Media e campanhas eleitorais: TPA e TV Zimbo na cobertura da campanha para as eleições gerais de Angola de 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luís Alfredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19516
Resumo: Esta dissertação analisa a cobertura pela televisão angolana da campanha eleitoral para as eleições gerais de 2017. Num contexto como Angola, em que a democracia não está ainda consolidada, e, não obstante a diversidade da media, a prática jornalista continua marcada por constrangimentos de vária ordem. Este trabalho pretende contribuir para o estudo da cobertura eleitoral pela media de maneira geral (sob a perspetiva da construção e consolidação de processos democráticos), e, em particular, para a compreensão da relação entre a imprensa e a vida política, concretamente as campanhas eleitorais. A legislação eleitoral angolana, estabelece regras, quanto a cobertura jornalistas de campanhas eleitorais, lembrando as obrigações dos meios de comunicação social nos processos eleitorais. Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em analisar a cobertura mediática das eleições gerais e avaliar até que ponto a televisão angolana, tanto estatal (TPA) como privada (TV Zimbo), cumpriu com os pressupostos legais, éticos e deontológicos que impõem tratamento igual por parte da imprensa a cada concorrente. Compara-se o espaço dedicado a cada candidato ao pleito eleitoral de 2017, durante o período da campanha eleitoral entre 21 de julho a 21 de agosto de 2017. Foi usada a estratégia metodológica baseada em análise de conteúdo de natureza quantitativa, às notícias emitidas no principal serviço de notícia da TPA e da TV Zimbo.
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