Adopção de práticas supervisivas e desenvolvimento profissional : um contributo para o bem-estar docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Conceição Teresa Carapeta Margaça
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8558
Resumo: A profissão docente é, hoje, uma profissão em mudança numa escola considerada como organização aprendente que tem de se adaptar a um mundo em mudança e de cuja interacção resulta uma influência mútua. Neste contexto, os professores foram confrontados com sucessivas mudanças, impostas pelas políticas educativas relacionadas com a avaliação, que geraram insegurança, mas também lançaram o desafio de novas formas de participação, de repensar conceitos relacionados com a prática pedagógica e o desenhar de novas potencialidades de (re)construção do ser professor e da cultura organizacional da escola, vislumbrando-se o seu desenvolvimento profissional. É neste cenário de mudança que se justifica o presente estudo que emergiu da conjugação de diversos factores, mormente da inquietação face ao entendimento da supervisão no contexto da avaliação inserida no âmbito da formação contínua dos docentes. Assim, o tema da investigação, conduz-nos ao problema geral do estudo que incide na dificuldade evidenciada pelos professores em adoptar práticas supervisivas promotoras do desenvolvimento profissional docente e do sucesso da escola. O caminho investigativo foi traçado com base nas questões de investigação e nos objectivos gerais e específicos alicerçados no enquadramento teórico. Assim, o estudo empírico centrou-se nas opções metodológicas, tendo em consideração a recolha de informações acerca do trabalho desenvolvido pelos professores do Subdepartamento de Português da Escola MS, as suas concepções e representações da avaliação, da supervisão, do desenvolvimento profissional e das dimensões da prática docente. Adoptámos uma metodologia mista, pois utilizámos abordagens tanto quantitativas (inquérito por questionário) como qualitativas (entrevista semi-estruturada) no intuito de fazer convergir dados obtidos através de fontes diversas. A leitura reflexiva dos resultados conduziu-nos às seguintes conclusões: dificuldade em equacionar supervisão e avaliação em simultâneo, resultante do modelo avaliativo em vigor; porém, há o reconhecimento do contributo da supervisão para melhorar o desempenho do professor e o seu desenvolvimento profissional; uma cultura profissional individual, uma cultura organizacional tradicional (descoordenação de horários; burocratização do trabalho do professor) impossibilita o trabalho colaborativo, de entreajuda, de uma prática que pode ser teorizadora de novas práticas. É premente repensar o potencial da prática supervisiva na renovação da pessoa professor e da escola rumo ao sucesso e ao bem-estar.
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Neste contexto, os professores foram confrontados com sucessivas mudanças, impostas pelas políticas educativas relacionadas com a avaliação, que geraram insegurança, mas também lançaram o desafio de novas formas de participação, de repensar conceitos relacionados com a prática pedagógica e o desenhar de novas potencialidades de (re)construção do ser professor e da cultura organizacional da escola, vislumbrando-se o seu desenvolvimento profissional. É neste cenário de mudança que se justifica o presente estudo que emergiu da conjugação de diversos factores, mormente da inquietação face ao entendimento da supervisão no contexto da avaliação inserida no âmbito da formação contínua dos docentes. Assim, o tema da investigação, conduz-nos ao problema geral do estudo que incide na dificuldade evidenciada pelos professores em adoptar práticas supervisivas promotoras do desenvolvimento profissional docente e do sucesso da escola. O caminho investigativo foi traçado com base nas questões de investigação e nos objectivos gerais e específicos alicerçados no enquadramento teórico. Assim, o estudo empírico centrou-se nas opções metodológicas, tendo em consideração a recolha de informações acerca do trabalho desenvolvido pelos professores do Subdepartamento de Português da Escola MS, as suas concepções e representações da avaliação, da supervisão, do desenvolvimento profissional e das dimensões da prática docente. Adoptámos uma metodologia mista, pois utilizámos abordagens tanto quantitativas (inquérito por questionário) como qualitativas (entrevista semi-estruturada) no intuito de fazer convergir dados obtidos através de fontes diversas. A leitura reflexiva dos resultados conduziu-nos às seguintes conclusões: dificuldade em equacionar supervisão e avaliação em simultâneo, resultante do modelo avaliativo em vigor; porém, há o reconhecimento do contributo da supervisão para melhorar o desempenho do professor e o seu desenvolvimento profissional; uma cultura profissional individual, uma cultura organizacional tradicional (descoordenação de horários; burocratização do trabalho do professor) impossibilita o trabalho colaborativo, de entreajuda, de uma prática que pode ser teorizadora de novas práticas. É premente repensar o potencial da prática supervisiva na renovação da pessoa professor e da escola rumo ao sucesso e ao bem-estar.Being a teacher, nowadays, is to have a profession in constant change, in a school considered as a learning organization that has to adapt to the