Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/3605 |
Resumo: | As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior. |
id |
RCAP_5c8d60936a4951ee97d3aea98fe53c2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagemAs questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior.Universidade do MinhoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAraújo, BeatrizAlmeida, Leandro S.2010-11-23T14:41:28Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3605porSEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:10:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:25.960599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
title |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem Araújo, Beatriz |
title_short |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_full |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
title_sort |
Interferência dos factores psicossociais e curriculares no rendimento académico: um estudo com estudantes de enfermagem |
author |
Araújo, Beatriz |
author_facet |
Araújo, Beatriz Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Beatriz Almeida, Leandro S. |
description |
As questões da adaptação académica, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes do Ensino Superior são hoje amplamente investigadas em Portugal. A par dos problemas de insucesso e de abandono, reconhece-se que as instituições de Ensino Superior são contextos privilegiados de desenvolvimento psicossocial dos jovens-adultos através dos múltiplos desafios que se colocam aos alunos. Um desses desafios passa pelas mudanças na forma de organização do ensino, de leccionação dos professores e tipo de aprendizagem do aluno, assim como pelas novas formas de avaliação académica, tendo sobretudo impacto no rendimento académico dos estudantes. Este estudo considera alunos de enfermagem, frequentando cursos que se podem diferenciar em termos da sua organização curricular (modular versus não modular) e da avaliação, nomeadamente em face da formatação curricular dos respectivos cursos. Os resultados sugerem que, a par da nota de candidatura ao ensino superior e da deslocação da família para frequentarem o curso superior, algumas outras dimensões da sua adaptação e satisfação académica se associam de forma estatisticamente significativa ao rendimento académico atingido no final do 1º e do 2º ano do Ensino Superior. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-23T14:41:28Z 2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/3605 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/3605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SEMINÁRIO INTERNACIONAL “CONTRIBUTOS DA PSICOLOGIA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS”, I, 19-20 Julho, 2010 - Livro de Programa e Resumos. Braga; Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, 2010. ISBN- 978-972-8746-87-2. p.1207-1217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131717925076992 |