Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13606
Resumo: A presente investigação tem como objetivo analisar e compreender os motivos que levaram um grupo de adultos a frequentar um processo de formação, depois de terem abandonado precocemente a escola formal, quando seria de esperar a sua frequência. Sendo Portugal um país em que se tem verificado um elevado abandono escolar precoce, apesar das melhorias nas últimas décadas, torna-se necessário conhecer as razões desse abandono e, ao mesmo tempo, procurar compreender as motivações dos adultos para o regresso a um percurso educativo. Numa altura em que as experiências e as aprendizagens informais e não formais assumem um lugar de destaque no currículo individual, assim como a aprendizagem ao longo da vida, torna-se pertinente a reflexão acerca da necessidade crescente demonstrada pela população adulta em atualizar os seus conhecimentos e ver formalmente reconhecidas as competências adquiridas ao longo da sua vida. Assim, foi realizada uma análise documental de entrevistas efetuadas aos adultos, antes da frequência da sua formação, num Centro de Novas Oportunidades. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da investigação recente neste domínio.
id RCAP_0866856548e7013d8cc51e3c52097c8e
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultosMESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃOPSICOLOGIAABANDONO ESCOLARMOTIVAÇÃOAPRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDAPSYCHOLOGYDROPPING OUTMOTIVATIONLIFELONG LEARNINGA presente investigação tem como objetivo analisar e compreender os motivos que levaram um grupo de adultos a frequentar um processo de formação, depois de terem abandonado precocemente a escola formal, quando seria de esperar a sua frequência. Sendo Portugal um país em que se tem verificado um elevado abandono escolar precoce, apesar das melhorias nas últimas décadas, torna-se necessário conhecer as razões desse abandono e, ao mesmo tempo, procurar compreender as motivações dos adultos para o regresso a um percurso educativo. Numa altura em que as experiências e as aprendizagens informais e não formais assumem um lugar de destaque no currículo individual, assim como a aprendizagem ao longo da vida, torna-se pertinente a reflexão acerca da necessidade crescente demonstrada pela população adulta em atualizar os seus conhecimentos e ver formalmente reconhecidas as competências adquiridas ao longo da sua vida. Assim, foi realizada uma análise documental de entrevistas efetuadas aos adultos, antes da frequência da sua formação, num Centro de Novas Oportunidades. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da investigação recente neste domínio.This research aims to analyze and to understand the reasons why a group of adults decided to frequent a process of adults’ education, after they abandoned the formal school when they should frequent it. Portugal is a country where one could verify a high level of earlier school abandon and, despite the improvement in this matter, it is necessary to know the reasons of that abandon, and at the same time to understand the motivations for the return to school. In a time when the experiences and the non-formal and informal learning take a prominent place in the individual curriculum, as well as the concept of life-long learning it becomes important the reflection about the overcoming necessity of the adult population in updating their knowledge and having formally recognized the skills acquired throughout their lives. For this research it was conducted document analysis of the interviews with adults who attend their school. The results were discussed accordingly with the recent investigation in this matter.2023-02-17T10:22:36Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13606TID:202272176porNeves, Maria do Rosário Diniz Albernazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:09.710912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
title Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
spellingShingle Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ABANDONO ESCOLAR
MOTIVAÇÃO
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
PSYCHOLOGY
DROPPING OUT
MOTIVATION
LIFELONG LEARNING
title_short Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
title_full Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
title_fullStr Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
title_full_unstemmed Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
title_sort Fatores do abandono escolar precoce e motivações para o regresso em educação de adultos
author Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
author_facet Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Maria do Rosário Diniz Albernaz
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ABANDONO ESCOLAR
MOTIVAÇÃO
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
PSYCHOLOGY
DROPPING OUT
MOTIVATION
LIFELONG LEARNING
topic MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA
ABANDONO ESCOLAR
MOTIVAÇÃO
APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA
PSYCHOLOGY
DROPPING OUT
MOTIVATION
LIFELONG LEARNING
description A presente investigação tem como objetivo analisar e compreender os motivos que levaram um grupo de adultos a frequentar um processo de formação, depois de terem abandonado precocemente a escola formal, quando seria de esperar a sua frequência. Sendo Portugal um país em que se tem verificado um elevado abandono escolar precoce, apesar das melhorias nas últimas décadas, torna-se necessário conhecer as razões desse abandono e, ao mesmo tempo, procurar compreender as motivações dos adultos para o regresso a um percurso educativo. Numa altura em que as experiências e as aprendizagens informais e não formais assumem um lugar de destaque no currículo individual, assim como a aprendizagem ao longo da vida, torna-se pertinente a reflexão acerca da necessidade crescente demonstrada pela população adulta em atualizar os seus conhecimentos e ver formalmente reconhecidas as competências adquiridas ao longo da sua vida. Assim, foi realizada uma análise documental de entrevistas efetuadas aos adultos, antes da frequência da sua formação, num Centro de Novas Oportunidades. Os resultados obtidos foram discutidos à luz da investigação recente neste domínio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2023-02-17T10:22:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13606
TID:202272176
url http://hdl.handle.net/10437/13606
identifier_str_mv TID:202272176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131238494109696