O arquivo do etnomusicólogo Virgílio Pereira: organização e descrição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20124 |
Resumo: | Os olhares dos arquivistas sobre os arquivos pessoais são divergentes, quanto à forma como se devem organizar, descrever e comunicar mas coincidem quanto à importância de que se revestem para o estudo das personalidades que lhes deram origem. O arquivo pessoal do músico e etnomusicólogo Vergílio Pereira ilustra a relevância deste tipo de documentação para a produção de conhecimento sobre um período da história da música portuguesa, que se situa entre a década de 20 a 60 do séc. XX. O presente estudo tem como objetivos a organização e descrição da documentação pertencente ao arquivo pessoal de Vergílio Pereira, com recurso às normas publicadas pelo Conselho Internacional de Arquivos, ISAD(G), ISAAR ISDIAH e ISDF com adaptações. Pretende-se, através da articulação das normas, representar a realidade dos documentos e do seu contexto de produção, de uma forma coerente e clara que permita ao utilizador aceder e recuperar a informação. Numa primeira parte do trabalho, é apresentada a problemática e a fundamentação da metodologia utilizada. A seguir, é feita uma revisão da literatura na qual se apresentam diversas perspetivas de alguns autores sobre os arquivos pessoais, em geral, e os arquivos produzidos por músicos, em particular. As normas de descrição arquivística e o modelo concetual a ser desenvolvido são igualmente abordados, com a referência a algumas iniciativas desenvolvidas e apresentadas pelo Conselho Internacional de Arquivos. A terceira e última parte incide sobre o estudo de caso que constitui o arquivo de Vergílio Pereira. Neste capítulo, explicitamos o processo de organização da documentação, com a apresentação de um quadro de classificação construído a partir da identificação e estudo dos documentos, do produtor e das suas funções. Posteriormente, tomamos a descrição e a aplicação das normas como ponto de partida para refletir sobre o seu uso no arquivo de Vergílio Pereira e nos arquivos em geral. |
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O arquivo do etnomusicólogo Virgílio Pereira: organização e descriçãoArquivos pessoaisEtnomusicologiaOrganização ArquivísticaArquivos de músicosDescrição ArquivísticaPersonal archivesMusician’s archivesEthnomusicologyArchival descriptionDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesOs olhares dos arquivistas sobre os arquivos pessoais são divergentes, quanto à forma como se devem organizar, descrever e comunicar mas coincidem quanto à importância de que se revestem para o estudo das personalidades que lhes deram origem. O arquivo pessoal do músico e etnomusicólogo Vergílio Pereira ilustra a relevância deste tipo de documentação para a produção de conhecimento sobre um período da história da música portuguesa, que se situa entre a década de 20 a 60 do séc. XX. O presente estudo tem como objetivos a organização e descrição da documentação pertencente ao arquivo pessoal de Vergílio Pereira, com recurso às normas publicadas pelo Conselho Internacional de Arquivos, ISAD(G), ISAAR ISDIAH e ISDF com adaptações. Pretende-se, através da articulação das normas, representar a realidade dos documentos e do seu contexto de produção, de uma forma coerente e clara que permita ao utilizador aceder e recuperar a informação. Numa primeira parte do trabalho, é apresentada a problemática e a fundamentação da metodologia utilizada. A seguir, é feita uma revisão da literatura na qual se apresentam diversas perspetivas de alguns autores sobre os arquivos pessoais, em geral, e os arquivos produzidos por músicos, em particular. As normas de descrição arquivística e o modelo concetual a ser desenvolvido são igualmente abordados, com a referência a algumas iniciativas desenvolvidas e apresentadas pelo Conselho Internacional de Arquivos. A terceira e última parte incide sobre o estudo de caso que constitui o arquivo de Vergílio Pereira. Neste capítulo, explicitamos o processo de organização da documentação, com a apresentação de um quadro de classificação construído a partir da identificação e estudo dos documentos, do produtor e das suas funções. Posteriormente, tomamos a descrição e a aplicação das normas como ponto de partida para refletir sobre o seu uso no arquivo de Vergílio Pereira e nos arquivos em geral.The looks of the archivists on the personal archives are divergent, as to how they should organize, describe and communicate but coincide as to the importance for the study of the personalities that gave rise to them. The personal archive of the musician and ethnomusicologist Vergílio Pereira illustrates the relevance of this type of documentation for the production of knowledge about a period in the history of portuguese music, which is situated between 1920 and 1960 of the twentieth century. The present study has as objectives the organization and description of the documentation belonging to the personal archive of Vergílio Pereira, using the standards published by the International Council on Archives, ISAD (G), ISAAR ISDIAH and ISDF, this last, adapted. It is intended, through the articulation of standards, represent the reality of the documents and their context of production, in a coherent and clear allowing users to access and retrieve information. In the first part of this study, it is presented the issue and the reasons for the methodology used. The following is a review of the literature on which offer several perspectives of some authors on personal archives, in general, and the archives produced by musicians, in particular. Rules for archival description and the concetual model to be developed are also addressed, with reference to some initiatives developed and presented by the International Council on Archives. The third and last part focuses on the case study which is the Vergílio archive´s. In this chapter, we have specified the organization process of documentation, with the presentation of a classification framework built from the identification and study of documents from the producer and their functions. Later, we take the description and the application of standards as a starting point to reflect on its use in the Vergílio Pereira and the archives in general.Rosa, Maria de LurdesPenteado, PedroRUNCorreia, Ana Cristina Ramalho Henriques2018-11-21T01:30:16Z2016-11-212016-05-022016-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20124TID:201547180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:18Zoai:run.unl.pt:10362/20124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:59.234339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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