Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilar, Catarina Eloísa Carpinteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/2828
Resumo: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
id RCAP_ceac9f1df679d9bd017af7c8f802ea0f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/2828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagemDesenvolvimento psicomotorDificuldades de aprendizagemEscritaEstruturação espácio-temporalFactores psicomotoresLeituraMatemáticaPraxia finaPraxia globalPsicomotricidadeMestrado em Reabilitação PsicomotoraO presente artigo pretende expressar a revisão bibliográfica realizada no âmbito do estudo das Dificuldades de Aprendizagem e da Psicomotricidade. Primeiramente, analisa-se o conceito e definição de Dificuldades de Aprendizagem, evidenciando as características apresentadas por crianças com dificuldades de aprendizagem. Procura-se também explicitar os processos e dificuldades ligadas às componentes académicas da Leitura, da Escrita e da Matemática. Em seguida, é desenvolvido o conceito de Psicomotricidade e de desenvolvimento psicomotor, descrevendo os factores psicomotores da Estruturação espácio-temporal, da Praxia global e da Praxia fina. Por fim, tenta-se compreender as possíveis relações existentes entre a Psicomotricidade e as Dificuldades de Aprendizagem.The following article aims to express the bibliographic research embraced in the study of Learning disabilities and Psychomotricity. First it’s analysed the concept and definition of Learning disabilities, showing the characteristics presented by children with learning disabilities. It’s explained the process and difficulties related with the academic components of Reading, Writing and Mathematics. Next, it’s developed the concept of Psychomotricity and psychomotor development, describing the psychomotor factors of Spatio Temporal structuration, Macro motricity and Micro motricity. At last, we try to understand the possible connection between Psychomotricity and Learning disabilities.Cruz, Vitor Manuel Lourenço daRepositório da Universidade de LisboaVilar, Catarina Eloísa Carpinteiro20102011-01-20T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/2828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:33:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/2828Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:50:48.460608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
title Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
Vilar, Catarina Eloísa Carpinteiro
Desenvolvimento psicomotor
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Estruturação espácio-temporal
Factores psicomotores
Leitura
Matemática
Praxia fina
Praxia global
Psicomotricidade
title_short Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
title_full Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
title_sort Dificuldades de aprendizagem e psicomotricidade : estudo comparativo e correlativo das competências de aprendizagem académicas e de factores psicomotores de alunos do 2º e 4º ano do ensino básico, com e sem dificuldades na aprendizagem
author Vilar, Catarina Eloísa Carpinteiro
author_facet Vilar, Catarina Eloísa Carpinteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Vitor Manuel Lourenço da
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilar, Catarina Eloísa Carpinteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento psicomotor
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Estruturação espácio-temporal
Factores psicomotores
Leitura
Matemática
Praxia fina
Praxia global
Psicomotricidade
topic Desenvolvimento psicomotor
Dificuldades de aprendizagem
Escrita
Estruturação espácio-temporal
Factores psicomotores
Leitura
Matemática
Praxia fina
Praxia global
Psicomotricidade
description Mestrado em Reabilitação Psicomotora
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-01-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/2828
url http://hdl.handle.net/10400.5/2828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130983182630912