Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6451 |
Resumo: | Mestrado em Educação Especial |
id |
RCAP_5c4f997f413c2067b35fabaf137a6b52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6451 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavrasConsciência fonológicaDecifração de palavrasDesenvolvimento psicomotorEsquema corporalEstruturação espácio-temporalLeituraMestrado em Educação EspecialO presente estudo teve como objectivo analisar e comparar a relação entre algumas componentes psicomotoras, mais concretamente o esquema corporal e a estruturação espáciotemporal e algumas competências de leitura, nomeadamente a consciência fonológica e a decifração de palavras. Participaram neste estudo 36 crianças, do 2º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos de idade. Foram observadas, através de um conjunto de instrumentos de avaliação, seleccionados de acordo com os objectivos definidos. Os resultados obtidos evidenciaram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos de 7 e 8 anos de idade, relativamente ao quociente de leitura. Os resultados sugerem que os alunos que apresentam um melhor desenvolvimento de algumas componentes do esquema corporal e da estruturação espácio-temporal, apresentam também uma melhor capacidade de decifração de palavras. Contudo, o mesmo não se verificou relativamente à consciência fonológica. O presente estudo sugere a existência de aspectos desenvolvimentais ligados à Psicomotricidade, que constituem pré-requisitos para as aprendizagens simbólicas (leitura), possibilitando uma intervenção precoce sobre estas competências.Martins, Rui Fernando RoqueRepositório da Universidade de LisboaSilveira, Paula Cristina de Almeida Novais da2014-02-03T16:27:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6451porSilveira, Paula (2012) - Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:18Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:49.837230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
title |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
spellingShingle |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da Consciência fonológica Decifração de palavras Desenvolvimento psicomotor Esquema corporal Estruturação espácio-temporal Leitura |
title_short |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
title_full |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
title_fullStr |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
title_sort |
Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras |
author |
Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da |
author_facet |
Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Rui Fernando Roque Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Paula Cristina de Almeida Novais da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência fonológica Decifração de palavras Desenvolvimento psicomotor Esquema corporal Estruturação espácio-temporal Leitura |
topic |
Consciência fonológica Decifração de palavras Desenvolvimento psicomotor Esquema corporal Estruturação espácio-temporal Leitura |
description |
Mestrado em Educação Especial |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-03T16:27:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6451 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silveira, Paula (2012) - Desenvolvimento psicomotor e competências de leitura : estudo da relação entre esquema corporal, estruturação espácio-temporal, consciência fonológica e decifração de palavras. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131014061096960 |