So medieval like, so gentle, so perfect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Joana dos Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153402
Resumo: UID/EAT/00693/2013
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spelling So medieval like, so gentle, so perfectas categorias musicais da banda sonora do videojogo The Elder Scrolls IV: OblivionVideojogosOblivionMúsicaErgodicidadeCategoriasTópicosVideogamesMusicErgodicityCategoriesTopicsUID/EAT/00693/2013A música para videojogos em espaços online tem-se tornado um alvo de imensa actividade com diversos propósitos por parte de inúmeros/as utilizadores/as. É possível observar a criação de listas de reprodução organizadas por ambientes ou carácter como “épica”, “instrumental” ou “atmosférica”, cruzando uma série de bandas-sonoras de jogos. Neste artigo, é observada a forma como a música é sistematizada e inserida em categorias definidas de acordo com os diversos ambientes propostos no jogo The Elder Scrolls IV: Oblivion ao explorar diversos recursos musicais que são utilizados em função da nomenclatura aplicada a cada faixa, especialmente o ritmo, o timbre, andamento e instrumentação. Examinando os imaginários presentes no jogo, a sua construção e como é que estes são reforçados através da banda sonora que acompanha a narrativa e experiência do/a jogador/a durante a jogabilidade, a banda sonora pode ser considerada um depósito de significados associados às acções, atmosferas e contextos propostos ao/à utilizador/a. Video game music is responsible for a lot of activity with various purposes by users in multiple online spaces. It is possible to observe the creation of playlists organized by environments, character, etc., such as "epic," "instrumental," or "atmospheric”, intersecting several game soundtracks. In this article, it’s examined how music is systematized and inserted into categories related to the different environments proposed in the game The Elder Scrolls IV: Oblivion when exploring specific musical resources that are used according to the nomenclature applied to each track, especially the rhythm, pitch, tempo and orchestration. Observing the imageries present in the game, their construction and their reinforcement through the soundtrack that accompanies the narrative and the personal experience of the player during the gameplay, the soundtrack can be considered a deposit of meanings associated to the actions, ambients and contexts proposed to the user.Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)RUNFreitas, Joana dos Reis2023-05-31T22:23:25Z2018-03-152018-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article16application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153402engPURE: 61986863https://doi.org/10.34627/rcc.v12iEspecial.14info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:56Zoai:run.unl.pt:10362/153402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:16.414144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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