Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6451
Resumo: Mestrado em Educação Especial
id RCAP_5c4f997f413c2067b35fabaf137a6b52
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavrasConsciência fonológicaDecifração de palavrasDesenvolvimento psicomotorEsquema corporalEstruturação espácio-temporalLeituraMestrado em Educação EspecialO presente estudo teve como objectivo analisar e comparar a relação entre algumas componentes psicomotoras, mais concretamente o esquema corporal e a estruturação espáciotemporal e algumas competências de leitura, nomeadamente a consciência fonológica e a decifração de palavras. Participaram neste estudo 36 crianças, do 2º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade. Foram observadas, através de um conjunto de instrumentos de avaliação, seleccionados de acordo com os objectivos definidos. Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos de 7 e 8 anos de idade, relativamente ao quociente de leitura. Os resultados sugerem que os alunos que apresentam um melhor desenvolvimento de algumas componentes do esquema corporal e da estruturação espácio-temporal, apresentam também uma melhor capacidade de decifração de palavras. Contudo, o mesmo não se verificou relativamente à consciência fonológica. O presente estudo sugere a existência de aspectos desenvolvimentais ligados à Psicomotricidade, que constituem pré-requisitos para as aprendizagens simbólicas (leitura), possibilitando uma intervenção precoce sobre estas competências.Martins, Rui Fernando RoqueRepositório da Universidade de LisboaSilveira, Paula Cristina de Almeida Novais da2014-02-03T16:27:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6451porSilveira, Paula (2012) - Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:49.837230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
title Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
spellingShingle Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da
Consciência fonológica
Decifração de palavras
Desenvolvimento psicomotor
Esquema corporal
Estruturação espácio-temporal
Leitura
title_short Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
title_full Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
title_fullStr Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
title_full_unstemmed Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
title_sort Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
author Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da
author_facet Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Rui Fernando Roque
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência fonológica
Decifração de palavras
Desenvolvimento psicomotor
Esquema corporal
Estruturação espácio-temporal
Leitura
topic Consciência fonológica
Decifração de palavras
Desenvolvimento psicomotor
Esquema corporal
Estruturação espácio-temporal
Leitura
description Mestrado em Educação Especial
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-02-03T16:27:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6451
url http://hdl.handle.net/10400.5/6451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silveira, Paula (2012) - Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014061096960