Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Custódia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zacarias, Marielba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12690
Resumo: A Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms.
id RCAP_5c282dbd44d2b347d061313c3f1e43c2
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12690
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química OrgânicaA Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms.Instituto Politécnico de SetúbalSapientiaFonseca, CustódiaZacarias, Marielba2019-07-26T14:34:14Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12690por978-989-99598-9-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:59.709902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
title Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
spellingShingle Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
Fonseca, Custódia
title_short Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
title_full Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
title_fullStr Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
title_sort Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
author Fonseca, Custódia
author_facet Fonseca, Custódia
Zacarias, Marielba
author_role author
author2 Zacarias, Marielba
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Custódia
Zacarias, Marielba
description A Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-26T14:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12690
url http://hdl.handle.net/10400.1/12690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-99598-9-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133274707066880