O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45201 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoThe didactic potential of genealogy for the identity construction and for the development of the historical understanding of the students of 1st and 2nd cycle of basic educationGenealogiasIdentidadeTemporalidadeConsciência históricaEducação históricaGenealogiesIdentityTemporalityHistorical consciousnessHistory educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento constitui um relatório reflexivo, fruto de uma intervenção pedagógica em contexto escolar de cariz investigativo, realizada no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, ministrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho. Nesta intervenção pretendeu-se conciliar o processo de ensino e aprendizagem de valência pedagógica e as modalidades investigativas tendo por base o projeto intitulado O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Com este projeto pretendeu-se, essencialmente, analisar de que forma o desenvolvimento de uma metodologia pedagógica orientada para o uso da genealogia como recurso contribui para o desenvolvimento de um pensamento histórico nas crianças. Relativamente ao 1.º ciclo, o projeto foi desenvolvido numa turma do 1.º ano de escolaridade (23 alunos), estruturando-se, neste contexto, um conjunto de atividades orientadas para o estudo da família, visando a construção da identidade pessoal e familiar dos alunos; e numa turma do 5.º ano do 2.º ciclo (23 alunos) com enfoque na construção da identidade nacional, a partir da exploração e análise das genealogias dos reis correspondentes ao tema em estudo O projeto de investigação desenvolveu-se sob as orientações de uma metodologia de investigação-ação, alicerçando-se, paralelamente, nos princípios-base da teoria construtivista de aprendizagem. A análise dos resultados pretendeu assumir uma dimensão indutiva e qualitativa, privilegiando-se os diferentes momentos de interações entre professor-aluno e aluno-aluno. Este projeto permitiu retirar algumas conclusões que atestam a significância do uso das genealogias como recurso para o desenvolvimento do pensamento histórico e confirmar que esta constitui uma ferramenta privilegiada de iniciação à aprendizagem do tempo histórico.This document is a reflective report, which is the result of an investigative intervention in a school context. It was carried out in the course of Supervised Teaching Practice, taught in the 2nd year of the Masters in Education in 1st and 2nd cycle of basic education, at the University of Minho. This intervention was intended to reconcile the teaching and learning process and investigative procedures, which were based on a project entitled The didactic potential of genealogy for the identity construction and for the development of the historical understanding of the students of 1st and 2nd cycle of basic education. With this project we intended to analyze how the exploration of a teaching methodology oriented to the use of genealogy contributes to the development of the historical thinking in children. Talking about the 1st cycle of basic education, the project was developed in a 1st grade class (23 students), and, in this context, there were explored a set of oriented activities for the family study. It was taken as key of development the personal and family identity of the students; and on a class of 5th year of the 2nd cycle of basic education (23 students), where the basic learning platform was based in the construction of national identity, starting from the exploration and analysis of the genealogies of the corresponding kings curriculum programmed. The design of the research was developed under the guidance of a methodology of research-action, which was based in principles of the constructivist theory of learning. The analysis of results intended to assume a dimension, simultaneously, inductive and qualitative, focusing on the different moments of interaction between teacher-student and student-student. This project allowed us to draw some relevant conclusions that confirm the significance of using genealogies as a resource for the development of historical thinking in students and, also, confirms that this pedagogical resource is a privileged tool for the initiation of the historical time learning.Solé, Maria Glória Parra SantosUniversidade do MinhoRamos, Fernanda Clara Costa2017-01-182017-01-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45201por201648237info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:37.802672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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