Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Bernardete de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26114
Resumo: A avaliação de desempenho docente é um dos processos utilizados para melhorar a qualidade dos docentes de uma instituição educativa e da própria instituição. Por isso, todo o Ensino Superior em Timor tem procurado uma forma de contribuir para a melhoria do sistema de educação do país, apesar dos obstáculos que enfrenta. O presente estudo teve como objetivo a caracterização do sistema de avaliação de desempenho docente numa instituição do ensino superior em Timor Leste, a partir das perspetivas dos próprios professores, para ajudar a melhorar o desempenho dos professores e dos alunos dessa instituição. A metodologia utilizada neste estudo assentou na metodologia de abordagem qualitativa, assente no paradigma interpretativo, e contou com a colaboração de quatro professores de carreira permanentes de uma instituição do ensino superior. A recolha de dados, que constitui o corpus deste trabalho, foi levada a cabo mediante entrevistas semiestruturadas, feita a esses professores, enquanto informantes ou inquiridos. Os resultados deste estudo mostram que os participantes consideram que a avaliação de desempenho docente pode originar mudanças nas suas atividades profissionais, apesar de manifestarem desconhecimento dos critérios utilizados pelo órgão responsável pela avaliação de desempenho docente da Instituição. Mostrou, também, da necessidade de integração no sistema de avaliação de desempenho docente da componente de investigação. Apontou para uma maior e melhor eficiência na capacidade científica e temporal do organismo responsável pela avaliação de desempenho docente; Contributions to Teacher Performance Assessment: A Study from Teachers of a Department of a Higher East Timor Institution ABSTRACT: Assessment of teacher performance is one of the processes used to improve the quality of teachers in an educational institution and the institution itself. Therefore, all Higher Education in Timor has been looking for a way to contribute to the improvement of the country's education system, despite the obstacles it faces. This study aimed to characterize the teacher performance assessment system in a higher education institution in East Timor, from the perspective of the teachers themselves, to help improve the performance of the teachers and students of that institution.. The methodology used in this study was based on the qualitative approach methodology, based on the interpretative paradigm, and had the collaboration of four permanent career teachers of a higher education institution. The data collection, which constitutes the corpus of this work, was carried out through semi-structured interviews, made to these teachers, as informants or respondents. The results of this study show that the participants consider that assessment teacher performance may lead to changes in their professional activities, despite expressing ignorance of the criteria used by the institution responsible for assessment teacher performance of Institution. It also showed the need for integration in the assessment teaching performance system the research component. He pointed to greater and better efficiency in the scientific and temporal capacity of the body responsible for assessment teacher performance.
id RCAP_5be1955e26755299c64ca430078b98c6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor LesteAvaliação EducacionalAvaliação Desempenho DocenteEnsino SuperiorEducational EvaluationAssessment of Teacher PerformanceHigher EducationA avaliação de desempenho docente é um dos processos utilizados para melhorar a qualidade dos docentes de uma instituição educativa e da própria instituição. Por isso, todo o Ensino Superior em Timor tem procurado uma forma de contribuir para a melhoria do sistema de educação do país, apesar dos obstáculos que enfrenta. O presente estudo teve como objetivo a caracterização do sistema de avaliação de desempenho docente numa instituição do ensino superior em Timor Leste, a partir das perspetivas dos próprios professores, para ajudar a melhorar o desempenho dos professores e dos alunos dessa instituição. A metodologia utilizada neste estudo assentou na metodologia de abordagem qualitativa, assente no paradigma interpretativo, e contou com a colaboração de quatro professores de carreira permanentes de uma instituição do ensino superior. A recolha de dados, que constitui o corpus deste trabalho, foi levada a cabo mediante entrevistas semiestruturadas, feita a esses professores, enquanto informantes ou inquiridos. Os resultados deste estudo mostram que os participantes consideram que a avaliação de desempenho docente pode originar mudanças nas suas atividades profissionais, apesar de manifestarem desconhecimento dos critérios utilizados pelo órgão responsável pela avaliação de desempenho docente da Instituição. Mostrou, também, da necessidade de integração no sistema de avaliação de desempenho docente da componente de investigação. Apontou para uma maior e melhor eficiência na capacidade científica e temporal do organismo responsável pela avaliação de desempenho docente; Contributions to Teacher Performance Assessment: A Study from Teachers of a Department of a Higher East Timor Institution ABSTRACT: Assessment of teacher performance is one of the processes used to improve the quality of teachers in an educational institution and the institution itself. Therefore, all Higher Education in Timor has been looking for a way to contribute to the improvement of the country's education system, despite the obstacles it faces. This study aimed to characterize the teacher performance assessment system in a higher education institution in East Timor, from the perspective of the teachers themselves, to help improve the performance of the teachers and students of that institution.. The methodology used in this study was based on the qualitative approach methodology, based on the interpretative paradigm, and had the