Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
DOI: | 10.1590/s1517-9702201707154684 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados mais relevantes obtidos a partir de um estudo realizado no Departamento de Didática e Planeamento Escolar da Universidade de Santiago de Compostela com a finalidade de determinar se os manuais escolares do primeiro ciclo do ensino básico utilizados nas escolas portuguesas apresentam propostas e recursos adequados para os alunos com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do estudo consistiu numa análise de conteúdo. Para esse efeito, foi elaborado como instrumento de avaliação uma guia para identificar as estratégias e os recursos contidos dentro de livros e materiais didáticos. A guia inclui um total de oito dimensões ou blocos de análise que correspondem aos principais pontos de investigação do estudo. Foram avaliados 21 manuais escolares, dos quais dezoito incluíam um livro de fichas com atividades de consolidação das aprendizagens. Antes de apresentar a forma como a guia de avaliação foi elaborada e os resultados da investigação, vamos descrever brevemente os principais aspectos que devem constar nos manuais e livros de atividades de forma a ter em atenção os alunos com dificuldades de aprendizagem. Os nossos resultados mostram que os materiais analisados são limitados em termos de estratégias e recursos para auxiliar a aquisição do conhecimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. As atividades e propostas que as integram são insuficientes para auxiliar os professores a lidar com esse grupo de alunos e não oferecem alternativas para adaptar propostas de trabalho. O estudo também fornece algumas recomendações sobre as medidas a serem tomadas pelas instituições e profissionais envolvidos no processo de concepção e utilização de manuais escolares. |
id |
USP-11_fd50db10a10b385d213230d55422f586 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/136783 |
network_acronym_str |
USP-11 |
network_name_str |
Educação e Pesquisa |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em PortugalLearning difficulties in textbooks and didactic materials in PortugalCurricular materialsTextbooksLearning difficultiesEvaluation modelsMateriais curricularesManuais escolaresDificuldades de aprendizagemModelos de avaliação Este artigo apresenta os resultados mais relevantes obtidos a partir de um estudo realizado no Departamento de Didática e Planeamento Escolar da Universidade de Santiago de Compostela com a finalidade de determinar se os manuais escolares do primeiro ciclo do ensino básico utilizados nas escolas portuguesas apresentam propostas e recursos adequados para os alunos com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do estudo consistiu numa análise de conteúdo. Para esse efeito, foi elaborado como instrumento de avaliação uma guia para identificar as estratégias e os recursos contidos dentro de livros e materiais didáticos. A guia inclui um total de oito dimensões ou blocos de análise que correspondem aos principais pontos de investigação do estudo. Foram avaliados 21 manuais escolares, dos quais dezoito incluíam um livro de fichas com atividades de consolidação das aprendizagens. Antes de apresentar a forma como a guia de avaliação foi elaborada e os resultados da investigação, vamos descrever brevemente os principais aspectos que devem constar nos manuais e livros de atividades de forma a ter em atenção os alunos com dificuldades de aprendizagem. Os nossos resultados mostram que os materiais analisados são limitados em termos de estratégias e recursos para auxiliar a aquisição do conhecimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. As atividades e propostas que as integram são insuficientes para auxiliar os professores a lidar com esse grupo de alunos e não oferecem alternativas para adaptar propostas de trabalho. O estudo também fornece algumas recomendações sobre as medidas a serem tomadas pelas instituições e profissionais envolvidos no processo de concepção e utilização de manuais escolares. This article presents the most relevant findings from a study carried out at the Department of Didactics and School Planning of the University of Santiago de Compostela for the purpose of determining whether primary school textbooks widely used in Portuguese schools provide adequate proposals and resources for students with learning difficulties. The study methodology consisted of a content analysis. For this purpose, we elaborated a guide-tool for identifying the strategies and resources contained within textbooks and didactic materials. The guide includes a total of 10 dimensions or analysis blocks that correspond to the study’s main points of inquiry. A total of 21 textbooks were assessed, of which 18 included a handbook for using “note cards”. Before presenting how the evaluation guide-tool was elaborated and the research findings, we will briefly describe the main aspects that should characterize attention to learning difficulties in textbooks and curricular materials as we see it. Our findings show that the materials analysed are limited in terms of strategies and resources for fostering attention to students with learning difficulties. The activities and proposals presented in these materials do little to help teachers address this group of students and do not provide alternatives for adapting work proposals. The study also provides some recommendations regarding the measures to be taken by institutions and professionals involved in the process of designing and using school textbooks.