O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49489 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física. |
id |
RCAP_5c93bbf294a7c4bad2167875cde03e41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49489 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundárioEducação físicaEstágioAptidão físicaFITescolaAtividades físicas extracurricularesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física.Rodriguez, Ana CarolinaRepositório ComumSantos, Carlos2024-01-31T19:38:04Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49489TID:203496639porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T04:15:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:39.191865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
title |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
spellingShingle |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário Santos, Carlos Educação física Estágio Aptidão física FITescola Atividades físicas extracurriculares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
title_full |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
title_fullStr |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
title_full_unstemmed |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
title_sort |
O efeito das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos do 3º ciclo e secundário |
author |
Santos, Carlos |
author_facet |
Santos, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodriguez, Ana Carolina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio Aptidão física FITescola Atividades físicas extracurriculares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Estágio Aptidão física FITescola Atividades físicas extracurriculares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O objetivo deste trabalho foi descrever, o mais detalhado possível, o processo de estágio curricular, realizado no âmbito da Educação Física, com vista à conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Começando pela Área I, que tem como foco a caracterização do local onde se realizou o estágio curricular, as ideias básicas passam também por descrever a relação estabelecida com os vários agentes do estágio, tais como as turmas envolvidas e todos os professores e funcionários da escola. Posteriormente, a Área II apresenta os três domínios principais do processo de ensino-aprendizagem: Planeamento, Ensino e Avaliação. Paralelamente, é feita uma descrição dos métodos utilizados na escola de estágio nestes domínios. Na Área III é feita uma descrição mais aprofundada de todas as atividades e projetos que houve a oportunidade de participar, através da envolvência direta do Professor-Estagiário com os vários agentes escolares, enfatizando as aprendizagens absorvidas nestas experiências. Por fim, na Área IV é apresentado o estudo realizado no contexto da investigação científica inerente ao estágio. Esta investigação teve como objetivo estudar os efeitos das atividades físicas extracurriculares na aptidão física dos alunos da Escola Secundária João de Deus. Nos principais resultados obtidos, observou-se que existem diferenças de aptidão física entre os alunos praticantes e não praticantes destas atividades, embora nem todas muito significativas. Concluindo, podemos constatar que as atividades físicas extracurriculares são benéficas para a aptidão física dos alunos e para a sua saúde, no geral, sendo que os professores de Educação Física têm um papel fundamental, tanto na promoção e incentivo na prática destas atividades, como na melhoria da saúde e aptidão física dos alunos, através das aulas de Educação Física. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-12 2023-12-12T00:00:00Z 2024-01-31T19:38:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/49489 TID:203496639 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/49489 |
identifier_str_mv |
TID:203496639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079721984000 |