Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Paula Maria Coelho Pereira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/9678
Resumo: Foram objectivos deste estudo conhecer as ideias de alunos portugueses acerca do Aquecimento Global e da Degradação da Camada do Ozono, e intervir na sala de aula, para promover a aprendizagem relativa a estes fenómenos. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase, destinada a conhecer as ideias de alunos portugueses acerca dos fenómenos ambientais acima referidos, a amostra foi constituída por alunos do 12º ano sem frequência da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III onde o tema é abordado , por alunos do 12º ano com frequência dessa disciplina e por alunos do 4º ano da licenciatura em Química Ramo Educacional. Aplicaram-se a esta amostra dois questionários já utilizados em outros estudos, um de forma aberta/fechada e outro de forma fechada. Através deles foi possível concluir genericamente que os vários grupos estudados apresentavam um conhecimento acerca do Aquecimento Global mais baixo do que acerca da Degradação da Camada do Ozono, um baixo conhecimento das radiações electromagnéticas envolvidas nestes fenómenos ambientais e da sua interacção com a matéria, e um conhecimento genérico acerca destes fenómenos, inferior ao que seria de esperar para o nível do 12º ano. A segunda fase do presente estudo foi uma consequência dos resultados encontrados nos questionários da primeira fase que deram o impulso necessário para a intervenção na sala de aula. Esta fase decorreu no âmbito da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III, com alunos do 12º ano. A implementação de uma metodologia de ensino incluiu a discussão oral de ideias com recurso à gravação de debates, que permitiu diagnosticar as ideias dos alunos sobre o tema , o trabalho de grupo sob a forma de projecto de trabalho global, e a utilização dos questionários, utilizados na primeira fase como forma de avaliar a metodologia utilizada. Foi possível concluir, genericamente, que as ideias dos alunos antes do estudo do tópico são consistentes com as apresent ...
id RCAP_5c377435264cbcb1b400cee950afc015
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/9678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino SecundárioForam objectivos deste estudo conhecer as ideias de alunos portugueses acerca do Aquecimento Global e da Degradação da Camada do Ozono, e intervir na sala de aula, para promover a aprendizagem relativa a estes fenómenos. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase, destinada a conhecer as ideias de alunos portugueses acerca dos fenómenos ambientais acima referidos, a amostra foi constituída por alunos do 12º ano sem frequência da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III onde o tema é abordado , por alunos do 12º ano com frequência dessa disciplina e por alunos do 4º ano da licenciatura em Química Ramo Educacional. Aplicaram-se a esta amostra dois questionários já utilizados em outros estudos, um de forma aberta/fechada e outro de forma fechada. Através deles foi possível concluir genericamente que os vários grupos estudados apresentavam um conhecimento acerca do Aquecimento Global mais baixo do que acerca da Degradação da Camada do Ozono, um baixo conhecimento das radiações electromagnéticas envolvidas nestes fenómenos ambientais e da sua interacção com a matéria, e um conhecimento genérico acerca destes fenómenos, inferior ao que seria de esperar para o nível do 12º ano. A segunda fase do presente estudo foi uma consequência dos resultados encontrados nos questionários da primeira fase que deram o impulso necessário para a intervenção na sala de aula. Esta fase decorreu no âmbito da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III, com alunos do 12º ano. A implementação de uma metodologia de ensino incluiu a discussão oral de ideias com recurso à gravação de debates, que permitiu diagnosticar as ideias dos alunos sobre o tema , o trabalho de grupo sob a forma de projecto de trabalho global, e a utilização dos questionários, utilizados na primeira fase como forma de avaliar a metodologia utilizada. Foi possível concluir, genericamente, que as ideias dos alunos antes do estudo do tópico são consistentes com as apresent ...Universidade do Porto. Reitoria20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/9678porFrança, Paula Maria Coelho Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T14:44:56Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/9678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:07:45.189833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
title Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
spellingShingle Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
França, Paula Maria Coelho Pereira
title_short Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
title_full Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
title_fullStr Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
title_full_unstemmed Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
title_sort Aquecimento global e degradação da camada de ozono : Ensino e aprendizagem no Ensino Secundário
author França, Paula Maria Coelho Pereira
author_facet França, Paula Maria Coelho Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Paula Maria Coelho Pereira
description Foram objectivos deste estudo conhecer as ideias de alunos portugueses acerca do Aquecimento Global e da Degradação da Camada do Ozono, e intervir na sala de aula, para promover a aprendizagem relativa a estes fenómenos. O estudo foi dividido em duas fases. Na primeira fase, destinada a conhecer as ideias de alunos portugueses acerca dos fenómenos ambientais acima referidos, a amostra foi constituída por alunos do 12º ano sem frequência da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III onde o tema é abordado , por alunos do 12º ano com frequência dessa disciplina e por alunos do 4º ano da licenciatura em Química Ramo Educacional. Aplicaram-se a esta amostra dois questionários já utilizados em outros estudos, um de forma aberta/fechada e outro de forma fechada. Através deles foi possível concluir genericamente que os vários grupos estudados apresentavam um conhecimento acerca do Aquecimento Global mais baixo do que acerca da Degradação da Camada do Ozono, um baixo conhecimento das radiações electromagnéticas envolvidas nestes fenómenos ambientais e da sua interacção com a matéria, e um conhecimento genérico acerca destes fenómenos, inferior ao que seria de esperar para o nível do 12º ano. A segunda fase do presente estudo foi uma consequência dos resultados encontrados nos questionários da primeira fase que deram o impulso necessário para a intervenção na sala de aula. Esta fase decorreu no âmbito da disciplina de Técnicas Laboratoriais de Química, bloco III, com alunos do 12º ano. A implementação de uma metodologia de ensino incluiu a discussão oral de ideias com recurso à gravação de debates, que permitiu diagnosticar as ideias dos alunos sobre o tema , o trabalho de grupo sob a forma de projecto de trabalho global, e a utilização dos questionários, utilizados na primeira fase como forma de avaliar a metodologia utilizada. Foi possível concluir, genericamente, que as ideias dos alunos antes do estudo do tópico são consistentes com as apresent ...
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/9678
url http://hdl.handle.net/10216/9678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Reitoria
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Reitoria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136002822897664