Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/12690 |
Resumo: | A Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms. |
id |
RCAP_5c282dbd44d2b347d061313c3f1e43c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12690 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química OrgânicaA Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms.Instituto Politécnico de SetúbalSapientiaFonseca, CustódiaZacarias, Marielba2019-07-26T14:34:14Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12690por978-989-99598-9-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:40Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:59.709902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
title |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica Fonseca, Custódia |
title_short |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
title_full |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
title_sort |
Desenvolvimento de uma metodologia passo-a-passo na Química Orgânica |
author |
Fonseca, Custódia |
author_facet |
Fonseca, Custódia Zacarias, Marielba |
author_role |
author |
author2 |
Zacarias, Marielba |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Custódia Zacarias, Marielba |
description |
A Química Orgânica é uma unidade curricular presente nos curricula de cursos superiores na área de química, biologia e farmácia, registando-se um elevado nível de insucesso em termos de aproveitamento. Embora várias podem ser as causas, certamente uma delas é a dificuldade que os alunos demonstram na aprendizagem do raciocínio logico da matéria teórica o que dificulta, impedindo mesmo, a resolução de exercícios. Neste trabalho pretende-se desenvolver uma metodologia de ensino que permita ao aluno aprender a “pensar em química orgânica” tendo como consequência a resolução de problemas. Trata-se de um método simple baseado na resolução progressiva e personalizada de quizzes implementados com recurso a ferramenta Google Forms. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-07-26T14:34:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/12690 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/12690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-99598-9-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133274707066880 |