A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Américo Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6551
Resumo: O conceito de liderança foi sujeito a diversas interpretações e definições, desde o início do século XX, pelo que é comum dizer-se que há tantas definições de liderança como os autores que a ela se referem. No entanto, o realce vai para um leque de características associadas ao exercício de uma liderança eficaz, onde se destacam a capacidade do líder se adaptar facilmente às situações e ao contexto onde a organização está inserida e a competência para gerir conflitos e exercer influência em ambientes ambíguos e complexos. A importância de existirem lideranças fortes nas organizações escolares é, assim, cada vez mais legitimada e enfatizada. A presente investigação pretende caraterizar a liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira e também como essa liderança perspetiva a promoção e implementação da mudança e inovação educativa, na perceção dos coordenadores de departamento, diretores de turma e dos docentes que exercem funções na escola. A investigação assumiu a forma de estudo de caso. Para conhecermos a opinião dos coordenadores de departamento, dos diretores de turma e dos docentes, relativamente ao estilo de liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira, e a forma como promove e implementa a mudança e inovação educativa, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Aplicou-se também uma entrevista semiestruturada à diretora da escola, de forma a caraterizarmos a sua própria perceção de liderança. As principais conclusões que retirámos deste estudo foram que o tipo de liderança mais percecionada pelos docentes relativamente à atuação da diretora é a liderança do tipo transformacional, seguindo-se a liderança transacional que também foi percecionada com valores próximos. Para além disso, verificámos que não foram percecionados na líder comportamentos característicos da liderança laissez-faire.
id RCAP_5c6d5fd1a142cdf57b8be6c088344e39
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6551
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da BeiraLiderançaInovações educativasAdministração do ensinoLeadershipSchool leadershipLeadership stylesAdministration and school managementO conceito de liderança foi sujeito a diversas interpretações e definições, desde o início do século XX, pelo que é comum dizer-se que há tantas definições de liderança como os autores que a ela se referem. No entanto, o realce vai para um leque de características associadas ao exercício de uma liderança eficaz, onde se destacam a capacidade do líder se adaptar facilmente às situações e ao contexto onde a organização está inserida e a competência para gerir conflitos e exercer influência em ambientes ambíguos e complexos. A importância de existirem lideranças fortes nas organizações escolares é, assim, cada vez mais legitimada e enfatizada. A presente investigação pretende caraterizar a liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira e também como essa liderança perspetiva a promoção e implementação da mudança e inovação educativa, na perceção dos coordenadores de departamento, diretores de turma e dos docentes que exercem funções na escola. A investigação assumiu a forma de estudo de caso. Para conhecermos a opinião dos coordenadores de departamento, dos diretores de turma e dos docentes, relativamente ao estilo de liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira, e a forma como promove e implementa a mudança e inovação educativa, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Aplicou-se também uma entrevista semiestruturada à diretora da escola, de forma a caraterizarmos a sua própria perceção de liderança. As principais conclusões que retirámos deste estudo foram que o tipo de liderança mais percecionada pelos docentes relativamente à atuação da diretora é a liderança do tipo transformacional, seguindo-se a liderança transacional que também foi percecionada com valores próximos. Para além disso, verificámos que não foram percecionados na líder comportamentos característicos da liderança laissez-faire.The concept of leadership has been subject to several interpretations and definitions since the beginning of the twentieth century, so it is common to say that there are as many definitions of leadership as the authors who refer to it. However, the emphasis goes to a range of characteristics associated with the exercise of effective leadership, highlighting the ability of the leader to easily adapt to the situations, to the context where the organization is inserted and to the competence to manage conflicts and exert influence in ambiguous and complex environments. The importance of strong leadership in school organizations is, therefore, increasingly legitimized and emphasized. The present research intends to characterize the leadership of a secondary school located in Cova da Beira and also as that leadership has the perspective of promotion and implementation of educational change and innovation, in the perception of the department coordinators, class directors and the teachers who work in school. The investigation took the form of a case study. In order to know the opinion of the department coordinators, the class directors and the teachers, regarding the leadership style of the directress of a secondary school located in Cova da Beira, and the way she promotes and implements educational change and innovation, it was implemented the use of a questionnaire survey. A semi-structured interview will also be applied to the school principal in order to characterize her own perception of leadership. The main conclusions we drew from this study were that the type of leadership most perceived by the teachers in relation to the directress' performance is the leadership of the transformational type, followed by the transactional leadership that was also perceived with close values. In addition, we noticed that the behaviors characteristic of laissez-faire leadership were not perceived in the leader.Henriques, SusanaRepositório AbertoMendes, Américo Carvalho2020-05-31T00:30:34Z2017-05-312017-06-192017-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6551TID:201730502porMendes, Américo Carvalho - A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa [Em linha]: o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira. [S.l.]: [s.n.], 2017. 178 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:01.181369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
title A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
spellingShingle A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
Mendes, Américo Carvalho
Liderança
Inovações educativas
Administração do ensino
Leadership
School leadership
Leadership styles
Administration and school management
title_short A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
title_full A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
title_fullStr A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
title_full_unstemmed A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
title_sort A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa : o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira
author Mendes, Américo Carvalho
author_facet Mendes, Américo Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Susana
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Américo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Inovações educativas
Administração do ensino
Leadership
School leadership
Leadership styles
Administration and school management
topic Liderança
Inovações educativas
Administração do ensino
Leadership
School leadership
Leadership styles
Administration and school management
description O conceito de liderança foi sujeito a diversas interpretações e definições, desde o início do século XX, pelo que é comum dizer-se que há tantas definições de liderança como os autores que a ela se referem. No entanto, o realce vai para um leque de características associadas ao exercício de uma liderança eficaz, onde se destacam a capacidade do líder se adaptar facilmente às situações e ao contexto onde a organização está inserida e a competência para gerir conflitos e exercer influência em ambientes ambíguos e complexos. A importância de existirem lideranças fortes nas organizações escolares é, assim, cada vez mais legitimada e enfatizada. A presente investigação pretende caraterizar a liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira e também como essa liderança perspetiva a promoção e implementação da mudança e inovação educativa, na perceção dos coordenadores de departamento, diretores de turma e dos docentes que exercem funções na escola. A investigação assumiu a forma de estudo de caso. Para conhecermos a opinião dos coordenadores de departamento, dos diretores de turma e dos docentes, relativamente ao estilo de liderança da diretora de uma escola secundária situada na Cova da Beira, e a forma como promove e implementa a mudança e inovação educativa, recorreu-se à utilização de um inquérito por questionário. Aplicou-se também uma entrevista semiestruturada à diretora da escola, de forma a caraterizarmos a sua própria perceção de liderança. As principais conclusões que retirámos deste estudo foram que o tipo de liderança mais percecionada pelos docentes relativamente à atuação da diretora é a liderança do tipo transformacional, seguindo-se a liderança transacional que também foi percecionada com valores próximos. Para além disso, verificámos que não foram percecionados na líder comportamentos característicos da liderança laissez-faire.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31
2017-06-19
2017-05-31T00:00:00Z
2020-05-31T00:30:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6551
TID:201730502
url http://hdl.handle.net/10400.2/6551
identifier_str_mv TID:201730502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendes, Américo Carvalho - A liderança na promoção e implementação da mudança e inovação educativa [Em linha]: o caso de uma escola secundária situada na Cova da Beira. [S.l.]: [s.n.], 2017. 178 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135045999394816