Autoeficácia docente e gestão da indisciplina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/9317 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor José Castro Silva, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação. |
id |
RCAP_5c316cc9d309b161dffea7df420d675a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplinaAutoeficácia docenteGestão de sala de aulaCompromissoResiliênciaEmoçõesTeacher self-efficacyClassroom managementCommitmentResilienceEmotionsDissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor José Castro Silva, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação.A presente investigação teve como principal objetivo analisar as relações entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula, o compromisso docente, a resiliência em contextos educativos e as emoções experienciadas em sala de aula. Para este fim, foram colocadas quatro questões de investigação: 1) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina estão mais comprometidos com a profissão? 2) até que medida os professores que se percecionam como mais eficazes na gestão da indisciplina são mais resilientes na carreira docente? 3) até que medida as crenças dos professores sobre a gestão da indisciplina estão relacionadas com as emoções? 4) até que medida a resiliência atua como mediador entre a autoeficácia na gestão de sala de aula e compromisso? Nesta investigação participaram 877 professores do ensino público, do 2º e 3ºciclo, os quais responderam a um questionário sociodemográfico, a escala de perceção de autoeficácia para professores na gestão de sala de aula, a escala de avaliação do compromisso com a profissão docente, a escala de avaliação da resiliência em contextos educativos e a escala de avaliação das emoções na profissão docente. As análises fatoriais demonstraram boas qualidades psicométricas em todos os instrumentos testados, revelando condições para a sua aplicação na população docente portuguesa. Os resultados revelaram que as crenças de autoeficácia dos professores na gestão da sala de aula emergem como preditores do compromisso, da resiliência e das emoções dos professores. Foi ainda identificado um papel mediador total por parte da resiliência na relação entre as crenças de autoeficácia dos professores na gestão de sala de aula e o compromisso docente. Na última secção é ainda apresentado e discutido as limitações desta investigação, sugestões para estudos futuros e as considerações práticas da mesma.ABSTRACT: The main objective of this investigation was to analyze the relationships between teachers' perceptions of self-efficacy in classroom management, teaching commitment, resilience in educational contexts and emotions experienced in the classroom. To this end, four research questions were asked: 1) to what extent are teachers who perceive themselves as more effective in managing indiscipline more committed to the profession? 2) to what extent are teachers who perceive themselves as more effective in managing indiscipline more resilient in their teaching career? 3) to what extent is teachers’ emphasis on managing indiscipline related to emotions? 4) to what extent does resilience act as a mediator between self-efficacy in classroom management and commitment? 877 public education teachers, from the 2nd and 3rd cycle, participated in this investigation, who responded to a sociodemographic questionnaire, the scale of perception of self-efficacy for teachers in classroom management, the scale for assessing commitment to the teaching profession, the scale assessment of resilience in educational contexts and the scale for assessing emotions in the teaching profession. The factor analyzes showed good psychometric qualities in all the instruments tested, revealing conditions for their application in the Portuguese teaching population. The results revealed that teachers' self-efficacy beliefs in classroom management emerge as predictors of teachers' commitment, resilience and emotions. A total mediating role of resilience was also identified in the relationship between teachers' self-efficacy beliefs in classroom management and teaching commitment. The last section also presents and discuss the limitations of this investigation, suggestions for future studies and its practical considerations.Silva, José Maria de CastroRepositório do ISPADuarte, Beatriz Almeida2023-12-18T11:10:19Z2023-10-102023-12-182023-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9317TID:203431944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T02:15:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:54.540066Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
title |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
spellingShingle |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina Duarte, Beatriz Almeida Autoeficácia docente Gestão de sala de aula Compromisso Resiliência Emoções Teacher self-efficacy Classroom management Commitment Resilience Emotions |
title_short |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
title_full |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
title_fullStr |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
title_sort |
Autoeficácia docente e gestão da indisciplina |
author |
Duarte, Beatriz Almeida |
author_facet |
Duarte, Beatriz Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, José Maria de Castro Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Beatriz Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia docente Gestão de sala de aula Compromisso Resiliência Emoções Teacher self-efficacy Classroom management Commitment Resilience Emotions |
topic |
Autoeficácia docente Gestão de sala de aula Compromisso Resiliência Emoções Teacher self-efficacy Classroom management Commitment Resilience Emotions |
description |
Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação de Professor Doutor José Castro Silva, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18T11:10:19Z 2023-10-10 2023-12-18 2023-10-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/9317 TID:203431944 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/9317 |
identifier_str_mv |
TID:203431944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136445052485632 |