Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7431 |
Resumo: | Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente. |
id |
RCAP_5cdad63585c8524f8900d41f3288c8da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7431 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campoEDUCAÇÃOPRÁTICAS PEDAGÓGICASCURRÍCULOS ESCOLARESESCOLASMEIO RURALMEIO URBANODESENVOLVIMENTO CURRICULARALUNOSMEIO ESCOLARESTUDOS DE CASOBRASILEDUCATIONPEDAGOGICAL PRACTICESSCHOOL CURRICULASCHOOLSRURAL ENVIRONMENTURBAN ENVIRONMENTCURRICULAR DEVELOPMENTSTUDENTSSCHOOL ENVIRONMENTCASE STUDIESBRAZILEsta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente.This research turns to understand the difficulties of teachers in their pedagogical practices in rural schools, as well as to understand their conceptions about the learners as subjects in rural schools, opposed to the pedagogical practice developed in urban schools. In addition to this main question, this research intended to offer reflections to some questions: which are the difficulties of teachers in their pedagogical practices in a rural school? What are the difficulties found by them regarding the curriculum development, particularly in the contextualization of the conditions of learning for the learners? How teachers relate to the methodology employed in a rural school? How to work with curricular elements that guide the educational methods and practices in the rural education? The theoretical categories selected to give support to the empirical research were: school culture; rural school; curriculum and pedagogical practice. There is a tendency to not recognize popular knowledge as a tool to be transformed into scientific knowledge, which would add subjectivity to the different kinds of knowledge. There is also the need for a training proposal that articulates philosophical, epistemological and political principles in favor of an educational formation committed with popular aspirations. The speech of most education professionals interviewed reflects the current concept of education as a principle of development, and not only a result of the application of tests, which can give support to the relations with reality and identity of the learner.2016-11-10T13:30:57Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7431TID:201776073porSantos, Juarez Severino dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:00Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:07.018226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
title |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
spellingShingle |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo Santos, Juarez Severino dos EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRÍCULOS ESCOLARES ESCOLAS MEIO RURAL MEIO URBANO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR ALUNOS MEIO ESCOLAR ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL CURRICULA SCHOOLS RURAL ENVIRONMENT URBAN ENVIRONMENT CURRICULAR DEVELOPMENT STUDENTS SCHOOL ENVIRONMENT CASE STUDIES BRAZIL |
title_short |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
title_full |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
title_fullStr |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
title_full_unstemmed |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
title_sort |
Entre o campo e a cidade : relações e concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo |
author |
Santos, Juarez Severino dos |
author_facet |
Santos, Juarez Severino dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juarez Severino dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRÍCULOS ESCOLARES ESCOLAS MEIO RURAL MEIO URBANO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR ALUNOS MEIO ESCOLAR ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL CURRICULA SCHOOLS RURAL ENVIRONMENT URBAN ENVIRONMENT CURRICULAR DEVELOPMENT STUDENTS SCHOOL ENVIRONMENT CASE STUDIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRÍCULOS ESCOLARES ESCOLAS MEIO RURAL MEIO URBANO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR ALUNOS MEIO ESCOLAR ESTUDOS DE CASO BRASIL EDUCATION PEDAGOGICAL PRACTICES SCHOOL CURRICULA SCHOOLS RURAL ENVIRONMENT URBAN ENVIRONMENT CURRICULAR DEVELOPMENT STUDENTS SCHOOL ENVIRONMENT CASE STUDIES BRAZIL |
description |
Esta investigação se volta para compreender como se manifestam e são vivenciadas as dificuldades dos docentes nas suas práticas pedagógicas na escola do campo e as concepções dos docentes acerca dos sujeitos aprendentes da escola do campo em contraponto à prática pedagógica desenvolvida nas escolas da cidade. Para além desta questão norteadora, esta pesquisa pretende oferecer reflexões para alguns questionamentos: Quais as vivências e as dificuldades dos docentes na sua prática pedagógica da escola do campo? Quais as dificuldades encontradas pelos docentes no desenvolvimento curricular, nomeadamente na contextualização nas condições de aprendizagens dos sujeitos aprendentes? Como os professores se relacionam com a metodologia utilizada na escola do campo? Como trabalhar com os elementos curriculares que norteiam os métodos e práticas educacionais da educação do campo? As categorias teóricas eleitas que deram suporte à investigação empírica foram: cultura da escola; escola do campo; currículo e prática pedagógica. A tentativa de não reconhecer os conhecimentos populares para transformarem em conhecimento científico dando subjetividade a esses saberes, e a proposta de formação que articule princípios filosóficos, epistemológicos e políticos em prol de uma educação comprometida com os anseios populares. A fala da maioria dos profissionais da educação aqui entrevistados, reflete a concepção atual de educação como princípio do desenvolvimento e não só resultado das provas, mas também as relações com a realidade e identidade do sujeito aprendente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-10T13:30:57Z 2016-01-01T00:00:00Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7431 TID:201776073 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7431 |
identifier_str_mv |
TID:201776073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131257898008576 |