Dramatização de lendas geometrizadas no desenvolvimento de competências geométricas e comunicativas no pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2103 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em três capítulos, o primeiro referente ao enquadramento da prática; o segundo ao projeto de investigação desenvolvido; e o terceiro à reflexão final sobre a PES. A intervenção educativa foi desenvolvida num jardim de infância público do concelho de Viana do Castelo ao longo de, aproximadamente, quatro meses. Este estudo, centrado no domínio da Matemática, contou com a participação de 15 crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade, tendo como finalidade perceber como é que a criação de um ambiente de aprendizagem, gerado a partir da dramatização de lendas geometrizadas, pode favorecer a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual e de comunicação matemática. De modo a dar resposta a esta problemática foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que atitudes manifestam as crianças face à dramatização de lendas geometrizadas e como é que este fator influencia o modo como resolvem as tarefas propostas?; (2) Como é que a dramatização de lendas geometrizadas influencia a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual?; (3) Como é que as crianças expressam as suas ideias matemáticas e que representações utilizam?; (4) Que dificuldades são identificadas durante a resolução das tarefas?. De acordo com o problema e as questões de investigação definidas optou-se por realizar o estudo segundo uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. O desenho adotado foi o estudo de caso, sendo o caso o grupo de pré-escolar. Foram utilizados como métodos de recolha de dados a observação participante, os registos audiovisuais e fotográficos, o inquérito por entrevista e por questionário e, por último, os documentos escritos. Estes métodos foram aplicados aos quinze participantes e à educadora cooperante deste estudo. A análise dos dados permitiu verificar que a dramatização de lendas geometrizadas envolveu as crianças num contexto mágico, que contribuiu para que se mantivessem motivadas e interessadas durante a realização das tarefas. Foi notório o desenvolvimento e aplicação do vocabulário relacionado com a geometria. Acrescenta-se ainda que as crianças, ao longo de todas as tarefas, desenvolveram várias capacidades de perceção visual, tornando-se progressivamente capazes de reconhecer e discriminar estímulos do espaço. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que o grupo reagiu positivamente às tarefas geradas a partir da dramatização de lendas geometrizadas, o que possibilitou a refinação da capacidade de comunicação e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual. |
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Dramatização de lendas geometrizadas no desenvolvimento de competências geométricas e comunicativas no pré-escolarEducação pré-escolarLendasDramatizaçãoGeometriaCapacidades de perceção visualComunicação matemáticaPreschool educationLegendsDramatizationGeometrySpatial perception abilitiesMathematics communicationEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em três capítulos, o primeiro referente ao enquadramento da prática; o segundo ao projeto de investigação desenvolvido; e o terceiro à reflexão final sobre a PES. A intervenção educativa foi desenvolvida num jardim de infância público do concelho de Viana do Castelo ao longo de, aproximadamente, quatro meses. Este estudo, centrado no domínio da Matemática, contou com a participação de 15 crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade, tendo como finalidade perceber como é que a criação de um ambiente de aprendizagem, gerado a partir da dramatização de lendas geometrizadas, pode favorecer a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual e de comunicação matemática. De modo a dar resposta a esta problemática foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que atitudes manifestam as crianças face à dramatização de lendas geometrizadas e como é que este fator influencia o modo como resolvem as tarefas propostas?; (2) Como é que a dramatização de lendas geometrizadas influencia a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual?; (3) Como é que as crianças expressam as suas ideias matemáticas e que representações utilizam?; (4) Que dificuldades são identificadas durante a resolução das tarefas?. De acordo com o problema e as questões de investigação definidas optou-se por realizar o estudo segundo uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. O desenho adotado foi o estudo de caso, sendo o caso o grupo de pré-escolar. Foram utilizados como métodos de recolha de dados a observação participante, os registos audiovisuais e fotográficos, o inquérito por entrevista e por questionário e, por último, os documentos escritos. Estes métodos foram aplicados aos quinze participantes e à educadora cooperante deste estudo. A análise dos dados permitiu verificar que a dramatização de lendas geometrizadas envolveu as crianças num contexto mágico, que contribuiu para que se mantivessem motivadas e interessadas durante a realização das tarefas. Foi notório o desenvolvimento e aplicação do vocabulário relacionado com a geometria. Acrescenta-se ainda que as crianças, ao longo de todas as tarefas, desenvolveram várias capacidades de perceção visual, tornando-se progressivamente capazes de reconhecer e discriminar estímulos do espaço. