Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13050 |
Resumo: | O pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior. |
id |
RCAP_5bbaaccb5780365af6c91ec8c15d4e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC)EDUCAÇÃOESCALAS PSICOLÓGICASESTUDANTES UNIVERSITARIOSEDUCATIONPSYCHOLOGICAL SCALESCOLLEGE STUDENTSO pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior.Critical thinking (CP) is one of the indispensable skills for the 21st century university students, with a view to the full exercise of their citizenship, their integration in the labor market and active participation in a constantly changing society. A good critical thinker has to have both PC skills and dispositions. Having PC dispositions in the long run, thus creating the habit of well-thinking and the constant attitude in wanting to do so, is more useful than just possessing the skills to think critically. Lesson plan implies the selection of strategies that overcome obstacles to learning, in particular the lack of students’ dispositions to think critically. The lack of a test of PC dispositions built from scratch and validated for the Portuguese population makes it impossible to make a more contextualized and systematic evaluation of these dispositions. This study aim is the construction and validation for the Portuguese population of the Critical Thinking Dispositions Scale - CTDS. The final instrument presents 35 items and consists of a model of dispositions with heptafactorial structure based on the Delphi study: truth-seeking, open-mindedness, analyticity, systematicity, CT self-confidence, inquisitiveness, and maturity of judgment. The results obtained for 701 university students indicate that EDPC has good psychometric qualities (construct validity and discriminant, and reliability).La pensée critique (PC) est une des compétences indispensables des étudiants universitaires du XXIe siècle en vue du plein exercice de leur citoyenneté, de leur intégration sur le monde du travail et de leur participation active à une société en perpétuelle mutation. Un bon penseur critique doit avoir simultanément habilités et dispositions. Avoir les dispositions de PC à long terme, créant ainsi l’habitude de bien penser et cette attitude constante de vouloir le faire, est plus utile que simplement posséder les habilités nécessaires pour penser de manière crtitique. La planification de la pratique de l’apprenant implique la sélection de stratégies qui permettent de surmonter les obstacles à l’apprentissage, en particulier le manque de dispositions des étudiants à penser de manière critique. L’absence de un test de dispositions sur PC construit à partir de zéro et validé pour la population portugaise rend impossible une évaluation plus contextualisée et systématique de ces dispositions. Cette étude a pour objectif construire et valider pour la population portugaise l’échelle de pensée critique (EDPC). L’instrument final présente 35 items et consiste en un modèle de dispositions à structure heptafatorial basé sur l’étude Delphi: recherche de la vérité, ouverture d’esprit, esprit d’analyse, systématique, auto raisonnement, curiosité intellectuelle et maturité cognitive. Les résultats obtenus pour 701 étudiants universitaires indiquent que l’EDPC présente bonnes qualités psychométriques (validité de construction et discrimination, fiabilité).El pensamiento crítico (PC) es una de las competencias indispensables para los estudiantes universitarios del siglo XXI, teniendo en cuenta el ejercicio pleno de su ciudadanía, su integración en el mundo del trabajo y participación activa en una sociedad en constant cambio. Un buen pensador crítico tiene que tener al mismo tiempo habilidades y disposiciones de PC. Poseer disposiciones de PC, a largo plazo, creando así el hábito de bien pensar y esa actitud constante en querer hacerlo, es más útil que sólo tener las habilidades para pensar de forma crítica. La planificación de la práctica lectiva implica la selección de estrategias que permitan superar obstáculos al aprendizaje, en particular la falta de disposiciones de los alumnos para pensar críticamente. La falta de una prueba de PC disposiciones construida desde cero y validada para la población portuguesa se opone a la evaluación más contextualizada y sistemática dichas disposiciones. El objetivo de este estudio es la construcción y validación de una Escala de Disposiciones hacia el Pensamiento Crítico - EDPC para alumnos portuguéses. El instrumento final presenta 35 ítems y consiste en un modelo de disposiciones con estructura heptafatorial basado en el estudio Delphi: búsqueda de la verdad, mente abierta, mente analítica, sistematicidad, autoconfianza en el razonamiento, curiosidad intelectual y madurez cognitiva. Los resultados obtenidos para 701 alumnos universitarios indican que la EDPC posee buenas cualidades psicométricas (validez de constructo y discriminante, y fiabilidad).Edições Universitárias Lusófonas2022-07-13T14:23:00Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13050por1645-7250Lopes, JoséSilva, HelenaMorais, Evainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:46.298029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
title |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
spellingShingle |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) Lopes, José EDUCAÇÃO ESCALAS PSICOLÓGICAS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS EDUCATION PSYCHOLOGICAL SCALES COLLEGE STUDENTS |
title_short |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
title_full |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
title_fullStr |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
title_sort |
Construção e validação de uma escala de disposições de pensamento crítico para estudantes universitários (EDPC) |
author |
Lopes, José |
author_facet |
Lopes, José Silva, Helena Morais, Eva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Helena Morais, Eva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, José Silva, Helena Morais, Eva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO ESCALAS PSICOLÓGICAS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS EDUCATION PSYCHOLOGICAL SCALES COLLEGE STUDENTS |
topic |
EDUCAÇÃO ESCALAS PSICOLÓGICAS ESTUDANTES UNIVERSITARIOS EDUCATION PSYCHOLOGICAL SCALES COLLEGE STUDENTS |
description |
O pensamento crítico (PC) é uma das competências indispensáveis para os estudantes universitários do século XXI, tendo em vista o exercício pleno da sua cidadania, a sua integração no mercado de trabalho e participação ativa numa sociedade em constante mudança. Um bom pensador crítico tem de ter em simultâneo capacidades e disposições de PC. Possuir disposições de PC, a longo prazo, criando assim o hábito de bem pensar e essa atitude constante em querer fazê-lo, é mais útil do que apenas pos suir as capacidades para pensar de forma crítica. A planificação da prática letiva implica a seleção de estratégias que permitam ultrapassar obstáculos à aprendizagem, nomeadamente a falta de disposições dos alunos para pensar criticamente. A inexistência de um teste de disposições de PC construído de raiz e validado para a população portuguesa impossibilita a avaliação mais contextualizada e sistemática dessas disposições. O objetivo deste estudo é a construção e validação para a população portuguesa da Escala de Disposições de Pensamento Crítico-EDPC. O instrumento final apresenta 35 itens e consiste num modelo de disposições com estrutura heptafatorial baseado no estudo Delphi: procura da verdade, mente aberta, mente analítica, sistematicidade, autoconfiança no raciocínio, curiosidade intelectual e maturidade cognitiva. Os resultados obtidos para 701 alunos universitários indicam que a EDPC detém boas qualidades psicométricas (validade de constructo e discriminante, e fiabilidade). Palavras chave: Disposições; Pensamento crítico; Avaliação; Ensino superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13T14:23:00Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13050 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131214794194944 |