De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9097
Resumo: A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.
id RCAP_5be474fb41cf5c1d1b407d99e22247fb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9097
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE ADULTOSCURSOS DE FORMAÇÃOMOTIVAÇÃOABANDONO ESCOLAREDUCATIONADULT EDUCATIONTRAINING COURSESMOTIVATIONDROPPING OUTA presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.The present research aims to analyze the effectiveness of the teaching and learning methodologies for motivation, school and professional success of students on Basic Education of Adults Education and Training (AET). Therefore, the school (un)success, motivation and decision-making concepts were theoretically supported in different perspectives. Within the theoretical framework an historical perspective on the development of Adult Education in Portugal was carried out in order to facilitate the understanding of early school leaving and adult school returning. The sample of the present research included a total of one hundred and ten adults of three basic education levels (B1, B2, B3) who have attended an Educational Territory for Priority Intervention school (TEIP), during the school year of 2012/2013 in the area of Gondomar city. For the present study it was chosen a mixed typology methodology throughout a qualitative and quantitative analysis, with a strong stress on the quantitative one. Thus the trainees/ student have answered a questionnaire survey and an interview with the coordinator of Adults Education courses was held. According to the results we have concluded that the participation in the Educational process, the portfolio planning and the open dialogue between the teacher/facilitator and the students have leaded to school success. Briefly, it was verified that the teaching and learning methodologies on Adults Education and Training have greatly improved the students/trainees school success.2018-11-10T10:45:11Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9097TID:201248786porPina, Maria Manuela Bigote Tavares Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:17.658952Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
title De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
spellingShingle De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CURSOS DE FORMAÇÃO
MOTIVAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCATION
ADULT EDUCATION
TRAINING COURSES
MOTIVATION
DROPPING OUT
title_short De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
title_full De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
title_fullStr De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
title_full_unstemmed De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
title_sort De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA
author Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves
author_facet Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CURSOS DE FORMAÇÃO
MOTIVAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCATION
ADULT EDUCATION
TRAINING COURSES
MOTIVATION
DROPPING OUT
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CURSOS DE FORMAÇÃO
MOTIVAÇÃO
ABANDONO ESCOLAR
EDUCATION
ADULT EDUCATION
TRAINING COURSES
MOTIVATION
DROPPING OUT
description A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-11-10T10:45:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9097
TID:201248786
url http://hdl.handle.net/10437/9097
identifier_str_mv TID:201248786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131270371868672