collaboration of four permanent career teachers of a higher education institution. The data collection, which constitutes the corpus of this work, was carried out through semi-structured interviews, made to these teachers, as informants or respondents. The results of this study show that the participants consider that assessment teacher performance may lead to changes in their professional activities, despite expressing ignorance of the criteria used by the institution responsible for assessment teacher performance of Institution. It also showed the need for integration in the assessment teaching performance system the research component. He pointed to greater and better efficiency in the scientific and temporal capacity of the body responsible for assessment teacher performance.Universidade de Évora2019-12-06T18:06:51Z2019-12-062019-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/26114http://hdl.handle.net/10174/26114TID:202322076porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobernardetedejesus55@gmail.com229Jesus, Bernardete deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:20:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:28.717893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
title Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
spellingShingle Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
Jesus, Bernardete de
Avaliação Educacional
Avaliação Desempenho Docente
Ensino Superior
Educational Evaluation
Assessment of Teacher Performance
Higher Education
title_short Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
title_full Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
title_fullStr Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
title_full_unstemmed Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
title_sort Contributo para a avaliação docente: um estudo a partir de professores de um departamento de uma instituição superior de Timor Leste
author Jesus, Bernardete de
author_facet Jesus, Bernardete de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Bernardete de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação Educacional
Avaliação Desempenho Docente
Ensino Superior
Educational Evaluation
Assessment of Teacher Performance
Higher Education
topic Avaliação Educacional
Avaliação Desempenho Docente
Ensino Superior
Educational Evaluation
Assessment of Teacher Performance
Higher Education
description A avaliação de desempenho docente é um dos processos utilizados para melhorar a qualidade dos docentes de uma instituição educativa e da própria instituição. Por isso, todo o Ensino Superior em Timor tem procurado uma forma de contribuir para a melhoria do sistema de educação do país, apesar dos obstáculos que enfrenta. O presente estudo teve como objetivo a caracterização do sistema de avaliação de desempenho docente numa instituição do ensino superior em Timor Leste, a partir das perspetivas dos próprios professores, para ajudar a melhorar o desempenho dos professores e dos alunos dessa instituição. A metodologia utilizada neste estudo assentou na metodologia de abordagem qualitativa, assente no paradigma interpretativo, e contou com a colaboração de quatro professores de carreira permanentes de uma instituição do ensino superior. A recolha de dados, que constitui o corpus deste trabalho, foi levada a cabo mediante entrevistas semiestruturadas, feita a esses professores, enquanto informantes ou inquiridos. Os resultados deste estudo mostram que os participantes consideram que a avaliação de desempenho docente pode originar mudanças nas suas atividades profissionais, apesar de manifestarem desconhecimento dos critérios utilizados pelo órgão responsável pela avaliação de desempenho docente da Instituição. Mostrou, também, da necessidade de integração no sistema de avaliação de desempenho docente da componente de investigação. Apontou para uma maior e melhor eficiência na capacidade científica e temporal do organismo responsável pela avaliação de desempenho docente; Contributions to Teacher Performance Assessment: A Study from Teachers of a Department of a Higher East Timor Institution ABSTRACT: Assessment of teacher performance is one of the processes used to improve the quality of teachers in an educational institution and the institution itself. Therefore, all Higher Education in Timor has been looking for a way to contribute to the improvement of the country's education system, despite the obstacles it faces. This study aimed to characterize the teacher performance assessment system in a higher education institution in East Timor, from the perspective of the teachers themselves, to help improve the performance of the teachers and students of that institution.. The methodology used in this study was based on the qualitative approach methodology, based on the interpretative paradigm, and had the collaboration of four permanent career teachers of a higher education institution. The data collection, which constitutes the corpus of this work, was carried out through semi-structured interviews, made to these teachers, as informants or respondents. The results of this study show that the participants consider that assessment teacher performance may lead to changes in their professional activities, despite expressing ignorance of the criteria used by the institution responsible for assessment teacher performance of Institution. It also showed the need for integration in the assessment teaching performance system the research component. He pointed to greater and better efficiency in the scientific and temporal capacity of the body responsible for assessment teacher performance.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06T18:06:51Z
2019-12-06
2019-11-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26114
http://hdl.handle.net/10174/26114
TID:202322076
url http://hdl.handle.net/10174/26114
identifier_str_mv TID:202322076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
bernardetedejesus55@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136646982008832