As Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12199 |
Resumo: | Este trabalho apresenta dados referentes a uma pesquisa, com o objetivo de analisar se o software de geometria dinâmica Cabri Géomètre II contribui para melhorar a aprendizagem em matemática, no Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, numa perspectiva construtivista, fundamentando-se principalmente na teoria dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Para que fosse possível encontrar respostas para o problema de pesquisa assim como alcançar os objetivos propostos, nossa pesquisa foi dividida em quatro etapas: Na primeira etapa, fizemos levantamento bibliográfico, na segunda etapa coletamos dados por meio da aplicação do pré-teste de van Hiele. A terceira etapa foi desenvolvida em laboratório de informática através de oficinas com o software Cabri, e na quarta etapa, aplicamos o pós-teste, com o objetivo de verificar o avanço ocorrido nos níveis de van Hiele, e o questionário semi – estruturado com o intuito de analisar as concepções dos sujeitos da pesquisa verificando assim os impactos na aprendizagem após o processo investigativo. Ao iniciarmos os estudos, todos os alunos participantes, encontravam-se no nível inicial de van Hiele (visualização) e ao término, constatamos que a grande maioria desses alunos avançaram para o nível dois (análise) e para o nível três de van Hiele, denominado de abstração. Fazendo uma leitura dos resultados obtidos e das respostas apresentadas pelos alunos ao questionário semi estruturado, podemos perceber que ambientes informatizados ampliam cada vez mais nossas capacidades intelectuais de forma que redes de comunicação nos viabilizam os mais variados tipos de informação nos proporcionando um melhor ensino/aprendizagem. |
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Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12199Este trabalho apresenta dados referentes a uma pesquisa, com o objetivo de analisar se o software de geometria dinâmica Cabri Géomètre II contribui para melhorar a aprendizagem em matemática, no Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, numa perspectiva construtivista, fundamentando-se principalmente na teoria dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Para que fosse possível encontrar respostas para o problema de pesquisa assim como alcançar os objetivos propostos, nossa pesquisa foi dividida em quatro etapas: Na primeira etapa, fizemos levantamento bibliográfico, na segunda etapa coletamos dados por meio da aplicação do pré-teste de van Hiele. A terceira etapa foi desenvolvida em laboratório de informática através de oficinas com o software Cabri, e na quarta etapa, aplicamos o pós-teste, com o objetivo de verificar o avanço ocorrido nos níveis de van Hiele, e o questionário semi – estruturado com o intuito de analisar as concepções dos sujeitos da pesquisa verificando assim os impactos na aprendizagem após o processo investigativo. Ao iniciarmos os estudos, todos os alunos participantes, encontravam-se no nível inicial de van Hiele (visualização) e ao término, constatamos que a grande maioria desses alunos avançaram para o nível dois (análise) e para o nível três de van Hiele, denominado de abstração. Fazendo uma leitura dos resultados obtidos e das respostas apresentadas pelos alunos ao questionário semi estruturado, podemos perceber que ambientes informatizados ampliam cada vez mais nossas capacidades intelectuais de forma que redes de comunicação nos viabilizam os mais variados tipos de informação nos proporcionando um melhor ensino/aprendizagem.This work presents data from a research that objectived the analysis of the dynamic geometry software Cabri Géomètre II to check if it contributes to improve the learning process of Mathematics for high school students at Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, in a constructivist perspective, basing itself mainly in van Hiele’s theory of geometric level thought development. In order to make possible finding answers to the problem stated in the research as well as reach the proposed objectives, this work was divided into four parts: in the first moment, we had the bibliographic research, in the second step we collected data applying van Hiele’s pre-test. The third stage was developed through works in a computer laboratory using the software Cabri, and in the last phase we applied the pre-test aiming the improvement verification that occurred in van Hiele’s levels, and the semistructured questionnaire that intended to analyze the research conceptions in order to verify the impacts in the learning process after the investigation. When the studies were initiated, all the students involved were in van Hiele’s initial level (visualization) and at the end, it was possible to find that the majority of these students moved on to van Hiele’s levels two (analysis) and three, that we call abstraction. Examining the achieved results and the answers given by the students in the semi-structured questionnaire, it was possible to observe that computerized environments expand our intellectual capacities in a way that communication networks give us different types of information providing a better teaching/learning.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAprendizagem Matemática, ,Cabri GéomètreNíveis de Pensamento GeométricoMathematics LearningCabri GéomètreGeometric Levels ThoughtEducaçãoAs Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícolaThe new technologies and their contributions to the teaching of plane geometry in agricultural education. 2012. 64p. Dissertation (Master of Science in Agricultural Education). Agronomy Instituinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA comunidade virtual do Cabri, da geometria e do professor de matemática. Disponível em: <http://www.cabri.com.br>. Acesso em 02 de abril de 2010. BAIRRAL, Marcelo Almeida. e AMORIM, Roberto Louro. PCNs, Matemática, Interdisciplinaridade e Transversalidade: As Muitas Faces da Moeda. Pátio Revista Pedagógica. n. 15, nov. 2000/jan.2001. Porto Alegre. p. 34-38. BALDIN, Yukaro Y; VILLAGRA, Guillermo A L. Atualidades com Cabri-Géomètre II. EduFsCar, 2002. BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. BITTAR, Marilena. O uso de software educacionais no contexto da aprendizagem virtual. In: Dulcimira Capisani. (Org.). Educação e Arte no Mundo Digital. 1º ed. Campo Grande, 2000, v. 01, p. 73-96. BITTENCOURT, Jane. Informática na Educação? Considerações a partir de um exemplo. 19º Reuniao Anual da ANPED, (Grupo Didática),1996. 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