Fatores chave de sucesso das equipas virtuais de tecnologias de informação e comunicação (TIC) em regime de outsourcing, do ponto de vista dos membros da equipa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Fernando Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6011
Resumo: Este estudo pretende identificar quais os fatores que contribuem para o sucesso das equipas virtuais de tecnologias de informação e comunicação em ambiente de outsourcing. Sabendo, à priori, que as equipas participantes no estudo eram consideradas equipas de sucesso - de acordo com as métricas utilizadas internamente para medir os níveis de serviço – partiu-se de uma abordagem inovadora. Ao invés de se proceder à investigação segundo o modelo tradicional, optou-se por dar aos membros das equipas participantes parte ativa na investigação. Através de um questionário online feito a todos os membros das equipas participantes, e recorrendo a uma escala de Likert, foram analisadas trinta e nove variáveis cobrindo todo o espetro de uma equipa virtual: seleção, constituição da equipa, ambiente de trabalho e liderança. Os dados recolhidos foram analisados através de metodologias Estatísticas, tendo sido utilizado a Análise de Componentes Principais para Dados Categóricos (CATPCA) para validar as dimensões das hipóteses levantadas. Esperava-se que, do ponto de vista dos membros das equipas participantes, os temas cultura, comunicação, objetivos, oportunidades de carreira e gestão de conflitos tivessem uma maior relevância do que aqueles que efetivamente foram observados. No entanto, a tónica é colocada nas principais variáveis que afetam o seu dia-a-dia: ferramentas e processos estandardizados, definição clara de funções e responsabilidades e processo de escalonamento. Verificou-se que, em todas as hipóteses, a variável «Team members should know what is expected of them individually and collectively» obteve valores muito elevados, o que pode levar a concluir que os membros das equipas consideram a definição clara das tarefas a realizar por cada membro, em interação com os outros, o elemento central para a sua própria motivação e empenho no trabalho em equipa. O conhecimento, quer do papel que cada um desempenha, quer dos resultados esperados é o fator essencial que lhes permite ultrapassar dificuldades interpessoais, alcançar o sucesso individual e, em última análise, que promove o envolvimento pessoal e a satisfação profissional que geram o sucesso das equipas.
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Ao invés de se proceder à investigação segundo o modelo tradicional, optou-se por dar aos membros das equipas participantes parte ativa na investigação. Através de um questionário online feito a todos os membros das equipas participantes, e recorrendo a uma escala de Likert, foram analisadas trinta e nove variáveis cobrindo todo o espetro de uma equipa virtual: seleção, constituição da equipa, ambiente de trabalho e liderança. Os dados recolhidos foram analisados através de metodologias Estatísticas, tendo sido utilizado a Análise de Componentes Principais para Dados Categóricos (CATPCA) para validar as dimensões das hipóteses levantadas. Esperava-se que, do ponto de vista dos membros das equipas participantes, os temas cultura, comunicação, objetivos, oportunidades de carreira e gestão de conflitos tivessem uma maior relevância do que aqueles que efetivamente foram observados. No entanto, a tónica é colocada nas principais variáveis que afetam o seu dia-a-dia: ferramentas e processos estandardizados, definição clara de funções e responsabilidades e processo de escalonamento. Verificou-se que, em todas as hipóteses, a variável «Team members should know what is expected of them individually and collectively» obteve valores muito elevados, o que pode levar a concluir que os membros das equipas consideram a definição clara das tarefas a realizar por cada membro, em interação com os outros, o elemento central para a sua própria motivação e empenho no trabalho em equipa. O conhecimento, quer do papel que cada um desempenha, quer dos resultados esperados é o fator essencial que lhes permite ultrapassar dificuldades interpessoais, alcançar o sucesso individual e, em última análise, que promove o envolvimento pessoal e a satisfação profissional que geram o sucesso das equipas.This study aims to identify the factors that contribute to the success of virtual teams in the information and communication technologies, working in outsourcing environment. Knowing in advance that the teams participating in the study were considered successful teams - according to the metrics used internally to measure the service levels - the option was to consider a different approach. Instead of proceeding to the study under the traditional model, it was decided that the members of the participating teams should play an active role in the research. Through an online questionnaire given to all members of the participating teams, and using a Likert scale, thirty-nine variables covering the entire spectrum of a virtual team were subject to analysis: selection, composition of the team, work environment and leadership. The data collected were analyzed using statistical methodologies, and the Analysis for Categorical Data (CATPCA) was used to validate the hypotheses’ dimensions. In terms of results it was expected that, from the members of the participating teams stand point, the themes culture, communication, goals, career opportunities and conflict management would have greater relevance than those that were observed. However, according to the respondents’ point of view, the emphasis was put on the main variables that affect their daily work: tools and standardized processes, clear roles and responsibilities and escalation process. It was found that, in all cases, the variable «Team members should know what is expected of them individually and collectively» got very high values, which may lead to the conclusion that the team members consider that the clear definition of their own tasks, in interaction with the other members, is the core for their self-motivation and commitment in team work. The members’ knowledge not only of each other’s role but also of the expected results is the essential factor that allows them to overcome interpersonal difficulties, to achieve individual success and, ultimately, fosters the personal involvement and the professional satisfaction that lead to the team success.2015-02-13T11:59:17Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6011TID:201275244porSantos, José Fernando Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:47Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:18.946596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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