Competências motoras no 1º ciclo de escolaridade : resultados de três escolas do concelho de Oeiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19908 |
Resumo: | O presente foi realizado em contexto escolar e teve como objetivo comparar competências motoras de crianças do 2º ano de escolaridade a nível nacional, regional (Concelho de Oeiras) e local. A nível local foram selecionadas três escolas do Concelho de Oeiras. Para o efeito foram utilizados os respetivos resultados obtidos nas provas de aferição do 1º ciclo do ensino básico, na disciplina de Expressão Físico-Motora do Ministério da Educação. A relevância deste tipo de análise deve-se à importância da aquisição de competências motoras para um adequado crescimento e desenvolvimento e consequentemente à relevância de um rastreio em idades jovens. Foram utilizados os resultados das avaliações conduzidas no 2º período escolar de 2019, na disciplina de Expressão Físico Motora, pós implementação do programa de “apoio à expressão físico motora do 1º ciclo”. Como forma de comparação, foram utilizados os resultados nacionais das provas de aferição de Expressão Físico Motora do ano 2018, que foram retiradas do site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), e utilizadas as médias das provas de aferição de Expressão Físico Motora do concelho de Oeiras em 2018, que foram cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras, sendo que ambas as médias são resultados pré implementação do programa. A amostra contou com um total de 145 alunos, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade, dos quais 69 são rapazes e 76 são raparigas. As competências motoras avaliadas foram agrupadas em matérias: Perícias e Manipulações; Deslocamentos e Equilíbrios; Jogos. As menções foram categorizadas como: Conseguiram; Conseguiram Mas…; Revelaram Dificuldades; Não Conseguiram. Foi também realizada uma análise por categorias, isto é a separação dos alunos mais capazes (categoria superior) dos alunos menos capazes (categoria inferior), em termos motores: Categoria Superior (Conseguiram + Conseguiram Mas…); Categoria Inferior (Revelaram Dificuldades + Não Conseguiram). Os resultados evidenciam que o “programa de apoio à expressão físico-motora” parece ter sido mais efetivo nas matérias dos jogos, uma vez que para todas as escolas do concelho em 2019 as médias foram superiores às encontradas no concelho de Oeiras e a nível nacional, antes do programa ter sido implementado. Por outro lado, na categoria inferior (“Revelaram Dificuldades e Não Conseguiram”), nos deslocamentos e equilíbrios só a escola EB ARA ficou abaixo da média nacional em 2018 e da média de Oeiras em 2018 com 16,3%, ao passo que a EB SM com 20,71% e a EB SAT com 23,70% ficaram acima de Oeiras (20,20%) e a baixo da nacional (26,50%). |
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Competências motoras no 1º ciclo de escolaridade : resultados de três escolas do concelho de OeirasAtividade físicaCâmara Municipal de OeirasCompetências motorasCriançasDeslocamentosEnsino básicoExpressão físico-motorPeríciasProvas de aferiçãoSaúdeAssessment testsBasic educationChildrenHealthMotor competenceMovementsPhysical activityPhysical-motor expressionOeiras Municipal CouncilSkillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente foi realizado em contexto escolar e teve como objetivo comparar competências motoras de crianças do 2º ano de escolaridade a nível nacional, regional (Concelho de Oeiras) e local. A nível local foram selecionadas três escolas do Concelho de Oeiras. Para o efeito foram utilizados os respetivos resultados obtidos nas provas de aferição do 1º ciclo do ensino básico, na disciplina de Expressão Físico-Motora do Ministério da Educação. A relevância deste tipo de análise deve-se à importância da aquisição de competências motoras para um adequado crescimento e desenvolvimento e consequentemente à relevância de um rastreio em idades jovens. Foram utilizados os resultados das avaliações conduzidas no 2º período escolar de 2019, na disciplina de Expressão Físico Motora, pós implementação do programa de “apoio à expressão físico motora do 1º ciclo”. Como forma de comparação, foram utilizados os resultados nacionais das provas de aferição de Expressão Físico Motora do ano 2018, que foram retiradas do site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), e utilizadas as médias das provas de aferição de Expressão Físico Motora do concelho de Oeiras em 2018, que foram cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras, sendo que ambas as médias são resultados pré implementação do programa. A amostra contou com um total de 145 alunos, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade, dos quais 69 são rapazes e 76 são raparigas. As competências motoras avaliadas foram agrupadas em matérias: Perícias e Manipulações; Deslocamentos e Equilíbrios; Jogos. As menções foram categorizadas como: Conseguiram; Conseguiram Mas…; Revelaram Dificuldades; Não Conseguiram. Foi também realizada uma análise por categorias, isto é a separação dos alunos mais capazes (categoria superior) dos alunos menos capazes (categoria inferior), em termos motores: Categoria Superior (Conseguiram + Conseguiram Mas…); Categoria Inferior (Revelaram Dificuldades + Não Conseguiram). Os resultados evidenciam que o “programa de apoio à expressão físico-motora” parece ter sido mais efetivo nas matérias dos jogos, uma vez que para todas as escolas do concelho em 2019 as médias foram superiores às encontradas no concelho de Oeiras e a nível nacional, antes do programa ter sido implementado. Por outro lado, na categoria inferior (“Revelaram Dificuldades e Não Conseguiram”), nos deslocamentos e equilíbrios só a escola EB ARA ficou abaixo da média nacional em 2018 e