O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49489
Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física.
id RCAP_5c93bbf294a7c4bad2167875cde03e41
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundárioEducação físicaEstágioAptidão físicaFITescolaAtividades físicas extracurricularesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física.Rodriguez, Ana CarolinaRepositório ComumSantos, Carlos2024-01-31T19:38:04Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49489TID:203496639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T04:15:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:39.191865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
title O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
spellingShingle O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
Santos, Carlos
Educação física
Estágio
Aptidão física
FITescola
Atividades físicas extracurriculares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
title_full O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
title_fullStr O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
title_full_unstemmed O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
title_sort O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
author Santos, Carlos
author_facet Santos, Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Ana Carolina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio
Aptidão física
FITescola
Atividades físicas extracurriculares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Estágio
Aptidão física
FITescola
Atividades físicas extracurriculares
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12
2023-12-12T00:00:00Z
2024-01-31T19:38:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49489
TID:203496639
url http://hdl.handle.net/10400.26/49489
identifier_str_mv TID:203496639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079721984000