A relação entre a percepção de competência física, índice de massa corporal e competência efectiva em jovens praticantes de basquetebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sandro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Fernandes, Helder Miguel, Vasconcelos-Raposo, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.6063/motricidade.663
Resumo: Este estudo tem como objectivos: (i) explorar as relações entre o índice de massa corporal (IMC) e a percepção de competência física (PCF e/ou a Competência Efectiva em Basquetebol CEB; (ii) perceber a relação entre a PCF e a CEB, e (ii) determinar quais são as fontes de informação que os jovens utilizam para determinar a percepção de competência física. Para tal, foi aplicado a 156 jovens estudantes com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos (M= 14.36; SD= 1.76), a subescala de percepção de competência física (SPCF), a escala de informação de competência física (PCIS) e um protocolo para a competência efectiva em Basquetebol. Os principais resultados revelaram: (i) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para o IMC, apresentando os rapazes valores médios mais elevados; (ii) média superior dos rapazes superior às raparigas, para a PCF e CEB; (iii) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para os seguintes factores do PCIS: negativismo pré-competitivo e atracção pelo Desporto; e, (iv) diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes faixas etárias para o factor avaliação dos pais.
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spelling A relação entre a percepção de competência física, índice de massa corporal e competência efectiva em jovens praticantes de basquetebolA relação entre a percepção de competência física, índice de massa corporal e competência efectiva em jovens praticantes de basquetebolOriginal ArticleEste estudo tem como objectivos: (i) explorar as relações entre o índice de massa corporal (IMC) e a percepção de competência física (PCF e/ou a Competência Efectiva em Basquetebol CEB; (ii) perceber a relação entre a PCF e a CEB, e (ii) determinar quais são as fontes de informação que os jovens utilizam para determinar a percepção de competência física. Para tal, foi aplicado a 156 jovens estudantes com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos (M= 14.36; SD= 1.76), a subescala de percepção de competência física (SPCF), a escala de informação de competência física (PCIS) e um protocolo para a competência efectiva em Basquetebol. Os principais resultados revelaram: (i) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para o IMC, apresentando os rapazes valores médios mais elevados; (ii) média superior dos rapazes superior às raparigas, para a PCF e CEB; (iii) diferenças estatisticamente significativas entre sexos para os seguintes factores do PCIS: negativismo pré-competitivo e atracção pelo Desporto; e, (iv) diferenças estatisticamente significativas entre as diferentes faixas etárias para o factor avaliação dos pais.The purposes of this study were: (i) explore the relationship between Body Mass Index (BMI) and Perceived Physical Competence (PPC), and/or Effective Basketball Competence (ECB); (ii) understand the relationship between PPC and ECB; and, (iii) establish the sources of information that the young use to define the PPC. A sample of 156 physical education students, with ages ranging from 12 to 18 years (M= 14.36; SD= 1.76), completed the perception of physical competence subscale (PPCS) and the physical competence source’s subscale (PCSS). They also realized a protocol to measure effective competence in Basketball. The main results revealed: (i) significant differences between boys and girls, while comparing BMI, with higher mean scores for boys; (ii) higher mean scores of PPC and BEC for boys; (iii) significant differences for the following constructs of the PCSS: pre-competition anxiety and sport attraction; and, (iv) significant differences between different groups of ages, for parent’s evaluation factor.Edições Sílabas Didáticas2007-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.663por2182-29721646-107XFerreira, SandroFernandes, Helder MiguelVasconcelos-Raposo, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:54:24Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:47.244151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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