da média de Oeiras em 2018 com 16,3%, ao passo que a EB SM com 20,71% e a EB SAT com 23,70% ficaram acima de Oeiras (20,20%) e a baixo da nacional (26,50%).This study was carried out in a school context and aimed to compare the motor skills of children in their second year of schooling at national, regional (Oeiras municipality) and local levels. At local level, three schools were selected from the Oeiras municipality. For this purpose, the respective results obtained in the tests of measurement of the 1st cycle of basic education, in the subject of Physical-Motor Expression of the Ministry of Education were used. The relevance of this type of analysis is due to the importance of the acquisition of motor skills for adequate growth and development and, consequently, to the relevance of screening at young ages. The results of the evaluations conducted in the 2nd school year of 2019, in the subject of Motor Physical Expression, were used after the implementation of the program of "support for motor physical expression in the 1st cycle". As a way of comparison, the national results of the 2018 Motor Physical Expression tests were used, which were taken from the website of the Educational Assessment Institute (IAVE), and the averages of the Oeiras municipality's Motor Physical Expression tests in 2018 were used, which were provided by the Oeiras Municipal Council, with both averages being pre-implementation results of the program. The sample included a total of 145 students, aged between seven and eight years, of whom 69 were boys and 76 were girls. The motor skills assessed were grouped into subjects: Skills and Manipulation; Displacement and Balance; Games. The mentions were categorized as: Achieved; Achieved But...; Revealed Difficulties; Not Achieved. An analysis by categories was also carried out, i.e. the separation of the most capable students (upper category) from the least capable students (lower category), in motor terms: Higher Category (They managed + They managed But...); Lower Category (They revealed Difficulties + They did not manage). The results show that the "support program for physical-motor expression" seems to have been more effective in the subjects of games, since for all schools in the municipality in 2019, the averages were higher than those found in the municipality of Oeiras and at national level, before the program was implemented. On the other hand, in the lower category ("Disclosed Difficulties and Couldn't"), only the EB ARA school was below the national average in 2018 and the Oeiras average in 2018 with 16.3%, while the EB SM with 20.71% and the EB SAT with 23.70% were above Oeiras (20.20%) and below the national average (26.50%).Baptista, Maria de Fátima MarcelinaRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Rui Pedro Gonçalves2020-03-16T17:24:51Z2020-01-222020-01-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19908TID:202444082porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19908Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:41.406740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente foi realizado em contexto escolar e teve como objetivo comparar competências motoras de crianças do 2º ano de escolaridade a nível nacional, regional (Concelho de Oeiras) e local. A nível local foram selecionadas três escolas do Concelho de Oeiras. Para o efeito foram utilizados os respetivos resultados obtidos nas provas de aferição do 1º ciclo do ensino básico, na disciplina de Expressão Físico-Motora do Ministério da Educação. A relevância deste tipo de análise deve-se à importância da aquisição de competências motoras para um adequado crescimento e desenvolvimento e consequentemente à relevância de um rastreio em idades jovens. Foram utilizados os resultados das avaliações conduzidas no 2º período escolar de 2019, na disciplina de Expressão Físico Motora, pós implementação do programa de “apoio à expressão físico motora do 1º ciclo”. Como forma de comparação, foram utilizados os resultados nacionais das provas de aferição de Expressão Físico Motora do ano 2018, que foram retiradas do site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), e utilizadas as médias das provas de aferição de Expressão Físico Motora do concelho de Oeiras em 2018, que foram cedidas pela Câmara Municipal de Oeiras, sendo que ambas as médias são resultados pré implementação do programa. A amostra contou com um total de 145 alunos, com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade, dos quais 69 são rapazes e 76 são raparigas. As competências motoras avaliadas foram agrupadas em matérias: Perícias e Manipulações; Deslocamentos e Equilíbrios; Jogos. As menções foram categorizadas como: Conseguiram; Conseguiram Mas…; Revelaram Dificuldades; Não Conseguiram. Foi também realizada uma análise por categorias, isto é a separação dos alunos mais capazes (categoria superior) dos alunos menos capazes (categoria inferior), em termos motores: Categoria Superior (Conseguiram + Conseguiram Mas…); Categoria Inferior (Revelaram Dificuldades + Não Conseguiram). Os resultados evidenciam que o “programa de apoio à expressão físico-motora” parece ter sido mais efetivo nas matérias dos jogos, uma vez que para todas as escolas do concelho em 2019 as médias foram superiores às encontradas no concelho de Oeiras e a nível nacional, antes do programa ter sido implementado. Por outro lado, na categoria inferior (“Revelaram Dificuldades e Não Conseguiram”), nos deslocamentos e equilíbrios só a escola EB ARA ficou abaixo da média nacional em 2018 e da média de Oeiras em 2018 com 16,3%, ao passo que a EB SM com 20,71% e a EB SAT com 23,70% ficaram acima de Oeiras (20,20%) e a baixo da nacional (26,50%). |
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