Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Cidália Maria Resende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16535
Resumo: Considera-se de grande relevância o trabalho didático no campo da Interculturalidade, pela necessidade crescente de sensibilizar os sujeitos para a diversidade linguística e cultural, realidade crescente na atualidade. Acreditase ainda na importância de desenvolver, em contexto sala de aula, uma abordagem que contribuia para uma maior e melhor compreensão e consciência do mundo. O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B1 e B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e teve como objetivo desenvolver conhecimentos, práticas e atitudes positivas face à Diversidade linguística, à Diversidade (inter)cultural e ao significado de diferentes gestos pelo mundo. Este estudo foi elaborado com uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Aveiro. Assume-se como uma investigação-ação, por ser de cariz transformador da realidade educativa e ainda porque, ao longo da intervenção, foi-se refletindo e reformulando os objetivos, investigada a sua funcionalidade e retiradas conclusões que poderão potenciar uma melhoria na sua abordagem. O projeto que desenvolvemos assenta numa metodologia de cariz investigação-ação sendo que as técnicas e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação, as fichas de registos e os inquéritos por questionário inicial e final. Constatou-se, inicialmente, que os alunos não pareciam estar sensibilizados para a existência de diversidade de línguas e culturas. Após a implementação das sessões de sensibilização, verificou-se uma melhoria na consciencialização dos alunos acerca da Interculturalidade, um maior conhecimento do significado de diferentes gestos no mundo, bem como atitudes e práticas indiciadoras de uma maior valorização da diversidade.
id RCAP_5c463975ac882f00e7948cf106ffc3b3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º cicloEducação interculturalComunicação interculturalCompetência comunicativaDiversidade linguísticaPlurilinguismoPluralismo culturalEnsino básico 1º cicloConsidera-se de grande relevância o trabalho didático no campo da Interculturalidade, pela necessidade crescente de sensibilizar os sujeitos para a diversidade linguística e cultural, realidade crescente na atualidade. Acreditase ainda na importância de desenvolver, em contexto sala de aula, uma abordagem que contribuia para uma maior e melhor compreensão e consciência do mundo. O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B1 e B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e teve como objetivo desenvolver conhecimentos, práticas e atitudes positivas face à Diversidade linguística, à Diversidade (inter)cultural e ao significado de diferentes gestos pelo mundo. Este estudo foi elaborado com uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Aveiro. Assume-se como uma investigação-ação, por ser de cariz transformador da realidade educativa e ainda porque, ao longo da intervenção, foi-se refletindo e reformulando os objetivos, investigada a sua funcionalidade e retiradas conclusões que poderão potenciar uma melhoria na sua abordagem. O projeto que desenvolvemos assenta numa metodologia de cariz investigação-ação sendo que as técnicas e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação, as fichas de registos e os inquéritos por questionário inicial e final. Constatou-se, inicialmente, que os alunos não pareciam estar sensibilizados para a existência de diversidade de línguas e culturas. Após a implementação das sessões de sensibilização, verificou-se uma melhoria na consciencialização dos alunos acerca da Interculturalidade, um maior conhecimento do significado de diferentes gestos no mundo, bem como atitudes e práticas indiciadoras de uma maior valorização da diversidade.The didactic work in the intercultural field it is considered of great importance, due to the increasing need to sensitize people for linguistic and cultural diversity, as a growing current reality. It is also believed in the importance of developing, in the classroom, an approach that permits a larger and better understanding and awareness of the world. The present internship report was developed with the scope and courses of pedagogical supervised B2 and Seminar of investigation of education B1 and B2, of the master’s education program of preschool/primary school. It’s primary focus to develop knowledge and positive practices and attitudes given the linguistic diversity, the interculturalism and the importance of different gestures across the world. This study was conducted in a classroom of grade 2 from Primary school of the province of Aveiro. Is it viewed as a practical-research, because it can transform the educational reality, and also because during the period of research and implementation there was a re-evaluation and re-implementation of the objectives and goals. Once researched it’s practicality it was concluded that this could potentially enhance and improve the approach of this topic. The developed project is based on a practical-research method, and the data collectin tools that we used was the observation, record sheets, and a initial and final questionnaire survey.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:58Z2015-12-21T00:00:00Z2015-12-212017-12-14T18:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16535TID:201570351porMorais, Cidália Maria Resendeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:52Zoai:ria.ua.pt:10773/16535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:39.766360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
title Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
spellingShingle Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
Morais, Cidália Maria Resende
Educação intercultural
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Diversidade linguística
Plurilinguismo
Pluralismo cultural
Ensino básico 1º ciclo
title_short Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
title_full Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
title_fullStr Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
title_full_unstemmed Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
title_sort Gestos no mundo: sensibilização para a interculturalidade no 1º ciclo
author Morais, Cidália Maria Resende
author_facet Morais, Cidália Maria Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Cidália Maria Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Diversidade linguística
Plurilinguismo
Pluralismo cultural
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação intercultural
Comunicação intercultural
Competência comunicativa
Diversidade linguística
Plurilinguismo
Pluralismo cultural
Ensino básico 1º ciclo
description Considera-se de grande relevância o trabalho didático no campo da Interculturalidade, pela necessidade crescente de sensibilizar os sujeitos para a diversidade linguística e cultural, realidade crescente na atualidade. Acreditase ainda na importância de desenvolver, em contexto sala de aula, uma abordagem que contribuia para uma maior e melhor compreensão e consciência do mundo. O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares Prática Pedagógica Supervisionada B2 e Seminário de Investigação Educacional B1 e B2, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico e teve como objetivo desenvolver conhecimentos, práticas e atitudes positivas face à Diversidade linguística, à Diversidade (inter)cultural e ao significado de diferentes gestos pelo mundo. Este estudo foi elaborado com uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Aveiro. Assume-se como uma investigação-ação, por ser de cariz transformador da realidade educativa e ainda porque, ao longo da intervenção, foi-se refletindo e reformulando os objetivos, investigada a sua funcionalidade e retiradas conclusões que poderão potenciar uma melhoria na sua abordagem. O projeto que desenvolvemos assenta numa metodologia de cariz investigação-ação sendo que as técnicas e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação, as fichas de registos e os inquéritos por questionário inicial e final. Constatou-se, inicialmente, que os alunos não pareciam estar sensibilizados para a existência de diversidade de línguas e culturas. Após a implementação das sessões de sensibilização, verificou-se uma melhoria na consciencialização dos alunos acerca da Interculturalidade, um maior conhecimento do significado de diferentes gestos no mundo, bem como atitudes e práticas indiciadoras de uma maior valorização da diversidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21T00:00:00Z
2015-12-21
2017-12-14T18:00:00Z
2018-07-20T14:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16535
TID:201570351
url http://hdl.handle.net/10773/16535
identifier_str_mv TID:201570351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137566042095616