A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4982 |
Resumo: | O desenvolvimento da ciência organizacional tem sido marcado pelo desdobramento de modas e modelos nas mais diversas áreas. O presente artigo reflecte sobre o seu papel, particularmente, por via dos estudos de caso. Sendo as escolas de negócios e de gestão um dos actores importantes na difusão destes modismos, o método dos casos, enquanto estratégia pedagógica, é entendido aqui como um importante veículo de coordenação entre a investigação científica organizacional e a sua realidade. Contribui para a aproximação entre os vários intervenientes neste processo (professores, alunos, gestores, líderes e empresários). Advoga-se a sua importância por estabelecer uma ponte entre a academia e a o mundo organizacional, entre o conhecimento teórico dos académicos e o conhecimento tácito dos agentes empresariais. |
id |
RCAP_5c09f748e250e952c07fde34071da967 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4982 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académicoMétodo dos casosModas e modelos de gestãoPedagogia e conhecimentoCase methodManagement models and fashionsPedagogy and knowledgeO desenvolvimento da ciência organizacional tem sido marcado pelo desdobramento de modas e modelos nas mais diversas áreas. O presente artigo reflecte sobre o seu papel, particularmente, por via dos estudos de caso. Sendo as escolas de negócios e de gestão um dos actores importantes na difusão destes modismos, o método dos casos, enquanto estratégia pedagógica, é entendido aqui como um importante veículo de coordenação entre a investigação científica organizacional e a sua realidade. Contribui para a aproximação entre os vários intervenientes neste processo (professores, alunos, gestores, líderes e empresários). Advoga-se a sua importância por estabelecer uma ponte entre a academia e a o mundo organizacional, entre o conhecimento teórico dos académicos e o conhecimento tácito dos agentes empresariais.The development of organizational science has been marked by the growth of models and fashions in different areas. The aim of this article is about it’s role, namely, by the hand of case studies. Business and management schools are one of important agents in models and fashions diffusion process. The case method, while pedagogic strategy, is an important vehicle of coordination between organizational scientific investigation and its reality. It contributes to different actors get close of each other (teachers, students, managers, leaders, business men). We address the relevance to build a bridge between the academic world and the organizational one, between the academic theoretical knowledge and tacit knowledge of organizational managers.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPiteira, Margarida2016-10-15T15:13:41Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4982porComportamento Organizacional e Gestão, 11, 177-1890872-9662info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:40:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:48.846397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
title |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
spellingShingle |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico Piteira, Margarida Método dos casos Modas e modelos de gestão Pedagogia e conhecimento Case method Management models and fashions Pedagogy and knowledge |
title_short |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
title_full |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
title_fullStr |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
title_full_unstemmed |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
title_sort |
A simulação do real organizacional: O método dos casos como ponte entre o conhecimento tácito e o académico |
author |
Piteira, Margarida |
author_facet |
Piteira, Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piteira, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método dos casos Modas e modelos de gestão Pedagogia e conhecimento Case method Management models and fashions Pedagogy and knowledge |
topic |
Método dos casos Modas e modelos de gestão Pedagogia e conhecimento Case method Management models and fashions Pedagogy and knowledge |
description |
O desenvolvimento da ciência organizacional tem sido marcado pelo desdobramento de modas e modelos nas mais diversas áreas. O presente artigo reflecte sobre o seu papel, particularmente, por via dos estudos de caso. Sendo as escolas de negócios e de gestão um dos actores importantes na difusão destes modismos, o método dos casos, enquanto estratégia pedagógica, é entendido aqui como um importante veículo de coordenação entre a investigação científica organizacional e a sua realidade. Contribui para a aproximação entre os vários intervenientes neste processo (professores, alunos, gestores, líderes e empresários). Advoga-se a sua importância por estabelecer uma ponte entre a academia e a o mundo organizacional, entre o conhecimento teórico dos académicos e o conhecimento tácito dos agentes empresariais. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005-01-01T00:00:00Z 2016-10-15T15:13:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/4982 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/4982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Comportamento Organizacional e Gestão, 11, 177-189 0872-9662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130089259008000 |