Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Andreia Maria Serrano da Cruz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10051
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações que levam os jovens a aderir ou não à prática de desporto escolar. A amostra foi constituída por todos os alunos, de todas as turmas pertencentes ao 3º ciclo do ensino regular, das duas Escolas do Agrupamento Paula Nogueira em Olhão, nomeadamente a Escola E.B. 2,3 Paula Nogueira e a Escola José Carlos da Maia. Como instrumentos de inquirição foram aplicados o “Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas - QMAD versão traduzida e adaptada” (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983) e o “Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva – IMAAD”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos-Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Do total de 513 inquiridos, verificámos que 409 não praticam desporto escolar e 104 referem praticar Os resultados evidenciaram que os principais motivos para a prática de desporto escolar são; “Fazer exercício”, “Estar em boa condição física”, “Trabalhar em Equipa”, “Divertimento” e Manter a Forma”. Os principais motivos para a não prática de desporto escolar são; a “falta de tempo”, “tem outras coisas para fazer”, “o horário não permite” e “as modalidades existentes não são as que mais gostam”.
id RCAP_5c44c6b090e514100a374a4af96be20c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, OlhãoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAMOTIVAÇÃODESPORTO ESCOLARPRÁTICAS DESPORTIVASSPORTPHYSICAL EDUCATIONMOTIVATIONSCHOOL SPORTSSPORTING ACTIVITIESO presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações que levam os jovens a aderir ou não à prática de desporto escolar. A amostra foi constituída por todos os alunos, de todas as turmas pertencentes ao 3º ciclo do ensino regular, das duas Escolas do Agrupamento Paula Nogueira em Olhão, nomeadamente a Escola E.B. 2,3 Paula Nogueira e a Escola José Carlos da Maia. Como instrumentos de inquirição foram aplicados o “Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas - QMAD versão traduzida e adaptada” (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983) e o “Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva – IMAAD”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos-Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Do total de 513 inquiridos, verificámos que 409 não praticam desporto escolar e 104 referem praticar Os resultados evidenciaram que os principais motivos para a prática de desporto escolar são; “Fazer exercício”, “Estar em boa condição física”, “Trabalhar em Equipa”, “Divertimento” e Manter a Forma”. Os principais motivos para a não prática de desporto escolar são; a “falta de tempo”, “tem outras coisas para fazer”, “o horário não permite” e “as modalidades existentes não são as que mais gostam”.The present study aimed to investigate the motivations that lead young people to practice or not school sports. The sample was composed of all students from all classes belonging to the third cycle of regular education, from the School Grouping of Paula Nogueira in the city of Olhão, namely “Escola E.B. 2,3 Paula Nogueira” and “Escola José Carlos da Maia”. The "Motivation Questionnaire for Sports Activities - QMAD translated and adapted version" (Frias & Serpa, 1991) of the original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983) and the "Inquiry of Motivations for Absence of Sports Activity - IMAAD ", developed by Pereira and Vasconcelos-Raposo (1997) validated by Fernandes (2005) wer used as instruments of inquiry. A total of 513 subjects answered, among these 409 did not practice school sports and 104 reported to practice. The results showed that the main reasons for practicing school sports are; "Exercise", "Fitness", "Work in Team", "Fun" and "Keep Fit". The main reasons for not practicing school sports are; the "lack of time", "has other things to do", "the schedule does not allow" and "the existing modalities are not what they like."2020-02-12T19:20:58Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10051TID:202424359porRoque, Andreia Maria Serrano da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:32Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:04.261524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
title Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
spellingShingle Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
Roque, Andreia Maria Serrano da Cruz
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
MOTIVAÇÃO
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
MOTIVATION
SCHOOL SPORTS
SPORTING ACTIVITIES
title_short Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
title_full Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
title_fullStr Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
title_full_unstemmed Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
title_sort Motivação para o desporto escolar em alunos do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas Paula Nogueira, Olhão
author Roque, Andreia Maria Serrano da Cruz
author_facet Roque, Andreia Maria Serrano da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Andreia Maria Serrano da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
MOTIVAÇÃO
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
MOTIVATION
SCHOOL SPORTS
SPORTING ACTIVITIES
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
MOTIVAÇÃO
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS DESPORTIVAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
MOTIVATION
SCHOOL SPORTS
SPORTING ACTIVITIES
description O presente trabalho teve como objetivo investigar as motivações que levam os jovens a aderir ou não à prática de desporto escolar. A amostra foi constituída por todos os alunos, de todas as turmas pertencentes ao 3º ciclo do ensino regular, das duas Escolas do Agrupamento Paula Nogueira em Olhão, nomeadamente a Escola E.B. 2,3 Paula Nogueira e a Escola José Carlos da Maia. Como instrumentos de inquirição foram aplicados o “Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas - QMAD versão traduzida e adaptada” (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Huddleston, 1983) e o “Inquérito de Motivações para a Ausência de Atividade Desportiva – IMAAD”, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos-Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Do total de 513 inquiridos, verificámos que 409 não praticam desporto escolar e 104 referem praticar Os resultados evidenciaram que os principais motivos para a prática de desporto escolar são; “Fazer exercício”, “Estar em boa condição física”, “Trabalhar em Equipa”, “Divertimento” e Manter a Forma”. Os principais motivos para a não prática de desporto escolar são; a “falta de tempo”, “tem outras coisas para fazer”, “o horário não permite” e “as modalidades existentes não são as que mais gostam”.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2020-02-12T19:20:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10051
TID:202424359
url http://hdl.handle.net/10437/10051
identifier_str_mv TID:202424359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131237630083072