Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8662 |
Resumo: | A Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos. |
id |
RCAP_5bfa81cdf23ba7a6a1b156c32324e181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagemMúltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA)NormalizaçãoObjectos de aprendizagemSCORMA Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos.Ediciones Universidad de SalamancaUniversidade do MinhoMarques, Célio GonçaloCarvalho, Ana Amélia Amorim20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8662porVELÁZQUEZ ITURBIDE, J. Ángel. ; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José ; GIL GONZÁLEZ, Ana-Belén, ed. lit. – “SIIE’08 : actas del Simposio Internacional de Informática Educativa, 10, Salamanca, España, 2008”. Salamanca: Ediciones Universidad, 2008. ISBN 978-84-7800-312-9.978-84-7800-312-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:51.418052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
title |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
spellingShingle |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem Marques, Célio Gonçalo Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA) Normalização Objectos de aprendizagem SCORM |
title_short |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
title_full |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
title_fullStr |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
title_sort |
Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem |
author |
Marques, Célio Gonçalo |
author_facet |
Marques, Célio Gonçalo Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Célio Gonçalo Carvalho, Ana Amélia Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA) Normalização Objectos de aprendizagem SCORM |
topic |
Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA) Normalização Objectos de aprendizagem SCORM |
description |
A Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8662 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
VELÁZQUEZ ITURBIDE, J. Ángel. ; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José ; GIL GONZÁLEZ, Ana-Belén, ed. lit. – “SIIE’08 : actas del Simposio Internacional de Informática Educativa, 10, Salamanca, España, 2008”. Salamanca: Ediciones Universidad, 2008. ISBN 978-84-7800-312-9. 978-84-7800-312-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Universidad de Salamanca |
publisher.none.fl_str_mv |
Ediciones Universidad de Salamanca |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133108818149376 |