Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorges, Jean Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28682
Resumo: Nesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs.
id RCAP_5bd7ede06f4aeb5e38966791b0a9ad73
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e pianoMahlerRetóricaCogniçãoInterpretaçãoMahlerRhetoricCognitionInterpretationNesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs.Universidade de Évora2021-01-18T10:04:12Z2021-01-182020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28682http://hdl.handle.net/10174/28682TID:202573796porDepartamento de Músicajeancontratenor@gmail.com203Gorges, Jean Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:39.584034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
title Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
spellingShingle Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
Gorges, Jean Carlos
Mahler
Retórica
Cognição
Interpretação
Mahler
Rhetoric
Cognition
Interpretation
title_short Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
title_full Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
title_fullStr Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
title_full_unstemmed Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
title_sort Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
author Gorges, Jean Carlos
author_facet Gorges, Jean Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorges, Jean Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Mahler
Retórica
Cognição
Interpretação
Mahler
Rhetoric
Cognition
Interpretation
topic Mahler
Retórica
Cognição
Interpretação
Mahler
Rhetoric
Cognition
Interpretation
description Nesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24T00:00:00Z
2021-01-18T10:04:12Z
2021-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28682
http://hdl.handle.net/10174/28682
TID:202573796
url http://hdl.handle.net/10174/28682
identifier_str_mv TID:202573796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
jeancontratenor@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136668298510336