Superprotecção e práticas de regulação emocional parental em pais de crianças ansiosas : consistência entre a informação obtida por entrevista e por observação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Ana Sofia Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/23518
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
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spelling Superprotecção e práticas de regulação emocional parental em pais de crianças ansiosas : consistência entre a informação obtida por entrevista e por observaçãoAnsiedadeCriançasComportamento parentalRelações pais-filhosPráticas parentaisTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Enquadramento: A parentalidade é um importante contributo para o desenvolvimento da ansiedade infantil. Ao longo das duas últimas décadas, a maioria dos estudos que examinaram a relação entre a parentalidade e a ansiedade infantil focaram-se em três dimensões: aceitação, modelagem de comportamentos ansiosos, e controlo. A dimensão da parentalidade controlo e a sua relação com o desenvolvimento e manutenção da ansiedade infantil tem sido sistematicamente estudada. A maioria dos estudos que visa avaliar os estilos e práticas parentais utilizam sobretudo metodologias de auto-relato como o principal método de recolha de dados. A avaliação através de várias metodologias de recolha de dados pode providenciar mais informação acerca do comportamento parental e da sua relação com a ansiedade das crianças. Metodologia: Participaram no presente estudo 42 progenitores (pais n=19 e mães n=23) de 30 crianças. A identificação das crianças com problemas de ansiedade foi realizada através de um procedimento de screening multi-etapas. Num primeiro momento, aplicou-se o Questionário de Avaliação de Perturbações Emocionais Relacionadas com a Ansiedade em Crianças (SCAREDR- C) e posteriormente foram selecionadas as crianças que apresentavam níveis elevados de sintomatologia de ansiedade. Estas crianças e os seus pais participaram numa entrevista de diagnóstico (ADIS-C/P-IV). Posteriormente, fez-se a aplicação individual de uma entrevista semiestruturada “ansioso por saber” a alguns dos pais, aleatoriamente selecionados, de crianças que apresentaram um diagnóstico principal de perturbação de ansiedade com o objetivo de explorar as estratégias parentais face à ansiedade dos filhos. Posteriormente, as díades progenitor/criança foram observadas em duas tarefas de interação. Resultados: Os resultados provenientes das tarefas de interacção em relação às estratégias preferencialmente utilizadas pelos pais de crianças ansiosas vão de acordo ao quadro teórico em vigor na área, contudo, os resultados da entrevista revelam um conjunto de estratégias parentais que não estão tradicionalmente ligadas à ansiedade. Deste modo, as estratégias mais frequentemente identificadas na entrevista foram as estratégias de “Resolução de Problemas”, “Incentivo ao Confronto” e “Tranquilização”, enquanto as estratégias mais frequentemente utilizadas durante as tarefas de interacção foram as estratégias de “Intrusividade”, “Reforço da Ansiedade” e Resolução de Problemas”. Encontraram-se, assim, diferenças relativamente à ocorrência das estratégias parentais em função do tipo de metodologia utilizada. Não foi encontrado um acordo significativo entre as estratégias referidas na entrevista e as estratégias utilizadas nas tarefas de interacção. Conclusões: Considera-se que a presente investigação, de carácter exploratório, representa um contributo adicional para a literatura empírica, uma vez que contribuiu para o conhecimento das estratégias que os pais adotam face à manifestação de ansiedade dos filhos tendo como foco da investigação os processos de coping, avaliados por diferentes metodologias, permitindo assim aprofundar o conhecimento sobre a influência dos pais nas perturbações de ansiedade infantil.Framing: parenting is an important contribution to the development of child anxiety. Over the last two decades, the majority of studies examining the relationship between parenting and child anxiety focused on three dimensions: acceptance, anxious behavior modeling and control. The dimension of parenting “control” and its relationship with the development and maintenance of children's anxiety has been systematically studied (Inserir estudo). The majority of studies aimed at assessing the parental styles and practices have typically used self-report methodologies as the primary method of data collection. The assessment through various methodologies of data collection can provide more information about parental behaviour and their relationship with the anxiety of children. Methodology: 42 progenitors (n = 19 parents and n = 23 mothers) of 30 children participated in this study. Identification of children with anxiety issues was held through a multi-step screening procedure. At first, the evaluation questionnaire of Emotional Anxiety-related Disorders in children (SCARED-R-C) was applied. Subsequently children who had high levels of anxiety symptoms were selected for further procedures. These children and their parents participated in a diagnostic interview (ADDIS-C/P-IV). Afterwards, parents of children who have a primary diagnosis of anxiety disorder, were randomly selected for an individual semi-structured interview called "eager to hear" with the goal of exploring their parental strategies towards the anxiety of children. Later, the parent/child dyads were observed in two tasks of interaction. Results: the results from the interaction tasks in relation to the preferential strategies used by parents of anxious children are in line with the current perceptions stemming from the theoretical framework of the area. However, the results of the interview reveal a set of parenting strategies that are not traditionally linked to anxiety. Thus, the strategies most often identified in the interview were the strategies of "problem solving", "encouraging the Confrontation" and "Reassurance", while the most frequently used strategies during the tasks of interaction were the strategies of "Intrusividade", "strengthening of Anxiety" and troubleshooting ". Differences regarding the occurrence of parental strategies were found, depending on the type of methodology used. In fact a significant agreement between the strategies referred to in the interview and the strategies used in the interaction tasks was not found. Conclusions: the present research, of exploratory nature, brings further contribution to the empirical literature, since it contributes to the knowledge of the strategies that parents adopt when confronted with children’s expressions of anxiety . This study thus deepens the knowledge of parents ' influence on children's anxiety disorders, by focusing on on the evaluation of coping processes utilized under different methodologies.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaLourenço, Ana Sofia Martins2016-04-22T15:56:31Z20152015-10-192015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23518Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:50.991805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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