Sistema de avaliação de desempenho de docentes: perceções e contributos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abelho, Magda da Conceição Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48697
Resumo: O presente estudo foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas, sendo o tema: “Sistema de Avaliação de Desempenho de Docentes: perceções e contributos”. Tendo consciência da insatisfação dos docentes face a um Sistema de Avaliação de Desempenho desatualizado e gerador de conflitos, este estudo pretende conhecer e caracterizar a perceção e os contributos dos docentes integrados no Agrupamento de Escolas D. João I e Agrupamento de Escolas José Afonso, pertencentes ao Concelho da Moita, sobre o Sistema de Avaliação de Desempenho de Docentes. Atendendo aos objetivos delineados, optou-se por uma abordagem quantitativa e qualitativa. Trata-se de um estudo de caso, em que o inquérito por questionário foi o instrumento utilizado para a recolha de dados e foi aplicado, posteriormente ao pedido de autorização à Direção dos Agrupamentos, aos docentes que no ano letivo 22/23 exerciam funções nesses estabelecimentos. O questionário é composto por questões fechadas, com recurso à escala tipo Likert, e por 4 questões abertas. Os dados recolhidos foram analisados descritivamente e, no caso das respostas abertas, procedeu-se à análise de conteúdo e categorização das mesmas. De um modo geral, os resultados obtidos corroboram o que a literatura nos diz sobre a temática, nomeadamente, que os docentes desconhecem a legislação em vigor, que desempenham a função de avaliador sem agrado e que sentem que não é valorizada pelos pares. Conclui-se, ainda, que os docentes percecionam que o relatório de autoavaliação não é um instrumento fulcral no resultado da sua avaliação. No que concerne aos contributos, a diminuição do número de escalões da carreira docente e a integração de todos os coordenadores de departamento na Secção de Avaliação de Desempenho de Docentes são alguns dos mais relevantes. É fulcral e emergente que se proceda a alterações legislativas, de forma a assegurar um Sistema de Avaliação mais justo, claro, transparente e com o qual os docentes se revejam.
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