Hábitos Alimentares dos Estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2076 |
Resumo: | A saúde é entendida como um recurso para a vida, exigindo a adoção de estilos de vida saudáveis para se atingir o bem-estar pleno. Atualmente, as alterações dos estilos de vida, nomeadamente os hábitos alimentares e de consumo começam a repercutir-se em problemas graves de saúde pública. A alimentação para além de ser uma necessidade fundamental do ser humano é um dos elementos do estilo de vida que mais interfere na saúde das pessoas. O início da idade adulta é crucial para o desenvolvimento de hábitos alimentares que serão decisivos na qualidade de vida dos indivíduos. Neste sentido, os estudantes do ensino superior tornam-se um grupo relevante para implementar programas de educação alimentar. Os objetivos deste estudo são avaliar os hábitos alimentares dos estudantes do ensino superior e identificar quais os fatores que interferem nos mesmos. Foi desenvolvido um estudo não – experimental, descritivo-correlacional, transversal e de natureza quantitativa. Foi selecionada uma amostra não probabilística por acessibilidade, constituída por 168 estudantes do Instituto Politécnico da Guarda, com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, com uma média de idades de 24,40 anos. Para a recolha dos dados, foi utilizado um questionário de caraterização sociodemográfica, caraterização académica e caraterização socioeconómica, o Questionário de Imagem Corporal e a Escala de Hábitos Alimentares. Concluiu-se que os estudantes do ensino superior que apresentam melhores hábitos alimentares são os mais velhos; os do género feminino; os que coabitam com o cônjuge, companheiro(a) ou namorado(a) e os que vivem com os pais ou familiares; os que frequentam os cursos das áreas de Saúde e de Hotelaria e Turismo; os que habitualmente comem em casa; os que praticam mais frequentemente exercício físico/desporto e os que revelam melhor imagem corporal. Os resultados mencionados demonstram a necessidade de implementar estratégias conducentes à prática de estilos de vida saudáveis. Neste sentido, todos os espaços são profícuos para a promoção de estilos de vida saudáveis, sendo a escola um dos locais de excelência, que pode e deve fomentar a promoção de uma alimentação saudável. |
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