Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Beatriz Borges de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pacífico, Maria Romano, Paula, Thaís Silva Marinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13956
Resumo: Este artigo analisa discursos sobre a reorganização escolar, na etapa da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município brasileiro de Ribeirão Preto, no início de 2022. A investigação realizada apoiou-se no quadro teórico-metodológico de análise do discurso construído pelo investigador francês Michel Pêcheux, no final da década de 1960, teoria que, no Brasil, foi utilizada, em particular, nos trabalhos de Eni Orlandi. Nesta abordagem discursiva a língua é marcada pela história e pela ideologia, ou seja, embora a língua seja a mesma para todos, não é utilizada da mesma maneira, já que o lugar social que cada locutor ocupa interfere na produção de sentidos. O discurso é efeito de sentidos que são construídos pelos interlocutores de acordo com certas condições de produção, entendidas como as circunstâncias de um discurso, a relação dos interlocutores na luta de classes e o contexto social e histórico. A partir deste quadro teórico e conceptual, analisámos os discursos produzidos pela SME, pelo Ministério Público e por meios de comunicação social, com o objetivo de compreender como a reorganização escolar da Educação Infantil foi construída no discurso de diferentes sujeitos. Os resultados dessa análise indicam que o sujeito-professor foi silenciado pela SME e que o sujeito-criança não é concebido como um sujeito-aluno que deve ter garantido o direito a uma educação pública de qualidade.
id RCAP_5bd19f86ad5a1572d62cabf620192e1e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão PretoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INFANTILBRASILANÁLISE DO DISCURSOEDUCATIONCHILD EDUCATIONDISCOURSE ANALYSISBRAZILEste artigo analisa discursos sobre a reorganização escolar, na etapa da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município brasileiro de Ribeirão Preto, no início de 2022. A investigação realizada apoiou-se no quadro teórico-metodológico de análise do discurso construído pelo investigador francês Michel Pêcheux, no final da década de 1960, teoria que, no Brasil, foi utilizada, em particular, nos trabalhos de Eni Orlandi. Nesta abordagem discursiva a língua é marcada pela história e pela ideologia, ou seja, embora a língua seja a mesma para todos, não é utilizada da mesma maneira, já que o lugar social que cada locutor ocupa interfere na produção de sentidos. O discurso é efeito de sentidos que são construídos pelos interlocutores de acordo com certas condições de produção, entendidas como as circunstâncias de um discurso, a relação dos interlocutores na luta de classes e o contexto social e histórico. A partir deste quadro teórico e conceptual, analisámos os discursos produzidos pela SME, pelo Ministério Público e por meios de comunicação social, com o objetivo de compreender como a reorganização escolar da Educação Infantil foi construída no discurso de diferentes sujeitos. Os resultados dessa análise indicam que o sujeito-professor foi silenciado pela SME e que o sujeito-criança não é concebido como um sujeito-aluno que deve ter garantido o direito a uma educação pública de qualidade.This paper analyzes discourses about school reorganization, in the stage of Early Childhood Education, carried out by the Municipal Department of Education (SME) of the Brazilian city of Ribeirão Preto, in early 2022. The research carried out was based on the theoretical and methodological framework of discourse analysis built by the French researcher Michel Pêcheux, in the late 1960s, a theory that, in Brazil, was used, in particular, in the work of Eni Orlandi. In this discursive approach, language is marked by history and ideology, in the sense that, although language is the same for everyone, its use varies according to the social position occupied by each speaker, which interferes in the production of meaning. The discourse is thus the effect of meaning built by the interlocutors according to certain conditions of production, understood as the circumstances of a discourse, the relationship of the interlocutors in the class struggle and the social and historical context. From this theoretical and conceptual framework, we analysed the discourses produced by the SME, the Public Ministry and the media, with the aim of understanding how the school reorganisation of Early Childhood Education was built in the discourse by different individuals. The results of this analysis indicate that the subject-teacher was silenced by the SME and that the subject-child is not conceived as a subject-student who should have the right to a public education of quality. Keywords: discourse analysis; early childhood education; meaning; subject.Edições Universitárias Lusófonas2023-06-16T08:37:22Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13956por1645-7250Carvalho, Beatriz Borges dePacífico, Maria RomanoPaula, Thaís Silva Marinheiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:37:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:18.898505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
title Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
spellingShingle Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
Carvalho, Beatriz Borges de
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
BRASIL
ANÁLISE DO DISCURSO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
BRAZIL
title_short Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
title_full Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
title_fullStr Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
title_full_unstemmed Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
title_sort Discurso e silêncio na (re)organização da Educação Infantil Municipal em Ribeirão Preto
author Carvalho, Beatriz Borges de
author_facet Carvalho, Beatriz Borges de
Pacífico, Maria Romano
Paula, Thaís Silva Marinheiro de
author_role author
author2 Pacífico, Maria Romano
Paula, Thaís Silva Marinheiro de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Beatriz Borges de
Pacífico, Maria Romano
Paula, Thaís Silva Marinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
BRASIL
ANÁLISE DO DISCURSO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL
BRASIL
ANÁLISE DO DISCURSO
EDUCATION
CHILD EDUCATION
DISCOURSE ANALYSIS
BRAZIL
description Este artigo analisa discursos sobre a reorganização escolar, na etapa da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) do município brasileiro de Ribeirão Preto, no início de 2022. A investigação realizada apoiou-se no quadro teórico-metodológico de análise do discurso construído pelo investigador francês Michel Pêcheux, no final da década de 1960, teoria que, no Brasil, foi utilizada, em particular, nos trabalhos de Eni Orlandi. Nesta abordagem discursiva a língua é marcada pela história e pela ideologia, ou seja, embora a língua seja a mesma para todos, não é utilizada da mesma maneira, já que o lugar social que cada locutor ocupa interfere na produção de sentidos. O discurso é efeito de sentidos que são construídos pelos interlocutores de acordo com certas condições de produção, entendidas como as circunstâncias de um discurso, a relação dos interlocutores na luta de classes e o contexto social e histórico. A partir deste quadro teórico e conceptual, analisámos os discursos produzidos pela SME, pelo Ministério Público e por meios de comunicação social, com o objetivo de compreender como a reorganização escolar da Educação Infantil foi construída no discurso de diferentes sujeitos. Os resultados dessa análise indicam que o sujeito-professor foi silenciado pela SME e que o sujeito-criança não é concebido como um sujeito-aluno que deve ter garantido o direito a uma educação pública de qualidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16T08:37:22Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13956
url http://hdl.handle.net/10437/13956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131681048756224