Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Manuel Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6251
Resumo: O propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar.
id RCAP_5ce0246b1b05e2eac91d77b79703b4f8
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º cicloEducação físicaEnsino/aprendizagemProfessoresEstágios pedagógicosInsucesso escolarSucesso escolarPrática desportiva extracurricularO propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar.The objective of the developed study was to analyze the relations between extracurricular sports and academic (un)success of the EB 2,3 Diogo Cão school. It was also examined the association of those variables in relation to gender, number of reproofs and practiced extracurricular activities . The study involved a n = 163 sample of both genders students from the 7th, 8th and 9th grade. For data collection was used an anonymous individual questionnaire, constructed for the purpose and taking into account the objectives of the study. The results showed that students who play extracurricular sports have better outcomes than non-practitioners, verifying a positive association between extracurricular sports and school success. Regarding the number of failures it is noted that sport practitioners students have a lower failure rate compared to the non practitioners. It was found female students have more educational achievement compared to boys. However, it was found that individual sports practictioners have better grades than students who practice team sports. That said, it is up to all those involved in the education of children and young people to encourage sport outside school.2016-07-15T13:45:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6251pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Manuel Ferreira dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:27:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:06.354888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
title Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
spellingShingle Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
Silva, João Manuel Ferreira da
Educação física
Ensino/aprendizagem
Professores
Estágios pedagógicos
Insucesso escolar
Sucesso escolar
Prática desportiva extracurricular
title_short Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
title_full Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
title_fullStr Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
title_full_unstemmed Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
title_sort Prática desportiva extracurricular e o (in)sucesso escolar, em jovens do 3º ciclo
author Silva, João Manuel Ferreira da
author_facet Silva, João Manuel Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Manuel Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino/aprendizagem
Professores
Estágios pedagógicos
Insucesso escolar
Sucesso escolar
Prática desportiva extracurricular
topic Educação física
Ensino/aprendizagem
Professores
Estágios pedagógicos
Insucesso escolar
Sucesso escolar
Prática desportiva extracurricular
description O propósito do estudo desenvolvido foi analisar as relações entre a prática desportiva extracurricular e (in)sucesso escolar dos alunos do 3º ciclo da escola EB 2,3 Diogo Cão. Procurou-se também averiguar as associações destas variáveis em relação ao género, número de reprovações e atividade(s) extracurricular(es) praticada(s). O estudo envolveu uma amostra constituída por n=163 alunos dos dois géneros, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário anónimo e individual, construído para o efeito e tendo em conta os objetivos do estudo. Os resultados demonstraram que os alunos que praticam desporto extracurricular têm melhores resultados do que os não praticantes, verificando-se uma associação positiva entre a prática desportiva extracurricular e o sucesso escolar. Relativamente ao número de reprovações observou-se que os alunos praticantes apresentam uma taxa de reprovação inferior comparada com os não praticantes. Constatou-se que os alunos do sexo feminino apresentam mais sucesso escolar comparando com os rapazes. Por outro lado, verificou-se que os alunos envolvidos em desportos individuais têm melhores notas do que os alunos praticantes dos outros desportos. Posto isto, cabe a todos os agentes envolvidos na educação das crianças e jovens, desde professores, pais e encarregados de educação, incentivar a prática desportiva fora do horário escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-07-15T13:45:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6251
url http://hdl.handle.net/10348/6251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137084602056704