A problemática do sono em controladores de tráfego aéreo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37539 |
Resumo: | Com o presente trabalho pretendeu-se caracterizar a qualidade do sono, os níveis de sonolência excessiva diurna, a fadiga e indicadores de bem-estar concernentes aos Controladores de Tráfego Aéreo de Portugal. O estudo visou a comparação de dados de dois momentos distintos; antes da pandemia e novembro de 2020, ou seja, antes e durante a pandemia. O método de abordagem foi de natureza quantitativa, através do recurso a um questionário, tendo o mesmo sido aplicado a 337 indivíduos que constituíam a população. A amostra produtora de dados foi não probabilística e constituída por 73 indivíduos. As conclusões, com maior relevância, revelam que embora a maioria dos trabalhadores não evidenciem problemas ao nível das variáveis analisadas, existem, contudo, grupos significativos que apontam para: número de horas de trabalho muito elevado, número de horas de sono insuficientes, sonolência excessiva em períodos não expectáveis e perturbações do foro psicológico. Os dados revelam, concomitantemente, que o mês de novembro de 2020, durante a pandemia, apresentou, indicadores mais favoráveis em termos de: qualidade do sono, sonolência excessiva diurna e fadiga, não tendo sido alheia a diminuição do tráfego aéreo. Tendo por referência os dados obtidos, e tendo por referência a diversidade de riscos que esta problemática envolve, aponta-se para a necessidade de monitorização dos problemas evidenciados. |
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A problemática do sono em controladores de tráfego aéreoSegurança no TrabalhoSonoFadigaControladores Tráfego AéreoOccupational SafetySleepFatigueAir Traffic ControllersCom o presente trabalho pretendeu-se caracterizar a qualidade do sono, os níveis de sonolência excessiva diurna, a fadiga e indicadores de bem-estar concernentes aos Controladores de Tráfego Aéreo de Portugal. O estudo visou a comparação de dados de dois momentos distintos; antes da pandemia e novembro de 2020, ou seja, antes e durante a pandemia. O método de abordagem foi de natureza quantitativa, através do recurso a um questionário, tendo o mesmo sido aplicado a 337 indivíduos que constituíam a população. A amostra produtora de dados foi não probabilística e constituída por 73 indivíduos. As conclusões, com maior relevância, revelam que embora a maioria dos trabalhadores não evidenciem problemas ao nível das variáveis analisadas, existem, contudo, grupos significativos que apontam para: número de horas de trabalho muito elevado, número de horas de sono insuficientes, sonolência excessiva em períodos não expectáveis e perturbações do foro psicológico. Os dados revelam, concomitantemente, que o mês de novembro de 2020, durante a pandemia, apresentou, indicadores mais favoráveis em termos de: qualidade do sono, sonolência excessiva diurna e fadiga, não tendo sido alheia a diminuição do tráfego aéreo. Tendo por referência os dados obtidos, e tendo por referência a diversidade de riscos que esta problemática envolve, aponta-se para a necessidade de monitorização dos problemas evidenciados.Present work aimed to describe sleep quality, daytime levels of excessive sleepiness, fatigue and well-being indicators, concerning Portuguese Air Traffic Controllers. The study intended to compare data from two different moments: before pandemic and november 2020, that is, before and during pandemic. The approach method was quantitative in nature, using a questionnaire, applied to 337 individuals, which constituted the population. The sample data-producing was non-probabilistic and consisted of 73 individuals. Conclusions, with greater significance, reveal that although most workers do not show problems in terms of the analyzed variables, there are, however, significant groups that point to: very high number of working hours, insufficient sleep hours, excessive sleepiness in unexpected periods and psychological disturbances. The data reveal, at the same time, that the month of november 2020, during the pandemic, presented more favorable indicators in terms of: sleep quality, excessive daytime sleepiness and fatigue, to which it will be associated air traffic decrease. Having in reference obtained data and the diversity of risks involved in this issue, the need to monitor problems highlighted is pointed out.Pereira, Maria OdeteRepositório ComumHenriques, Pedro Manuel dos Santos2021-092021-09-01T00:00:00Z2026-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37539TID:202890015porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:49.042929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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