Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/3605
Resumo: As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.
id RCAP_5c8d60936a4951ee97d3aea98fe53c2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagemAs questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.Universidade do MinhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, BeatrizAlmeida, Leandro S.2010-11-23T14:41:28Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3605porSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:10:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:25.960599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
title Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
spellingShingle Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
Araújo, Beatriz
title_short Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
title_full Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
title_fullStr Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
title_sort Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
author Araújo, Beatriz
author_facet Araújo, Beatriz
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Beatriz
Almeida, Leandro S.
description As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23T14:41:28Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/3605
url http://hdl.handle.net/10400.14/3605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131717925076992