A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Maria Joana Farraia da Graça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1084
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
id RCAP_a302f2350db659f0f8030befb462655e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em LisboaImagem dos destinos turísticosDestinos turísticosMarketing turísticoProcura turísticaOferta turísticaProdutos turísticosDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.Com o fenómeno da globalização instalado, e com devidas consequências inerentes e transportadas para as sociedades à escala mundial, os destinos turísticos, caso queiram integrar e subsistir na atividade turística, necessitam de criar e desenvolver estratégias que lhes permitam ser competitivos no cenário internacional. A imagem é um dos campos de atuação da área do marketing com grande impacto e relevância para a sustentabilidade e rentabilidade de qualquer área e sector de exploração. A imagem associada a um destino com fins turísticos deve ser trabalhada estrategicamente, para que possa contribuir para a sobrevivência do destino na atividade e no mercado turístico a nível mundial. A imagem do destino turístico tem vindo a ganhar terreno como temática de extrema importância para as investigações em Turismo, uma vez que tem um papel preponderante na eleição, sobrevivência, desenvolvimento e sustentabilidade dos destinos com fins turísticos. O desenvolvimento e sustentabilidade de qualquer destino turístico depende em muito da capacidade que este tem de rentabilizar e projetar o seu património, criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e dar-se a conhecer de forma a motivar o turista a visitá-lo. Um destino turístico deve reunir esforços de marketing para (re)formar, desenvolver, reforçar a sua imagem, devido às consequências que a mesma acarreta. Com uma imagem favorável o destino consegue posicionar-se, de forma benéfica, no mercado turístico, conseguindo atenuar e acompanhar a competitividade instalada no mesmo. Tendo consciência da importância da imagem dos destinos turísticos e seus impactos, para uma melhor compreensão do tema, e dado o fato de serem matérias fulcrais para a realização do presente trabalho de investigação, foi realizada uma revisão de artigos e documentos formais, abordando temas como destinos turísticos, imagem dos destinos turísticos, marketing turístico, e respetivos conteúdos associados. Para a realização da investigação foi eleita a região do Alentejo, instalada no seio de Portugal Continental, para aferir qual a imagem que os residentes em Lisboa têm do destino com fins turísticos, com base em produtos turísticos estabelecidos pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo. Para o efeito, a metodologia adotada teve por base a aplicação de um questionário. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de forma a dar resposta aos objetivos da investigação. Verificou-se que, a grande maioria dos inquiridos já visitou o Alentejo, conseguindo avaliar os produtos e atributos turísticos apresentados para aferir a sua imagem relativamente ao Alentejo como destino turístico. Apesar da grande maioria ter visitado o Alentejo, também se registaram, embora com um número residual /não significativo, inquiridos que certificaram ainda não ter visitado o Alentejo. Mas, mesmo não tendo visitado o Alentejo, conseguiram avaliar os atributos e produtos turísticos, segundo a imagem e os conhecimentos que detêm. A realização do estudo contribui para o desenvolvimento turístico da região Alentejo, para (re)avaliar a imagem, os objetivos pretendidos em conjunto com os alcanças. Dessa forma, colabora na ponderação de decisões estratégicas para o destino.Almeida, Paulo Jorge SantosIC-OnlineCaldeira, Maria Joana Farraia da Graça2014-11-12T10:19:46Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1084TID:201110571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:50.521714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
title A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
spellingShingle A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
Caldeira, Maria Joana Farraia da Graça
Imagem dos destinos turísticos
Destinos turísticos
Marketing turístico
Procura turística
Oferta turística
Produtos turísticos
title_short A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
title_full A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
title_fullStr A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
title_full_unstemmed A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
title_sort A imagem do destino turístico Alentejo: perspetiva dos residentes em Lisboa
author Caldeira, Maria Joana Farraia da Graça
author_facet Caldeira, Maria Joana Farraia da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Paulo Jorge Santos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Maria Joana Farraia da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem dos destinos turísticos
Destinos turísticos
Marketing turístico
Procura turística
Oferta turística
Produtos turísticos
topic Imagem dos destinos turísticos
Destinos turísticos
Marketing turístico
Procura turística
Oferta turística
Produtos turísticos
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-11-12T10:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1084
TID:201110571
url http://hdl.handle.net/10400.8/1084
identifier_str_mv TID:201110571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136954525155328