A influência internacional na imagem gráfica do pop rock português na década de 1960-1969
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42304 |
Resumo: | Com o aparecimento dos discos de vinil no início do século XX, começaram também por surgir, em meados de 1920, as capas protetoras, feitas em cartão ou pele, que permitiam uma forma mais segura de armazenar os mesmos.O projeto tem como intuito a criação de uma coleção digital de discos produzidos por bandas portuguesas, que evidenciem inspiração gráfica em bandas internacionais durante a década de 1960-1969. Os objetivos passam por possibilitar a busca de informação na área do design gráfico de capas de álbuns, bem como a melhor compreensão dos métodos de trabalho da época, tendo como objetivo final dar a conhecer este trabalho gráfico, numa época de grande inovação no campo musical. Tendo em conta a pesquisa inicial efetuada, foi então reunida uma coleção visual de capas de álbuns de bandas portuguesas como os Sheiks, o Quarteto 1111 e o Quinteto Académico, que evidenciam inspiração em bandas internacionais como The Beatles, Pink Floyd e Yardbirds, sendo que foram recolhidas também algumas referências no campo da história do design e da música nos anos 60. O plano de trabalho baseia-se na realização de uma pesquisa intensiva sobre o tema e na criação de um projeto editorial que reúna as principais informações que permitam a realização do design de capas de álbuns. A primeira fase do plano de trabalho caracteriza-se pela pesquisa e análise de exemplos visuais e textuais, que constituam uma base de estudo representativa das técnicas da altura e as várias formas de abordagem a este tema. A segunda fase consiste na análise de livros relativos à história mundial, na qual o foco será o contexto histórico em meados do século XX, a fim de melhor compreender as influências e referências exteriores ao trabalho dos designers. A terceira fase consiste na realização de vários testes e experiências visuais, de forma a chegar à criação e materialização de um álbum de acordo com a imagem pretendida. |
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A influência internacional na imagem gráfica do pop rock português na década de 1960-1969Pop rockPsicadelismoMúsicaRock PortuguêsCapa de ÁlbumDesignCom o aparecimento dos discos de vinil no início do século XX, começaram também por surgir, em meados de 1920, as capas protetoras, feitas em cartão ou pele, que permitiam uma forma mais segura de armazenar os mesmos.O projeto tem como intuito a criação de uma coleção digital de discos produzidos por bandas portuguesas, que evidenciem inspiração gráfica em bandas internacionais durante a década de 1960-1969. Os objetivos passam por possibilitar a busca de informação na área do design gráfico de capas de álbuns, bem como a melhor compreensão dos métodos de trabalho da época, tendo como objetivo final dar a conhecer este trabalho gráfico, numa época de grande inovação no campo musical. Tendo em conta a pesquisa inicial efetuada, foi então reunida uma coleção visual de capas de álbuns de bandas portuguesas como os Sheiks, o Quarteto 1111 e o Quinteto Académico, que evidenciam inspiração em bandas internacionais como The Beatles, Pink Floyd e Yardbirds, sendo que foram recolhidas também algumas referências no campo da história do design e da música nos anos 60. O plano de trabalho baseia-se na realização de uma pesquisa intensiva sobre o tema e na criação de um projeto editorial que reúna as principais informações que permitam a realização do design de capas de álbuns. A primeira fase do plano de trabalho caracteriza-se pela pesquisa e análise de exemplos visuais e textuais, que constituam uma base de estudo representativa das técnicas da altura e as várias formas de abordagem a este tema. A segunda fase consiste na análise de livros relativos à história mundial, na qual o foco será o contexto histórico em meados do século XX, a fim de melhor compreender as influências e referências exteriores ao trabalho dos designers. A terceira fase consiste na realização de vários testes e experiências visuais, de forma a chegar à criação e materialização de um álbum de acordo com a imagem pretendida.Marques, EliasRepositório ComumPinto, João2022-11-15T14:20:14Z2022-02-282022-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42304202950271porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:09.648613Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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