Diversidade cultural em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/29299 |
Resumo: | O presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos. |
id |
RCAP_5cb334621a13258a26f799384a3edc94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29299 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diversidade cultural em contexto educativoDiversidade culturalEscolaDiferençaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos.This report focuses on educational practices carried out throughout the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES) carried out in the contexts of Daycare, Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, integrated in the 2nd year of the study plan Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the Higher School of Education in Polytechnic Institute of Bragança. The theme of this report is cultural diversity in an educational context, having been chosen to follow an investigative line addressing the theme of Cultural Diversity. In this way, the following objectives were outlined i) Understand children’s perceptions of cultural diversity; ii) Insert cultural diversity into learning moments; iii) Value different cultures; iv) Create strategies and activities to promote multicultural education. The study carried out in practice contexts focuses on a qualitative approach, using direct and participant observation, field notes and children's productions as data collection techniques and instruments. Data analysis was carried out through content analysis. This analysis shows the carrying out of diverse activities across various cultures, promoting respect for all. It can be highlighted that there is still a lot to develop in relation to cultural issues and values, so the intervention of the school and teachers in this process is essential, as they have to value and explore with the children and the entire school community the difference and cultural diversity. The world we live in is heterogeneous and multicultural, so it is essential to promote values that we can all live together and interact in a respectful and harmonious way. Improving collusion and interactions with different people and different cultures is also fundamental in this process. As the school is also multicultural and plays a fundamental role in building and training people, it must act in a way that integrates and enhances the positivity of diversity, as well as promoting opportunities for all.Castanheira, LuisBiblioteca Digital do IPBFreitas, Catarina Eduarda Silva de2024-01-23T17:45:41Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29299TID:203471083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:18:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:39.875262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade cultural em contexto educativo |
title |
Diversidade cultural em contexto educativo |
spellingShingle |
Diversidade cultural em contexto educativo Freitas, Catarina Eduarda Silva de Diversidade cultural Escola Diferença Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Diversidade cultural em contexto educativo |
title_full |
Diversidade cultural em contexto educativo |
title_fullStr |
Diversidade cultural em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Diversidade cultural em contexto educativo |
title_sort |
Diversidade cultural em contexto educativo |
author |
Freitas, Catarina Eduarda Silva de |
author_facet |
Freitas, Catarina Eduarda Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, Luis Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Catarina Eduarda Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Escola Diferença Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Diversidade cultural Escola Diferença Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-01-23T17:45:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/29299 TID:203471083 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/29299 |
identifier_str_mv |
TID:203471083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137054839275520 |