Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28682 |
Resumo: | Nesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs. |
id |
RCAP_5bd7ede06f4aeb5e38966791b0a9ad73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e pianoMahlerRetóricaCogniçãoInterpretaçãoMahlerRhetoricCognitionInterpretationNesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs.Universidade de Évora2021-01-18T10:04:12Z2021-01-182020-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28682http://hdl.handle.net/10174/28682TID:202573796porDepartamento de Músicajeancontratenor@gmail.com203Gorges, Jean Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:39.584034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
title |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
spellingShingle |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano Gorges, Jean Carlos Mahler Retórica Cognição Interpretação Mahler Rhetoric Cognition Interpretation |
title_short |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
title_full |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
title_fullStr |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
title_full_unstemmed |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
title_sort |
Análise retórico emocional no ciclo de canções Kindertotenlieder de Gustav Mahler, redução para canto e piano |
author |
Gorges, Jean Carlos |
author_facet |
Gorges, Jean Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gorges, Jean Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mahler Retórica Cognição Interpretação Mahler Rhetoric Cognition Interpretation |
topic |
Mahler Retórica Cognição Interpretação Mahler Rhetoric Cognition Interpretation |
description |
Nesta dissertação o objetivo principal é somar duas ferramentas de caráter contrastante afim de proporcionar uma acuracidade de análise musical que vai além do olhar das bases harmônicas, mas, também do olhar melódico e literário do texto em questão. A aplicação da retórica e dos estudos cognitivos são ferramentas que podem ampliar a perspectiva da preparação da performance, visto aqui, como referencial para a obra específica de Mahler, mas, não obstante de poder ser aplicado em outros repertórios. O ciclo de canções Kindertotenlieder possui segmentos que avaliados através da análise retórico-emocional liga-se diretamente com os afetos do compositor e que necessitam estar de acordo com o intérprete durante sua performance para que o público seja convidado através da música e da interpretação a reviver a história que se passa por trás das canções; ABSTRACT: Rhetorical-emotional analysis on Gustav Mahler’s Kindertotenlieder, reduction to piano and voice. In this dissertation the main objective is to add two tools of contrasting character in order to provide an accuracy of musical analysis that goes beyond the look of the harmonic bases but also the melodic and literary look of the text in question. The application of rhetoric and cognitive studies are tools that can broaden the perspective of performance preparation, seen here, as a reference for the specific work of Mahler, but, notwithstanding the fact that it can be applied in other repertories. The Kindertotenlieder song cycle has segments that are evaluated through rhetoricalemotional analysis and that need to be in agreement with the interpreter during his performance so that the audience is invited through music and interpretation to relive the story behind the songs. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24T00:00:00Z 2021-01-18T10:04:12Z 2021-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28682 http://hdl.handle.net/10174/28682 TID:202573796 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28682 |
identifier_str_mv |
TID:202573796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música jeancontratenor@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136668298510336 |