Media e campanhas eleitorais: TPA e TV Zimbo na cobertura da campanha para as eleições gerais de Angola de 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19516 |
Resumo: | Esta dissertação analisa a cobertura pela televisão angolana da campanha eleitoral para as eleições gerais de 2017. Num contexto como Angola, em que a democracia não está ainda consolidada, e, não obstante a diversidade da media, a prática jornalista continua marcada por constrangimentos de vária ordem. Este trabalho pretende contribuir para o estudo da cobertura eleitoral pela media de maneira geral (sob a perspetiva da construção e consolidação de processos democráticos), e, em particular, para a compreensão da relação entre a imprensa e a vida política, concretamente as campanhas eleitorais. A legislação eleitoral angolana, estabelece regras, quanto a cobertura jornalistas de campanhas eleitorais, lembrando as obrigações dos meios de comunicação social nos processos eleitorais. Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a cobertura mediática das eleições gerais e avaliar até que ponto a televisão angolana, tanto estatal (TPA) como privada (TV Zimbo), cumpriu com os pressupostos legais, éticos e deontológicos que impõem tratamento igual por parte da imprensa a cada concorrente. Compara-se o espaço dedicado a cada candidato ao pleito eleitoral de 2017, durante o período da campanha eleitoral entre 21 de julho a 21 de agosto de 2017. Foi usada a estratégia metodológica baseada em análise de conteúdo de natureza quantitativa, às notícias emitidas no principal serviço de notícia da TPA e da TV Zimbo. |
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Media e campanhas eleitorais: TPA e TV Zimbo na cobertura da campanha para as eleições gerais de Angola de 2017MediaEleiçõesCampanhas eleitoraisAngolaElectionsElectoral campaignsEsta dissertação analisa a cobertura pela televisão angolana da campanha eleitoral para as eleições gerais de 2017. Num contexto como Angola, em que a democracia não está ainda consolidada, e, não obstante a diversidade da media, a prática jornalista continua marcada por constrangimentos de vária ordem. Este trabalho pretende contribuir para o estudo da cobertura eleitoral pela media de maneira geral (sob a perspetiva da construção e consolidação de processos democráticos), e, em particular, para a compreensão da relação entre a imprensa e a vida política, concretamente as campanhas eleitorais. A legislação eleitoral angolana, estabelece regras, quanto a cobertura jornalistas de campanhas eleitorais, lembrando as obrigações dos meios de comunicação social nos processos eleitorais. Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a cobertura mediática das eleições gerais e avaliar até que ponto a televisão angolana, tanto estatal (TPA) como privada (TV Zimbo), cumpriu com os pressupostos legais, éticos e deontológicos que impõem tratamento igual por parte da imprensa a cada concorrente. Compara-se o espaço dedicado a cada candidato ao pleito eleitoral de 2017, durante o período da campanha eleitoral entre 21 de julho a 21 de agosto de 2017. Foi usada a estratégia metodológica baseada em análise de conteúdo de natureza quantitativa, às notícias emitidas no principal serviço de notícia da TPA e da TV Zimbo.This dissertation analyzes the Angolan television coverage of the electoral campaign for the 2017 general elections. In a context like Angola, where democracy is not yet consolidated, and despite the diversity of the media, journalist practice remains marked by various constraints. This paper aims to contribute to the study of electoral coverage by the media in general (from the perspective of the construction and consolidation of democratic processes), and, in particular to the understanding of the relationship between the press and political life, specifically electoral campaigns. Angolan electoral legislation sets rules for journalists covering election campaigns, recalling the obligations of the media in electoral processes. Thus, the main objective of this research is to analyze the media coverage of the general elections and to assess the extent to which Angolan television, both state (TPA) and private (TV Zimbo), met the legal, ethical and deontological assumptions that impose equal treatment. by the press to each competitor. The space devoted to each candidate for the 2017 election is compared during the election campaign period from July 21 to August 21, 2017. The methodological strategy based on quantitative content analysis was used for the news broadcast on the main news service of TPA and TV Zimbo.2020-01-20T16:52:47Z2019-12-05T00:00:00Z2019-12-052019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19516TID:202351432porRibeiro, Luís Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:27Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:13.597217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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