Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6251 |
Resumo: | O propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar. |
id |
RCAP_5ce0246b1b05e2eac91d77b79703b4f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6251 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º cicloEducação físicaEnsino/aprendizagemProfessoresEstágios pedagógicosInsucesso escolarSucesso escolarPrática desportiva extracurricularO propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar.The objective of the developed study was to analyze the relations between extracurricular sports and academic (un)success of the EB 2,3 Diogo Cão school. It was also examined the association of those variables in relation to gender, number of reproofs and practiced extracurricular activities . The study involved a n = 163 sample of both genders students from the 7th, 8th and 9th grade. For data collection was used an anonymous individual questionnaire, constructed for the purpose and taking into account the objectives of the study. The results showed that students who play extracurricular sports have better outcomes than non-practitioners, verifying a positive association between extracurricular sports and school success. Regarding the number of failures it is noted that sport practitioners students have a lower failure rate compared to the non practitioners. It was found female students have more educational achievement compared to boys. However, it was found that individual sports practictioners have better grades than students who practice team sports. That said, it is up to all those involved in the education of children and young people to encourage sport outside school.2016-07-15T13:45:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6251pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Manuel Ferreira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:06.354888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
title |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
spellingShingle |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo Silva, João Manuel Ferreira da Educação física Ensino/aprendizagem Professores Estágios pedagógicos Insucesso escolar Sucesso escolar Prática desportiva extracurricular |
title_short |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
title_full |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
title_fullStr |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
title_full_unstemmed |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
title_sort |
Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo |
author |
Silva, João Manuel Ferreira da |
author_facet |
Silva, João Manuel Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Manuel Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Ensino/aprendizagem Professores Estágios pedagógicos Insucesso escolar Sucesso escolar Prática desportiva extracurricular |
topic |
Educação física Ensino/aprendizagem Professores Estágios pedagógicos Insucesso escolar Sucesso escolar Prática desportiva extracurricular |
description |
O propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2016-07-15T13:45:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6251 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137084602056704 |