GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Abigail Bruna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Azevedo, Sandra de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5884
Resumo: A partir da inquietação em compreender como um currículo de uma escola rural que não atende à educação do campo influencia na vida da população rural, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivo de analisar de forma crítica os conteúdos da Geografia escolar oferecidos em uma escola rural de um distrito do município Alfenas-MG. Para alcançar este objetivo foram feitas análise do currículo oficial, entrevistas com a comunidade escolar, análise de caderno de alunos e vivência no distrito onde a escola se localiza. Entende-se que ao absorver conteúdos e currículos urbanos, uma escola localizada na zona rural, reforça os domínios da cultura hegemônica. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a disciplina Geografia não está sendo utilizada como instrumento social para superação de entraves colocados pelo sistema capitalista no meio rural e para emancipação dos sujeitos.
id UNESP-25_61f79e4272ed678448c4a6d87eb7231e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5884
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculumGeografia EscolarEscola RuralCurrículo UrbanoEmancipaçãoA partir da inquietação em compreender como um currículo de uma escola rural que não atende à educação do campo influencia na vida da população rural, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivo de analisar de forma crítica os conteúdos da Geografia escolar oferecidos em uma escola rural de um distrito do município Alfenas-MG. Para alcançar este objetivo foram feitas análise do currículo oficial, entrevistas com a comunidade escolar, análise de caderno de alunos e vivência no distrito onde a escola se localiza. Entende-se que ao absorver conteúdos e currículos urbanos, uma escola localizada na zona rural, reforça os domínios da cultura hegemônica. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a disciplina Geografia não está sendo utilizada como instrumento social para superação de entraves colocados pelo sistema capitalista no meio rural e para emancipação dos sujeitos.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2019-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/588410.47946/rnera.v0i46.5884REVISTA NERA; n. 46 (22); 106-1281806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5884/4682Copyright (c) 2019 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Abigail Brunade Azevedo, Sandra de Castro2021-01-07T01:34:30Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5884Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:34:30Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
title GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
spellingShingle GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
da Cruz, Abigail Bruna
Geografia Escolar
Escola Rural
Currículo Urbano
Emancipação
title_short GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
title_full GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
title_fullStr GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
title_full_unstemmed GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
title_sort GEOGRAFIA ESCOLAR E ESCOLA NO CAMPO: INVESTIGAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NUMA ESCOLA RURAL COM CURRÍCULO URBANO/Geography and school in the field: investigations on geographic education in a rural school with an urban curriculum
author da Cruz, Abigail Bruna
author_facet da Cruz, Abigail Bruna
de Azevedo, Sandra de Castro
author_role author
author2 de Azevedo, Sandra de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Abigail Bruna
de Azevedo, Sandra de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Escola Rural
Currículo Urbano
Emancipação
topic Geografia Escolar
Escola Rural
Currículo Urbano
Emancipação
description A partir da inquietação em compreender como um currículo de uma escola rural que não atende à educação do campo influencia na vida da população rural, foi desenvolvida uma pesquisa com objetivo de analisar de forma crítica os conteúdos da Geografia escolar oferecidos em uma escola rural de um distrito do município Alfenas-MG. Para alcançar este objetivo foram feitas análise do currículo oficial, entrevistas com a comunidade escolar, análise de caderno de alunos e vivência no distrito onde a escola se localiza. Entende-se que ao absorver conteúdos e currículos urbanos, uma escola localizada na zona rural, reforça os domínios da cultura hegemônica. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a disciplina Geografia não está sendo utilizada como instrumento social para superação de entraves colocados pelo sistema capitalista no meio rural e para emancipação dos sujeitos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5884
10.47946/rnera.v0i46.5884
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5884
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i46.5884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5884/4682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 46 (22); 106-128
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048086003974144