Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13134
Resumo: A utilização das práticas metodológicas no ensino escolar se faz presente na vida de todos nos que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e praticas educativas. Sendo de suma importância o uso das metodologias no processo de ensino/aprendizagem, Princialmente, quando relacionamos essas metodologias a teorias educacionais que são aplicadas em salas de aula, no processo de aprendizagem. Considerando a significativa importância de fundamentar nossas praticas pedagógicas em teorias educacionais, com a finalidade de alcançar metas educativas na assimilação do conhecimento, na perspectiva de formamos homens críticos, descobridores, criativos, ativos e cidadãos na busca constante da construção da autonomia. Onde a educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao reforço do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. Assim, esse projeto se direciona na perspectiva de fundamentar a teoria de Jean Piaget na pratica docente, tomando como foco seus aspectos metodológicos, servindo de subsidio na formação de professores, compreendendo que não adiantam belos programas e belas teorias, faz-se necessário uma formação completa para os professores de todos os níveis, para que se possa garantir a toda criança o inteiro desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções, ate a adaptação a vida social.
id UFCG_fc0cf1c1cd25cd036ec2128dbc7b68b2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13134
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.Piaget's fundamentals in teaching practice: methodological aspects.Psicologia educacionalPiagetPrática de ensinoTeoria PiagetianaPiaget e a educaçãoEducational PsychologyTeaching practicePiagetian TheoryPiaget and educationA utilização das práticas metodológicas no ensino escolar se faz presente na vida de todos nos que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e praticas educativas. Sendo de suma importância o uso das metodologias no processo de ensino/aprendizagem, Princialmente, quando relacionamos essas metodologias a teorias educacionais que são aplicadas em salas de aula, no processo de aprendizagem. Considerando a significativa importância de fundamentar nossas praticas pedagógicas em teorias educacionais, com a finalidade de alcançar metas educativas na assimilação do conhecimento, na perspectiva de formamos homens críticos, descobridores, criativos, ativos e cidadãos na busca constante da construção da autonomia. Onde a educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao reforço do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. Assim, esse projeto se direciona na perspectiva de fundamentar a teoria de Jean Piaget na pratica docente, tomando como foco seus aspectos metodológicos, servindo de subsidio na formação de professores, compreendendo que não adiantam belos programas e belas teorias, faz-se necessário uma formação completa para os professores de todos os níveis, para que se possa garantir a toda criança o inteiro desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções, ate a adaptação a vida social.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.2009-02-202020-07-02T16:24:40Z2020-07-022020-07-02T16:24:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13134OLIVEIRA, Michelly Queiroga de. Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T17:12:15Zoai:localhost:riufcg/13134Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T17:12:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
Piaget's fundamentals in teaching practice: methodological aspects.
title Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
spellingShingle Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.
Psicologia educacional
Piaget
Prática de ensino
Teoria Piagetiana
Piaget e a educação
Educational Psychology
Teaching practice
Piagetian Theory
Piaget and education
title_short Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
title_full Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
title_fullStr Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
title_full_unstemmed Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
title_sort Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos.
author OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.
author_facet OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Michelly Queiroga de.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Piaget
Prática de ensino
Teoria Piagetiana
Piaget e a educação
Educational Psychology
Teaching practice
Piagetian Theory
Piaget and education
topic Psicologia educacional
Piaget
Prática de ensino
Teoria Piagetiana
Piaget e a educação
Educational Psychology
Teaching practice
Piagetian Theory
Piaget and education
description A utilização das práticas metodológicas no ensino escolar se faz presente na vida de todos nos que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e praticas educativas. Sendo de suma importância o uso das metodologias no processo de ensino/aprendizagem, Princialmente, quando relacionamos essas metodologias a teorias educacionais que são aplicadas em salas de aula, no processo de aprendizagem. Considerando a significativa importância de fundamentar nossas praticas pedagógicas em teorias educacionais, com a finalidade de alcançar metas educativas na assimilação do conhecimento, na perspectiva de formamos homens críticos, descobridores, criativos, ativos e cidadãos na busca constante da construção da autonomia. Onde a educação deve visar o pleno desenvolvimento da personalidade humana e ao reforço do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais. Assim, esse projeto se direciona na perspectiva de fundamentar a teoria de Jean Piaget na pratica docente, tomando como foco seus aspectos metodológicos, servindo de subsidio na formação de professores, compreendendo que não adiantam belos programas e belas teorias, faz-se necessário uma formação completa para os professores de todos os níveis, para que se possa garantir a toda criança o inteiro desenvolvimento de suas funções mentais e a aquisição de conhecimentos e valores morais correspondentes ao exercício de suas funções, ate a adaptação a vida social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-20
2020-07-02T16:24:40Z
2020-07-02
2020-07-02T16:24:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13134
OLIVEIRA, Michelly Queiroga de. Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13134
identifier_str_mv OLIVEIRA, Michelly Queiroga de. Os fundamentos de Piaget na prática docente: aspectos metodológicos. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445867819008