A Expressão e Educação Físico-Motora na perspetiva de alunos do 1º e 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paço, Ana Marta Rego do
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1830
Resumo: A Expressão e Educação Físico-Motora tem vindo a perder “terreno” no calendário escolar e é na escola que a maioria dos alunos tem a oportunidade de entrar em contacto com o exercício físico. A concretização deste relatório surgiu no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), pela curiosidade de perceber qual a importância que as crianças de 1º Ciclo atribuem à Educação Físico-Motora. Para a participação neste estudo foram selecionadas 20 crianças, divididas por género e idade. A investigação foi desenvolvida tendo por base uma metodologia de caráter qualitativo (entrevista) e recorrendo à técnica focus group. O estudo evidencia que independentemente da faixa etária e do género, as crianças avaliadas têm, no geral, uma boa perceção do que é a Educação Físico-Motora, e conseguem facilmente identificar os benefícios da prática desportiva. Ainda se percebe que de todos os entrevistados que não praticam exercício físico fora do contexto escolar mostraram vontade de fazê-lo.
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