Dependência alimentar em estudantes do ensino superior
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29987 |
Resumo: | A dependência alimentar caracteriza-se pela vontade excessiva de comer alimentos hipercalóricos, constituindo os estudantes do ensino superior uma população vulnerável ao seu desenvolvimento. O período de formação académica é tipicamente marcado pela omissão de refeições, ingestão de alimentos com alto teor calórico, além de escolhas alimentares motivadas principalmente, pelo sabor dos alimentos e pelo prazer de comer. Objetivos: Avaliar a dependência alimentar em estudantes de Licenciatura em Dietética e Nutrição do Instituto Politécnico de Bragança e a sua relação com características sociodemográficas e os hábitos alimentares dos estudantes. Metodologia: Estudo quantitativo e transversal , incluindo 80 estudantes de Licenciatura em Dietética e Nutrição, que responderam a um questionário, realizado através da plataforma online Google Forms. O questionário incluía dados sociodemográficos, a Escala Portuguesa de Dependência Alimentar de Yale 2.0 e uma Escala de Hábitos Alimentares. Resultados: 32,5% apresentavam dependência alimentar, dos quais, 15% tinham dependência leve, 8,75% dependência moderada e 8,75% dependência grave. Das variáveis estudadas, observou-se uma correlação inversa entre as escalas (p value = 0,021; Ró = -0,257). Quanto à escala da dependência alimentar e as características sociodemográficas, verificaram-se diferenças ao nível de significância de 5% em relação ao ano académico (p value = 0,019) e estatuto de estudante (p value = 0,023). Quanto à escala de hábitos alimentares e as características sociodemográficas, constataram-se diferenças ao nível de significância de 5% no ano académico (p value = 0,004). Discussão: A maior exposição e consumo de alimentos calóricos e menos saudáveis por jovens estudantes, pode estimular o sistema de recompensa do cérebro e resultar em ingestão excessiva e compulsiva, aumentando a probabilidade do desenvolvimento de problemas de dependência alimentar. Considerando que as caraterísticas da amostra em estudo, e a desejabilidade social podem influenciar os resultados, considera-se necessário a continuidade de estudos nesta área, implementando-se intervenções dirigidas a estudantes do ensino superior, que foquem a dependência alimentar e os hábitos e escolhas alimentares. |
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