Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro-Mariz, Josilene
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva , Bianca Souza da, Silva, João Leonel de Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.941 Há alguns anos, temos observado, dentro do contexto brasileiro, certa inquietação por parte de professores e demais profissionais da educação, sobretudo da educação infantil, quanto ao ensino da língua estrangeira para crianças (LEC). Evidentemente, que nesse locus, há crenças e constatações que, na sua grande maioria, apontam para a importância de a criança estudar uma LE desde a primeira infância. Lidar com essa questão constitui-se em uma significativa questão que instiga pesquisadores de áreas distintas, levando à formação plurilíngue desde a infância. Logo, neste artigo apresentamos argumentos e reflexões que dão base para uma discussão que vê na Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR ou IC) um dos mais significativos procedimentos metodológicos para uma formação integral da criança em seus primeiros anos escolares. Portanto, entendemos que a IC constitui-se numa possibilidade real de favorecer reflexões para “l’éveil aux langues[1]”, pois contribui diretamente na promoção e ativação do repertório linguístico, estimulando o desenvolvimento da competência plurilíngue e pluricultural dos pequenos aprendizes de LE. Estas ponderações estão ancoradas em estudos sobre a aprendizagem de LE, nos primeiros anos da escola, sob a ótica de Gaonac’h (2006) e Vanthier (2009); sobretudo, quando esses estudos dão maior enfoque ao plurilinguismo (DE CARLO, 2011; GROUX, 2003). Assim, compreendendo que a ILR pode ser esse caminho para o plurilinguismo, (ESCUDÉ; JANIN, 2010; ALAS-MARTINS, 2014), identificamos na leitura literária um incondicional caminho para essas novas descobertas que só a obra literária pode incitar dada a sua polissemia, especialmente, para as trocas interculturais.
id UFCG-2_334c0057afe3c9e7a0fca047126223c4
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1591
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criançaILRinfânciaLEplurilinguismointerculturalidadeDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.941 Há alguns anos, temos observado, dentro do contexto brasileiro, certa inquietação por parte de professores e demais profissionais da educação, sobretudo da educação infantil, quanto ao ensino da língua estrangeira para crianças (LEC). Evidentemente, que nesse locus, há crenças e constatações que, na sua grande maioria, apontam para a importância de a criança estudar uma LE desde a primeira infância. Lidar com essa questão constitui-se em uma significativa questão que instiga pesquisadores de áreas distintas, levando à formação plurilíngue desde a infância. Logo, neste artigo apresentamos argumentos e reflexões que dão base para uma discussão que vê na Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR ou IC) um dos mais significativos procedimentos metodológicos para uma formação integral da criança em seus primeiros anos escolares. Portanto, entendemos que a IC constitui-se numa possibilidade real de favorecer reflexões para “l’éveil aux langues[1]”, pois contribui diretamente na promoção e ativação do repertório linguístico, estimulando o desenvolvimento da competência plurilíngue e pluricultural dos pequenos aprendizes de LE. Estas ponderações estão ancoradas em estudos sobre a aprendizagem de LE, nos primeiros anos da escola, sob a ótica de Gaonac’h (2006) e Vanthier (2009); sobretudo, quando esses estudos dão maior enfoque ao plurilinguismo (DE CARLO, 2011; GROUX, 2003). Assim, compreendendo que a ILR pode ser esse caminho para o plurilinguismo, (ESCUDÉ; JANIN, 2010; ALAS-MARTINS, 2014), identificamos na leitura literária um incondicional caminho para essas novas descobertas que só a obra literária pode incitar dada a sua polissemia, especialmente, para as trocas interculturais.Editora Universitaria da UFCG2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-1162317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591/1524© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro-Mariz, Josilene Silva , Bianca Souza da Silva, João Leonel de Farias 2024-01-04T23:53:06Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1591Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:53:06Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
title Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
spellingShingle Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
Pinheiro-Mariz, Josilene
ILR
infância
LE
plurilinguismo
interculturalidade
title_short Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
title_full Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
title_fullStr Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
title_full_unstemmed Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
title_sort Por uma formação plurilíngue e intercultural no desenvolvimento integral da criança
author Pinheiro-Mariz, Josilene
author_facet Pinheiro-Mariz, Josilene
Silva , Bianca Souza da
Silva, João Leonel de Farias
author_role author
author2 Silva , Bianca Souza da
Silva, João Leonel de Farias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro-Mariz, Josilene
Silva , Bianca Souza da
Silva, João Leonel de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv ILR
infância
LE
plurilinguismo
interculturalidade
topic ILR
infância
LE
plurilinguismo
interculturalidade
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i3.941 Há alguns anos, temos observado, dentro do contexto brasileiro, certa inquietação por parte de professores e demais profissionais da educação, sobretudo da educação infantil, quanto ao ensino da língua estrangeira para crianças (LEC). Evidentemente, que nesse locus, há crenças e constatações que, na sua grande maioria, apontam para a importância de a criança estudar uma LE desde a primeira infância. Lidar com essa questão constitui-se em uma significativa questão que instiga pesquisadores de áreas distintas, levando à formação plurilíngue desde a infância. Logo, neste artigo apresentamos argumentos e reflexões que dão base para uma discussão que vê na Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR ou IC) um dos mais significativos procedimentos metodológicos para uma formação integral da criança em seus primeiros anos escolares. Portanto, entendemos que a IC constitui-se numa possibilidade real de favorecer reflexões para “l’éveil aux langues[1]”, pois contribui diretamente na promoção e ativação do repertório linguístico, estimulando o desenvolvimento da competência plurilíngue e pluricultural dos pequenos aprendizes de LE. Estas ponderações estão ancoradas em estudos sobre a aprendizagem de LE, nos primeiros anos da escola, sob a ótica de Gaonac’h (2006) e Vanthier (2009); sobretudo, quando esses estudos dão maior enfoque ao plurilinguismo (DE CARLO, 2011; GROUX, 2003). Assim, compreendendo que a ILR pode ser esse caminho para o plurilinguismo, (ESCUDÉ; JANIN, 2010; ALAS-MARTINS, 2014), identificamos na leitura literária um incondicional caminho para essas novas descobertas que só a obra literária pode incitar dada a sua polissemia, especialmente, para as trocas interculturais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1591/1524
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 6 No. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116
Revista Letras Raras; Vol. 6 Núm. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116
Revista Letras Raras; Vol. 6 No 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116
Revista Letras Raras; v. 6 n. 3 (2017): Da importância da Intercompreensão de Línguas Românicas no ensino de línguas no Brasil e na América Latina; 96-116
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784439939072