Diversidade cultural em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Catarina Eduarda Silva de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29299
Resumo: O presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos.
id RCAP_5cb334621a13258a26f799384a3edc94
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29299
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade cultural em contexto educativoDiversidade culturalEscolaDiferençaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos.This report focuses on educational practices carried out throughout the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES) carried out in the contexts of Daycare, Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, integrated in the 2nd year of the study plan Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the Higher School of Education in Polytechnic Institute of Bragança. The theme of this report is cultural diversity in an educational context, having been chosen to follow an investigative line addressing the theme of Cultural Diversity. In this way, the following objectives were outlined i) Understand children’s perceptions of cultural diversity; ii) Insert cultural diversity into learning moments; iii) Value different cultures; iv) Create strategies and activities to promote multicultural education. The study carried out in practice contexts focuses on a qualitative approach, using direct and participant observation, field notes and children's productions as data collection techniques and instruments. Data analysis was carried out through content analysis. This analysis shows the carrying out of diverse activities across various cultures, promoting respect for all. It can be highlighted that there is still a lot to develop in relation to cultural issues and values, so the intervention of the school and teachers in this process is essential, as they have to value and explore with the children and the entire school community the difference and cultural diversity. The world we live in is heterogeneous and multicultural, so it is essential to promote values that we can all live together and interact in a respectful and harmonious way. Improving collusion and interactions with different people and different cultures is also fundamental in this process. As the school is also multicultural and plays a fundamental role in building and training people, it must act in a way that integrates and enhances the positivity of diversity, as well as promoting opportunities for all.Castanheira, LuisBiblioteca Digital do IPBFreitas, Catarina Eduarda Silva de2024-01-23T17:45:41Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29299TID:203471083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:18:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:39.875262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade cultural em contexto educativo
title Diversidade cultural em contexto educativo
spellingShingle Diversidade cultural em contexto educativo
Freitas, Catarina Eduarda Silva de
Diversidade cultural
Escola
Diferença
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diversidade cultural em contexto educativo
title_full Diversidade cultural em contexto educativo
title_fullStr Diversidade cultural em contexto educativo
title_full_unstemmed Diversidade cultural em contexto educativo
title_sort Diversidade cultural em contexto educativo
author Freitas, Catarina Eduarda Silva de
author_facet Freitas, Catarina Eduarda Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, Luis
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Catarina Eduarda Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade cultural
Escola
Diferença
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Diversidade cultural
Escola
Diferença
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório incide nas práticas educativas realizadas ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada nos contextos de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no 2.º ano do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. A temática deste relatório é Diversidade cultural em contexto educativo, tendo optado por seguir uma linha investigativa abordando a temática da diversidade cultural. Desta forma, foram traçados os seguintes objetivos i) Compreender as perceções das crianças sobre a diversidade cultural; ii) Inserir a diversidade cultural em momentos de aprendizagem; iii) Valorizar as diferentes culturas; iv) Criar estratégias e atividades para promover a educação multicultural. O estudo realizado nos contextos de prática foca-se numa abordagem de natureza qualitativa, tendo como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante, notas de campo e produções das crianças. A análise de dados, foi realizada através de análise de conteúdo. Esta análise mostra a realização de atividades diversificadas sobre várias culturas, promovendo o respeito por todos. Podese salientar que ainda há muito a desenvolver em relação a questões culturais e valores, deste modo é fundamental a intervenção da escola e dos professores neste processo, tendo estes que valorizar e explorar com as crianças e toda a comunidade escolar a diferença e a diversidade cultural. O mundo em que vivemos é heterogéneo e multicultural, desta forma é essencial promover valores, para que todos consigamos conviver e interagir de forma respeitosa e harmoniosa, potenciar a conivência e interações com diferentes pessoas e diversas culturas é, ainda, fundamental neste processo. Sendo a escola, também, multicultural e tendo um papel fundamental na construção e formação de pessoas, esta, deve agir de forma a integrar e potenciar a positividade da diversidade, assim como promover oportunidades para todos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-23T17:45:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/29299
TID:203471083
url http://hdl.handle.net/10198/29299
identifier_str_mv TID:203471083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054839275520