticaOferta turísticaProdutos turísticosDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.Com o fenómeno da globalização instalado, e com devidas consequências inerentes e transportadas para as sociedades à escala mundial, os destinos turísticos, caso queiram integrar e subsistir na atividade turística, necessitam de criar e desenvolver estratégias que lhes permitam ser competitivos no cenário internacional. A imagem é um dos campos de atuação da área do marketing com grande impacto e relevância para a sustentabilidade e rentabilidade de qualquer área e sector de exploração. A imagem associada a um destino com fins turísticos deve ser trabalhada estrategicamente, para que possa contribuir para a sobrevivência do destino na atividade e no mercado turístico a nível mundial. A imagem do destino turístico tem vindo a ganhar terreno como temática de extrema importância para as investigações em Turismo, uma vez que tem um papel preponderante na eleição, sobrevivência, desenvolvimento e sustentabilidade dos destinos com fins turísticos. O desenvolvimento e sustentabilidade de qualquer destino turístico depende em muito da capacidade que este tem de rentabilizar e projetar o seu património, criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e dar-se a conhecer de forma a motivar o turista a visitá-lo. Um destino turístico deve reunir esforços de marketing para (re)formar, desenvolver, reforçar a sua imagem, devido às consequências que a mesma acarreta. Com uma imagem favorável o destino consegue posicionar-se, de forma benéfica, no mercado turístico, conseguindo atenuar e acompanhar a competitividade instalada no mesmo. Tendo consciência da importância da imagem dos destinos turísticos e seus impactos, para uma melhor compreensão do tema, e dado o fato de serem matérias fulcrais para a realização do presente trabalho de investigação, foi realizada uma revisão de artigos e documentos formais, abordando temas como destinos turísticos, imagem dos destinos turísticos, marketing turístico, e respetivos conteúdos associados. Para a realização da investigação foi eleita a região do Alentejo, instalada no seio de Portugal Continental, para aferir qual a imagem que os residentes em Lisboa têm do destino com fins turísticos, com base em produtos turísticos estabelecidos pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo. Para o efeito, a metodologia adotada teve por base a aplicação de um questionário. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de forma a dar resposta aos objetivos da investigação. Verificou-se que, a grande maioria dos inquiridos já visitou o Alentejo, conseguindo avaliar os produtos e atributos turísticos apresentados para aferir a sua imagem relativamente ao Alentejo como destino turístico. Apesar da grande maioria ter visitado o Alentejo, também se registaram, embora com um número residual /não significativo, inquiridos que certificaram ainda não ter visitado o Alentejo. Mas, mesmo não tendo visitado o Alentejo, conseguiram avaliar os atributos e produtos turísticos, segundo a imagem e os conhecimentos que detêm. A realização do estudo contribui para o desenvolvimento turístico da região Alentejo, para (re)avaliar a imagem, os objetivos pretendidos em conjunto com os alcanças. Dessa forma, colabora na ponderação de decisões estratégicas para o destino.Almeida, Paulo Jorge SantosIC-OnlineCaldeira, Maria Joana Farraia da Graça2014-11-12T10:19:46Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1084TID:201110571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:50.521714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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