A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ivone Martins de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39450
Resumo: O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento.
id RCAP_5c950003b4c8ff2db2edc60ce8403e11
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográficaTeoria de PiagetDesenvolvimento cognitivoConservação piagetianaConservação musicalO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento.This report was prepared to obtain a master's degree in Music Teaching – Music Training Branch, by the University of Aveiro. It falls within the scope of the Curricular Unit of Teaching Practice Supervised, having as scientific advisor Professor Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. The report consists of two parts. It begins with a research part, dedicated to the Piagetian conservation concept, namely his study applied to musical development. Constituting a first bibliographic review of a work that, rooted and submerged in the Developmental and Learning Psychology, is complex and extensive and the following guiding questions were elaborated: Is conservation an issue with implications in the area of music as reported in other areas? What does conservation in music mean? How do the cognitive processes that characterize the phenomenon of conservation take place in the context of musical development, how can they be studied and interpreted? Who are the main authors and achieved studies? What teaching and learning processes implications can be observed? It also contains a section dedicated to the internship held at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), in the 2018/2019 school year, within the third and fourth grade classes articulated regime, under the guidance of the scientific advisor and the advisor co-operator Professor Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. This section starts with a brief description of the internship location and the classes involved, followed by a description and analysis of classes attended and taught by the master's student as well as activities organized and intended for the host institution's school community.2023-09-28T14:56:49Z2023-01-03T00:00:00Z2023-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39450porCarvalho, Ivone Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:17:02Zoai:ria.ua.pt:10773/39450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:37.328987Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
title A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
spellingShingle A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
Carvalho, Ivone Martins de
Teoria de Piaget
Desenvolvimento cognitivo
Conservação piagetiana
Conservação musical
title_short A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
title_full A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
title_fullStr A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
title_sort A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
author Carvalho, Ivone Martins de
author_facet Carvalho, Ivone Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ivone Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Piaget
Desenvolvimento cognitivo
Conservação piagetiana
Conservação musical
topic Teoria de Piaget
Desenvolvimento cognitivo
Conservação piagetiana
Conservação musical
description O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28T14:56:49Z
2023-01-03T00:00:00Z
2023-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39450
url http://hdl.handle.net/10773/39450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137746468470784