A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8201 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos. |
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A investigação sobre manuais escolares e materiais curricularesEDUCAÇÃOMANUAIS ESCOLARESTECNOLOGIADIDÁTICAEDUCATIONTEXTBOOKSTECHNOLOGYDIDACTICSEste trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos.This paper presents a classification of the different perspectives and research lines analyzed and developed in recent years regarding textbooks. The perspectives considered were: (i) The role and influence in the classroom practices of textbooks and curriculum materials; (ii) Underlying ideological speech in educational materials; (iii) Analysis of the formal aspects in textbooks and other instructional materials; (iv) The impact of policies and educational reform processes on the characteristics of materials; (v) The function and the study of materials in different areas of the curriculum and specific didactics; (vi) Analysis of textbook and other curricular materials speech and teacher professionalism; (vii) Processes marketing of textbooks and free programs; (viii) Guidelines for evaluation and analysis of texts; (ix) Research on the development of alternative materials. The paper concludes by mentioning some research that seems interesting to develop in relation to textbooks in the coming years.Cet article présente une classification des différentes perspectives et axes de recherche analysés et développés au cours des dernières années concernant les manuels scolaires. Les perspectives considérés ont été les suivantes: (i) Le rôle et l’influence des manuels et de matériels pédagogiques dans les pratiques de classe; (ii) Discours idéologique soustendu dans le matériel pédagogique; (iii) L’analyse des aspects formels dans les manuels scolaires et autres matériels didactiques; (iv) L’impact des politiques et des processus de réforme de l’éducation sur les caractéristiques des matériaux; (v) La fonction et l’étude des matériaux dans différents domaines du programme scolaire et didactique spécifiques; (vi) Manuel d’analyse et d’autres matières scolaires telles que la parole et le professionnalisme des enseignants; (vii) Processus de commercialisation des manuels scolaires et les programmes libres; (viii) Lignes directrices pour l’évaluation et l’analyse des textes; (ix) La recherche sur le développement de matériaux alternatifs. Le document conclut en mentionnant quelques recherches qui semblent intéressantes à développer par rapport aux manuels scolaires dans les années à venir.Este artículo presenta una clasificación de las distintas perspectivas y líneas de investigación que se analizaron y desarrollaron en los últimos años en relación con los libros de texto. Las líneas de investigación consideradas fueron las siguientes: (i) El papel y la influencia en las prácticas de aula de los libros de texto y materiales curriculares; (ii) Discurso ideológico subyacente en los materiales educativos; (iii) Análisis de los aspectos formales en los libros de texto y otros materiales curriculares; (iv) La repercusión de las políticas y los procesos de Reforma Educativa sobre las características de los materiales; (v) La función y el estudio de los materiales en las diferentes áreas del curriculum y en las didácticas específicas; (vi) Análisis del libro de texto y otros materiales como discurso curricular y de profesionalidad docente; (vii) Procesos de comercialización de los libros de texto y programas de gratuidad; (viii) Guías de evaluación y análisis de textos; e (ix) Investigaciones sobre la elaboración de materiales alternativos. El artículo concluye mencionando algunas líneas de investigación que parece interesante desarrollar en relación con los libros de texto en los próximos años.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T14:57:40Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8201por1646-401XRodríguez Rodríguez, JesúsÁlvarez Seoane, Denébolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:02.868415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos. |
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