A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830 |
Resumo: | A Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo. |
id |
RCAP_e44c476246368dd0415440ae32f94652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1830 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridadeDesenvolvimento motorEducação físico-motoraEnsino básicoCriançaMotor developmentPhysical education motorBasic educationChildA Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo.The Motor Physical Education has been losing "terrain" in the school calendar and it is at school that many of the students have an opportunity to get in touch with physical exercise. This report was developed under the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II), due to the curiosity to understand the perception that 1st Cycle children attribute to Motor Physical Education. Twenty children were selected to participate in this study, divided by gender and age. The research was developed based on a qualitative methodology (interview) and using the focus group technique. The study shows that regardless of age and gender, evaluated children have a good perception of what is the Motor Physical Education, and can easily identify the benefits of sports practice and also of all respondents who do not exercise outside of school showed willingness to do so.2017-04-03T11:56:31Z2016-02-15T00:00:00Z2016-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1830TID:201676222porPaço, Ana Marta Rego doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1830Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:53.615013Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
title |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade Paço, Ana Marta Rego do Desenvolvimento motor Educação físico-motora Ensino básico Criança Motor development Physical education motor Basic education Child |
title_short |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
title_full |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
title_sort |
A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade |
author |
Paço, Ana Marta Rego do |
author_facet |
Paço, Ana Marta Rego do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paço, Ana Marta Rego do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Educação físico-motora Ensino básico Criança Motor development Physical education motor Basic education Child |
topic |
Desenvolvimento motor Educação físico-motora Ensino básico Criança Motor development Physical education motor Basic education Child |
description |
A Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-15T00:00:00Z 2016-02-15 2017-04-03T11:56:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830 TID:201676222 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830 |
identifier_str_mv |
TID:201676222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131533942980608 |