changing world. This interaction results in a mutual influence. In this context, teachers were confronted with constant changes, imposed by educational policies related to evaluation models. This has originated some insecurity but it also challenged us to achieve new participation forms, to rethink concepts related with the pedagogic practice and lead to new potential ways to (re)construct the teacher role as well as the school organizational culture, leading to the professional development. This study justifies itself in this constant changing scenario, emerging from the conjugation of several factors as, for instance, concerns regarding the definition of supervision in an evaluation context, integrated in the teachers continuous training. Therefore, the investigation subject leads us to the general study problem: the clear difficulty that teachers have to adopt supervisory practices that help them in the professional development and the success of the school. The investigative path was drawn based on investigation questions and general and specific objectives consolidated in the theoretical framework. Therefore, the empirical study was based on the methodological options, having into consideration information collected about the work developed by the teachers of the Subdepartamento de Português da Escola MS (MS School Portuguese Language Sub-department), its evaluation, supervision, professional development and teaching practices conceptions and representations. We have adopted a mixed methodology, using quantitative (inquiry by questionnaire) and qualitative (semi-structured interview) approaches in order to obtain information from several sources. The results analysis brought us to the following conclusions: difficulty to weigh supervision and evaluation simultaneously, as a result of the evaluation model in force; however, the supervision contribute to improve the teacher performance and professional development is recognized; the individual professional culture and the traditional organizational culture (schedules uncoordination; excessive bureaucratisation of the teacher work) incapacitates the mutual help and the collaborative work of a practice that can be build based on new practices. It is urgent to rethink the supervisory practices potential in the renovation of the teacher, as an individual, as well as the school, leading to the success and well-being.Alves, José Joaquim MatiasSilva, Lília AnaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGraça, Conceição Teresa Carapeta Margaça2012-06-18T09:51:32Z2011-10-3120112011-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-01T23:49:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:52.064286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A profissão docente é, hoje, uma profissão em mudança numa escola considerada como organização aprendente que tem de se adaptar a um mundo em mudança e de cuja interacção resulta uma influência mútua. Neste contexto, os professores foram confrontados com sucessivas mudanças, impostas pelas políticas educativas relacionadas com a avaliação, que geraram insegurança, mas também lançaram o desafio de novas formas de participação, de repensar conceitos relacionados com a prática pedagógica e o desenhar de novas potencialidades de (re)construção do ser professor e da cultura organizacional da escola, vislumbrando-se o seu desenvolvimento profissional. É neste cenário de mudança que se justifica o presente estudo que emergiu da conjugação de diversos factores, mormente da inquietação face ao entendimento da supervisão no contexto da avaliação inserida no âmbito da formação contínua dos docentes. Assim, o tema da investigação, conduz-nos ao problema geral do estudo que incide na dificuldade evidenciada pelos professores em adoptar práticas supervisivas promotoras do desenvolvimento profissional docente e do sucesso da escola. O caminho investigativo foi traçado com base nas questões de investigação e nos objectivos gerais e específicos alicerçados no enquadramento teórico. Assim, o estudo empírico centrou-se nas opções metodológicas, tendo em consideração a recolha de informações acerca do trabalho desenvolvido pelos professores do Subdepartamento de Português da Escola MS, as suas concepções e representações da avaliação, da supervisão, do desenvolvimento profissional e das dimensões da prática docente. Adoptámos uma metodologia mista, pois utilizámos abordagens tanto quantitativas (inquérito por questionário) como qualitativas (entrevista semi-estruturada) no intuito de fazer convergir dados obtidos através de fontes diversas. A leitura reflexiva dos resultados conduziu-nos às seguintes conclusões: dificuldade em equacionar supervisão e avaliação em simultâneo, resultante do modelo avaliativo em vigor; porém, há o reconhecimento do contributo da supervisão para melhorar o desempenho do professor e o seu desenvolvimento profissional; uma cultura profissional individual, uma cultura organizacional tradicional (descoordenação de horários; burocratização do trabalho do professor) impossibilita o trabalho colaborativo, de entreajuda, de uma prática que pode ser teorizadora de novas práticas. É premente repensar o potencial da prática supervisiva na renovação da pessoa professor e da escola rumo ao sucesso e ao bem-estar.
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