A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria José Bahia
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2772
Resumo: Este trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géomètre. As professoras apreciaram o estilo de formação, baseada em tarefas práticas. A análise dos seus percursos profissionais mostra que a formação teve efeitos mais visível nas práticas no caso das calculadoras, uma tecnologia que teve maior viabilidade de utilização imediata na prática pedagógica. Sugere, além disso, que o efeito da formação nas concepções e práticas dos professores poderá ser mais forte se incluir uma dimensão de experimentação e reflexão sobre a prática e se não ignorar os aspectos organizacionais que envolvem o seu uso nas escolas.
id RCAP_5ccb49efdb9b46684b9aaff058fd2622
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de MatemáticaNovas tecnologiasFormação contínuaDesenvolvimento profissionalCabri-GeomètreCalculadora gráficaEste trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géomètre. As professoras apreciaram o estilo de formação, baseada em tarefas práticas. A análise dos seus percursos profissionais mostra que a formação teve efeitos mais visível nas práticas no caso das calculadoras, uma tecnologia que teve maior viabilidade de utilização imediata na prática pedagógica. Sugere, além disso, que o efeito da formação nas concepções e práticas dos professores poderá ser mais forte se incluir uma dimensão de experimentação e reflexão sobre a prática e se não ignorar os aspectos organizacionais que envolvem o seu uso nas escolas.This paper studies the influence that teacher education in new information and communication technologies may have in teachers’ professional conceptions and practices. It uses a case study methodology. The participants are two secondary school mathematics teachers that attended a course in the use of graphics calculators and two teachers that attended a course in Cabri-Géomètre. The teachers enjoyed the style of the course, based in practical work. The analysis of their professional stories shows that the course on graphics calculators had a more visible impact in practice, a technology that is easer to use in professional practice. It also suggests that the effect of this kind of courses in teachers’ conceptions and practices may be stronger if it includes a dimension of experimentation and reflection about practice and if does not ignore the organization aspects involved by their use in schools.Associação de Professores de MatemáticaRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Maria José BahiaPonte, João Pedro da2011-03-21T12:27:01Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2772porRibeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática. Quadrante, 9(2), 3-26.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2772Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:03.077369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
title A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
spellingShingle A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
Ribeiro, Maria José Bahia
Novas tecnologias
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Cabri-Geomètre
Calculadora gráfica
title_short A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
title_full A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
title_fullStr A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
title_full_unstemmed A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
title_sort A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
author Ribeiro, Maria José Bahia
author_facet Ribeiro, Maria José Bahia
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria José Bahia
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Cabri-Geomètre
Calculadora gráfica
topic Novas tecnologias
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Cabri-Geomètre
Calculadora gráfica
description Este trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géomètre. As professoras apreciaram o estilo de formação, baseada em tarefas práticas. A análise dos seus percursos profissionais mostra que a formação teve efeitos mais visível nas práticas no caso das calculadoras, uma tecnologia que teve maior viabilidade de utilização imediata na prática pedagógica. Sugere, além disso, que o efeito da formação nas concepções e práticas dos professores poderá ser mais forte se incluir uma dimensão de experimentação e reflexão sobre a prática e se não ignorar os aspectos organizacionais que envolvem o seu uso nas escolas.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2011-03-21T12:27:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2772
url http://hdl.handle.net/10451/2772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática. Quadrante, 9(2), 3-26.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134174715576320