A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39450 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento. |
id |
RCAP_5c950003b4c8ff2db2edc60ce8403e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39450 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográficaTeoria de PiagetDesenvolvimento cognitivoConservação piagetianaConservação musicalO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento.This report was prepared to obtain a master's degree in Music Teaching – Music Training Branch, by the University of Aveiro. It falls within the scope of the Curricular Unit of Teaching Practice Supervised, having as scientific advisor Professor Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. The report consists of two parts. It begins with a research part, dedicated to the Piagetian conservation concept, namely his study applied to musical development. Constituting a first bibliographic review of a work that, rooted and submerged in the Developmental and Learning Psychology, is complex and extensive and the following guiding questions were elaborated: Is conservation an issue with implications in the area of music as reported in other areas? What does conservation in music mean? How do the cognitive processes that characterize the phenomenon of conservation take place in the context of musical development, how can they be studied and interpreted? Who are the main authors and achieved studies? What teaching and learning processes implications can be observed? It also contains a section dedicated to the internship held at the Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), in the 2018/2019 school year, within the third and fourth grade classes articulated regime, under the guidance of the scientific advisor and the advisor co-operator Professor Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. This section starts with a brief description of the internship location and the classes involved, followed by a description and analysis of classes attended and taught by the master's student as well as activities organized and intended for the host institution's school community.2023-09-28T14:56:49Z2023-01-03T00:00:00Z2023-01-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39450porCarvalho, Ivone Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:49:41Zoai:ria.ua.pt:10773/39450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:49:41Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
title |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica Carvalho, Ivone Martins de Teoria de Piaget Desenvolvimento cognitivo Conservação piagetiana Conservação musical |
title_short |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
title_full |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
title_sort |
A conservação de Piaget na aprendizagem musical: contributos para uma revisão bibliográfica |
author |
Carvalho, Ivone Martins de |
author_facet |
Carvalho, Ivone Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ivone Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria de Piaget Desenvolvimento cognitivo Conservação piagetiana Conservação musical |
topic |
Teoria de Piaget Desenvolvimento cognitivo Conservação piagetiana Conservação musical |
description |
O presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Ramo de Formação Musical, pela Universidade de Aveiro. Enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, tendo como orientadora científica a Professora Doutora Maria Helena Ribeiro da Silva Caspurro. O relatório é constituído por duas partes. Inicia com uma parte de investigação, dedicada ao conceito de conservação, de Piaget, nomeadamente o seu estudo aplicado ao desenvolvimento musical. Constituindo uma primeira revisão bibliográfica de um trabalho que, enraizado e submerso na Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, é complexo e extenso, foram elaboradas as seguintes questões que o nortearam: Será a conservação um assunto com implicações na área da Música, como já foi reportado noutras áreas? O que significa conservação em Música? De que forma os processos cognitivos que caracterizam o fenómeno da conservação se verificam no contexto do desenvolvimento musical, como podem ser estudados e interpretados? Quais os principais autores e estudos realizados? Que implicações se podem retirar para os processos de ensino e aprendizagem? Contém também uma secção dedicada ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes do Centro (CMAC), no ano letivo de 2018/2019, em turmas de terceiro e quarto graus do regime articulado, sob orientação da orientadora científica e da orientadora cooperante Paula Margarida de Oliveira Gonçalves Pereira. Esta secção inicia com uma breve descrição do local de realização do estágio e das turmas envolvidas, seguindo-se uma descrição e análise de aulas assistidas e lecionadas pela mestranda bem como de atividades por si organizadas e destinadas à comunidade escolar da instituição de acolhimento. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-28T14:56:49Z 2023-01-03T00:00:00Z 2023-01-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39450 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543876197482496 |