Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Marco Paulo Valente Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11768
Resumo: O presente Relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021 (atípico devido à Pandemia de SAR-CoV-2), o qual decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parte é apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado, no que concerne à intervenção junto das turmas do ensino básico e secundário, 9.º e 10.º ano respetivamente, nas quais foram abordados temas como: o planeamento, ensino e aprendizagem, avaliação, direção de turma. De seguida apresenta-se o desporto escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. Na segunda parte, dá-se destaque ao projeto de investigação, o qual incidiu sobre a Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia. O qual foi realizado com a turma do ensino secundário, do 10.º ano, com a participação de 22 alunos, de ambos os géneros. Pretendeu-se, verificar se a aplicação de um programa de treino, com a duração de oito semanas, sendo este executado em ensino presencial e à distância, desenvolve a aptidão física dos sujeitos. Foi através do programa FITescola®, nomeadamente, dos testes vaivém, flexão de braços, impulsão horizontal e abdominais, que se fez uma avaliação pré e pós a execução do programa de treino e se tiraram as devidas ilações.
id RCAP_91645e222ef96542e0f731e47a4abfbc
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemiaRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Amato LusitanoAptidão FísicaEducação FísicaFitescola®Programa de TreinoRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente Relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021 (atípico devido à Pandemia de SAR-CoV-2), o qual decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parte é apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado, no que concerne à intervenção junto das turmas do ensino básico e secundário, 9.º e 10.º ano respetivamente, nas quais foram abordados temas como: o planeamento, ensino e aprendizagem, avaliação, direção de turma. De seguida apresenta-se o desporto escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. Na segunda parte, dá-se destaque ao projeto de investigação, o qual incidiu sobre a Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia. O qual foi realizado com a turma do ensino secundário, do 10.º ano, com a participação de 22 alunos, de ambos os géneros. Pretendeu-se, verificar se a aplicação de um programa de treino, com a duração de oito semanas, sendo este executado em ensino presencial e à distância, desenvolve a aptidão física dos sujeitos. Foi através do programa FITescola®, nomeadamente, dos testes vaivém, flexão de braços, impulsão horizontal e abdominais, que se fez uma avaliação pré e pós a execução do programa de treino e se tiraram as devidas ilações.This Internship Report was carried out within the scope of the Pedagogical Internship curricular unit and aims to demonstrate all the work developed throughout the school year 2020/2021 (atypical due to the SARS-CoV-2 pandemic), which took place at the Secondary School Amato Lusitano, in Castelo Branco. In the first part, a detailed description of what was done is introduced, with regard to the intervention with the primary and secondary classes, from the 9th and 10th grade, respectively, which whom topics such as planning, teaching and learning, assessment and class management were approached. Then, the relationship between the school sports and the school community is also presented, as well as some reflections on how this whole process took place. In the second part, the research project is stressed. It focused the Analysis of Physical Condition in School Context: development of physical fitness in the Physical Education class in a time of pandemic and it was carried out with a secondary school class, from the 10th grade, with the participation of 22 students from both genders. It was intended, to find out if the performance of a training program, during eight weeks, being a face to face and distance learning, develops the subjects' physical fitness. The needed conclusions were drawn after making an evaluation which was made before and after the execution of the FITescola® program, namely, the tests of push-up, shuttle, horizontal jump and curl-up.Marinho, Daniel AlmeidauBibliorumAntunes, Marco Paulo Valente Pereira2022-01-12T16:56:44Z2021-07-232021-06-302021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11768TID:202856194porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:28.816749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
title Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
spellingShingle Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
Antunes, Marco Paulo Valente Pereira
Aptidão Física
Educação Física
Fitescola®
Programa de Treino
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
title_full Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
title_fullStr Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
title_full_unstemmed Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
title_sort Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia
author Antunes, Marco Paulo Valente Pereira
author_facet Antunes, Marco Paulo Valente Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marinho, Daniel Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Marco Paulo Valente Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Educação Física
Fitescola®
Programa de Treino
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Educação Física
Fitescola®
Programa de Treino
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente Relatório de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e visa dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2020/2021 (atípico devido à Pandemia de SAR-CoV-2), o qual decorreu na Escola Secundária Amato Lusitano, em Castelo Branco. Na primeira parte é apresentada uma descrição pormenorizada do que foi realizado, no que concerne à intervenção junto das turmas do ensino básico e secundário, 9.º e 10.º ano respetivamente, nas quais foram abordados temas como: o planeamento, ensino e aprendizagem, avaliação, direção de turma. De seguida apresenta-se o desporto escolar e a relação com a comunidade escolar, assim como também são explanadas algumas reflexões sobre como decorreu todo este processo. Na segunda parte, dá-se destaque ao projeto de investigação, o qual incidiu sobre a Análise da Condição Física em Contexto Escolar: desenvolvimento da aptidão física na aula de Educação Física em tempo de pandemia. O qual foi realizado com a turma do ensino secundário, do 10.º ano, com a participação de 22 alunos, de ambos os géneros. Pretendeu-se, verificar se a aplicação de um programa de treino, com a duração de oito semanas, sendo este executado em ensino presencial e à distância, desenvolve a aptidão física dos sujeitos. Foi através do programa FITescola®, nomeadamente, dos testes vaivém, flexão de braços, impulsão horizontal e abdominais, que se fez uma avaliação pré e pós a execução do programa de treino e se tiraram as devidas ilações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-23
2021-06-30
2021-07-23T00:00:00Z
2022-01-12T16:56:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11768
TID:202856194
url http://hdl.handle.net/10400.6/11768
identifier_str_mv TID:202856194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136403988152320