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/13678310.1590/s1517-9702201707154684Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 765-784Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 765-784Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 765-7841678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783/132527https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783/132528Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodríguez, Jesús RodríguezPaiva, Margarida Delgado2017-08-14T18:04:14Zoai:revistas.usp.br:article/136783Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2017-08-14T18:04:14Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal Learning difficulties in textbooks and didactic materials in Portugal |
title |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal Rodríguez, Jesús Rodríguez Curricular materials Textbooks Learning difficulties Evaluation models Materiais curriculares Manuais escolares Dificuldades de aprendizagem Modelos de avaliação Rodríguez, Jesús Rodríguez Curricular materials Textbooks Learning difficulties Evaluation models Materiais curriculares Manuais escolares Dificuldades de aprendizagem Modelos de avaliação |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem nos manuais e materiais didáticos em Portugal |
author |
Rodríguez, Jesús Rodríguez |
author_facet |
Rodríguez, Jesús Rodríguez Rodríguez, Jesús Rodríguez Paiva, Margarida Delgado Paiva, Margarida Delgado |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Margarida Delgado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodríguez, Jesús Rodríguez Paiva, Margarida Delgado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curricular materials Textbooks Learning difficulties Evaluation models Materiais curriculares Manuais escolares Dificuldades de aprendizagem Modelos de avaliação |
topic |
Curricular materials Textbooks Learning difficulties Evaluation models Materiais curriculares Manuais escolares Dificuldades de aprendizagem Modelos de avaliação |
description |
Este artigo apresenta os resultados mais relevantes obtidos a partir de um estudo realizado no Departamento de Didática e Planeamento Escolar da Universidade de Santiago de Compostela com a finalidade de determinar se os manuais escolares do primeiro ciclo do ensino básico utilizados nas escolas portuguesas apresentam propostas e recursos adequados para os alunos com dificuldades de aprendizagem. A metodologia do estudo consistiu numa análise de conteúdo. Para esse efeito, foi elaborado como instrumento de avaliação uma guia para identificar as estratégias e os recursos contidos dentro de livros e materiais didáticos. A guia inclui um total de oito dimensões ou blocos de análise que correspondem aos principais pontos de investigação do estudo. Foram avaliados 21 manuais escolares, dos quais dezoito incluíam um livro de fichas com atividades de consolidação das aprendizagens. Antes de apresentar a forma como a guia de avaliação foi elaborada e os resultados da investigação, vamos descrever brevemente os principais aspectos que devem constar nos manuais e livros de atividades de forma a ter em atenção os alunos com dificuldades de aprendizagem. Os nossos resultados mostram que os materiais analisados são limitados em termos de estratégias e recursos para auxiliar a aquisição do conhecimento de alunos com dificuldades de aprendizagem. As atividades e propostas que as integram são insuficientes para auxiliar os professores a lidar com esse grupo de alunos e não oferecem alternativas para adaptar propostas de trabalho. O estudo também fornece algumas recomendações sobre as medidas a serem tomadas pelas instituições e profissionais envolvidos no processo de concepção e utilização de manuais escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783 10.1590/s1517-9702201707154684 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783 |
identifier_str_mv |
10.1590/s1517-9702201707154684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783/132527 https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136783/132528 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa; v. 43 n. 3 (2017); 765-784 Educação e Pesquisa; Vol. 43 Núm. 3 (2017); 765-784 Educação e Pesquisa; Vol. 43 No. 3 (2017); 765-784 1678-4634 1517-9702 reponame:Educação e Pesquisa instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Educação e Pesquisa |
collection |
Educação e Pesquisa |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedu@usp.br |
_version_ |
1822180739262709760 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/s1517-9702201707154684 |