Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juarez Severino dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7431
Resumo: Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.
id RCAP_5cdad63585c8524f8900d41f3288c8da
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campoEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRÍCULOS ESCOLARESESCOLASMEIO RURALMEIO URBANODESENVOLVIMENTO CURRICULARALUNOSMEIO ESCOLARESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESSCHOOL CURRICULASCHOOLSRURAL ENVIRONMENTURBAN ENVIRONMENTCURRICULAR DEVELOPMENTSTUDENTSSCHOOL ENVIRONMENTCASE STUDIESBRAZILEsta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.This research turns to understand the difficulties of teachers in their pedagogical practices in rural schools, as well as to understand their conceptions about the learners as subjects in rural schools, opposed to the pedagogical practice developed in urban schools. In addition to this main question, this research intended to offer reflections to some questions: which are the difficulties of teachers in their pedagogical practices in a rural school? What are the difficulties found by them regarding the curriculum development, particularly in the contextualization of the conditions of learning for the learners? How teachers relate to the methodology employed in a rural school? How to work with curricular elements that guide the educational methods and practices in the rural education? The theoretical categories selected to give support to the empirical research were: school culture; rural school; curriculum and pedagogical practice. There is a tendency to not recognize popular knowledge as a tool to be transformed into scientific knowledge, which would add subjectivity to the different kinds of knowledge. There is also the need for a training proposal that articulates philosophical, epistemological and political principles in favor of an educational formation committed with popular aspirations. The speech of most education professionals interviewed reflects the current concept of education as a principle of development, and not only a result of the application of tests, which can give support to the relations with reality and identity of the learner.2016-11-10T13:30:57Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7431TID:201776073porSantos, Juarez Severino dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:07.018226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
title Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
spellingShingle Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
Santos, Juarez Severino dos
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CURRÍCULOS ESCOLARES
ESCOLAS
MEIO RURAL
MEIO URBANO
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
ALUNOS
MEIO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
SCHOOL CURRICULA
SCHOOLS
RURAL ENVIRONMENT
URBAN ENVIRONMENT
CURRICULAR DEVELOPMENT
STUDENTS
SCHOOL ENVIRONMENT
CASE STUDIES
BRAZIL
title_short Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
title_full Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
title_fullStr Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
title_full_unstemmed Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
title_sort Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
author Santos, Juarez Severino dos
author_facet Santos, Juarez Severino dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Juarez Severino dos
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CURRÍCULOS ESCOLARES
ESCOLAS
MEIO RURAL
MEIO URBANO
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
ALUNOS
MEIO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
SCHOOL CURRICULA
SCHOOLS
RURAL ENVIRONMENT
URBAN ENVIRONMENT
CURRICULAR DEVELOPMENT
STUDENTS
SCHOOL ENVIRONMENT
CASE STUDIES
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CURRÍCULOS ESCOLARES
ESCOLAS
MEIO RURAL
MEIO URBANO
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
ALUNOS
MEIO ESCOLAR
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
EDUCATION
PEDAGOGICAL PRACTICES
SCHOOL CURRICULA
SCHOOLS
RURAL ENVIRONMENT
URBAN ENVIRONMENT
CURRICULAR DEVELOPMENT
STUDENTS
SCHOOL ENVIRONMENT
CASE STUDIES
BRAZIL
description Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-10T13:30:57Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7431
TID:201776073
url http://hdl.handle.net/10437/7431
identifier_str_mv TID:201776073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131257898008576