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que o grupo reagiu positivamente às tarefas geradas a partir da dramatização de lendas geometrizadas, o que possibilitou a refinação da capacidade de comunicação e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual.This report was carried out under the Supervised Teaching Practice II (PES II) of the Master's in Pre-School Education. This one is divided in three chapters, the first referring to the framework of the practice; the second to the research project developed; and the third to the final reflection on the PES. The educational intervention was carried out in a public kindergarten in the county of Viana do Castelo for approximately four months. This study, focused on the field of Mathematics, was attended by 15 children between the ages of two and six and aimed to understand how the creation of a learning environment, generated from the dramatization of geometrized legends, can favor the acquisition of geometric concepts and the development of spatial visualization and mathematical communication capabilities. In order to answer this problem, the following research questions were formulated: (1) Which attitudes do children express about the dramatization of geometric legends and how does this factor influence the way they solve the proposed tasks? (2) How does the dramatization of geometrized legends influence the acquisition of geometric concepts and the development of spatial perception abilities?; (3) How do children express their mathematical ideas and which representations do they use? (4) Which difficulties are identified during the resolution of tasks? According to the problem and the research questions, we chose to carry out the study of a qualitative research methodology. The adopted design was the case study, being the case the preschool group. Audiovisual and photographic records, interviews and a questionnaire and, finally, written documents, were used as data collection methods. These methods were applied at fifteen participants and their kindergarten teacher. The analysis of the data allowed to verify that the dramatization of geometrized legends involved the children in a magical context, that contributed to keep them motivated and interested during the accomplishment of the tasks. The development and application of vocabulary related to geometry was notable. It is also added that the children, throughout all the tasks, developed several abilities of spatial visualization, becoming progressively more able to recognize and discriminate stimuli of the space. Thus, the results showed that the group reacted positively to the tasks started from the dramatization of geometrized legends, which allowed the refining of the communication capacity and the development of spatial visualization capacity.2018-12-19T17:20:13Z2018-07-19T00:00:00Z2018-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2103TID:202110087porGonçalves, Joana Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:45:11Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:54.518822Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em três capítulos, o primeiro referente ao enquadramento da prática; o segundo ao projeto de investigação desenvolvido; e o terceiro à reflexão final sobre a PES. A intervenção educativa foi desenvolvida num jardim de infância público do concelho de Viana do Castelo ao longo de, aproximadamente, quatro meses. Este estudo, centrado no domínio da Matemática, contou com a participação de 15 crianças com idades compreendidas entre os dois e os seis anos de idade, tendo como finalidade perceber como é que a criação de um ambiente de aprendizagem, gerado a partir da dramatização de lendas geometrizadas, pode favorecer a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual e de comunicação matemática. De modo a dar resposta a esta problemática foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que atitudes manifestam as crianças face à dramatização de lendas geometrizadas e como é que este fator influencia o modo como resolvem as tarefas propostas?; (2) Como é que a dramatização de lendas geometrizadas influencia a aquisição de conceitos geométricos e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual?; (3) Como é que as crianças expressam as suas ideias matemáticas e que representações utilizam?; (4) Que dificuldades são identificadas durante a resolução das tarefas?. De acordo com o problema e as questões de investigação definidas optou-se por realizar o estudo segundo uma metodologia de investigação de natureza qualitativa. O desenho adotado foi o estudo de caso, sendo o caso o grupo de pré-escolar. Foram utilizados como métodos de recolha de dados a observação participante, os registos audiovisuais e fotográficos, o inquérito por entrevista e por questionário e, por último, os documentos escritos. Estes métodos foram aplicados aos quinze participantes e à educadora cooperante deste estudo. A análise dos dados permitiu verificar que a dramatização de lendas geometrizadas envolveu as crianças num contexto mágico, que contribuiu para que se mantivessem motivadas e interessadas durante a realização das tarefas. Foi notório o desenvolvimento e aplicação do vocabulário relacionado com a geometria. Acrescenta-se ainda que as crianças, ao longo de todas as tarefas, desenvolveram várias capacidades de perceção visual, tornando-se progressivamente capazes de reconhecer e discriminar estímulos do espaço. Assim, os resultados obtidos evidenciaram que o grupo reagiu positivamente às tarefas geradas a partir da dramatização de lendas geometrizadas, o que possibilitou a refinação da capacidade de comunicação e o desenvolvimento de capacidades de perceção visual. |
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