Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Célio Gonçalo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Carvalho, Ana Amélia Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8662
Resumo: A Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos.
id RCAP_5bfa81cdf23ba7a6a1b156c32324e181
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagemMúltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA)NormalizaçãoObjectos de aprendizagemSCORMA Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos.Ediciones Universidad de SalamancaUniversidade do MinhoMarques, Célio GonçaloCarvalho, Ana Amélia Amorim20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8662porVELÁZQUEZ ITURBIDE, J. Ángel. ; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José ; GIL GONZÁLEZ, Ana-Belén, ed. lit. – “SIIE’08 : actas del Simposio Internacional de Informática Educativa, 10, Salamanca, España, 2008”. Salamanca: Ediciones Universidad, 2008. ISBN 978-84-7800-312-9.978-84-7800-312-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:51.418052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
title Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
spellingShingle Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
Marques, Célio Gonçalo
Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA)
Normalização
Objectos de aprendizagem
SCORM
title_short Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
title_full Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
title_fullStr Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
title_full_unstemmed Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
title_sort Criação de objectos de aprendizagem de acordo com o modelo múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem
author Marques, Célio Gonçalo
author_facet Marques, Célio Gonçalo
Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_role author
author2 Carvalho, Ana Amélia Amorim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Célio Gonçalo
Carvalho, Ana Amélia Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA)
Normalização
Objectos de aprendizagem
SCORM
topic Múltiplas perspectivas para estruturar objectos de aprendizagem (MPOA)
Normalização
Objectos de aprendizagem
SCORM
description A Internet está a contribuir para uma grande mudança no modo como os materiais educacionais são concebidos, desenvolvidos e distribuídos. Estamos a referir-nos aos objectos de aprendizagem, a serem usados em unidades curriculares leccionadas em regime de b-Learning e presencial com recurso aos LMSs. Nesta comunicação começamos por descrever o conceito de objecto de aprendizagem, referimos algumas das principais iniciativas de normalização e enumeramos várias ferramentas de autoria. Como resposta a algumas das preocupações actuais neste campo, apresentamos o modelo Múltiplas Perspectivas para Estruturar Objectos de Aprendizagem (MPOA) e com base nele descrevemos a criação de objectos de aprendizagem para utilizar em unidades curriculares de diversas licenciaturas da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Tomar. Por fim, enunciamos um conjunto de problemas, dificuldades e limitações associado às ferramentas utilizadas na criação dos referidos objectos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8662
url http://hdl.handle.net/1822/8662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VELÁZQUEZ ITURBIDE, J. Ángel. ; GARCÍA PEÑALVO, Francisco José ; GIL GONZÁLEZ, Ana-Belén, ed. lit. – “SIIE’08 : actas del Simposio Internacional de Informática Educativa, 10, Salamanca, España, 2008”. Salamanca: Ediciones Universidad, 2008. ISBN 978-84-7800-312-9.
978-84-7800-312-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ediciones Universidad de Salamanca
publisher.none.fl_str_mv Ediciones Universidad de Salamanca
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133108818149376