Efeito da prática de atividade física extracurricular organizada no sucesso-insucesso de alunos do Ensino Secundário da cidade de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2406 |
Resumo: | O efeito da prática de atividade física extracurricular tem sido considerado positivo por alguns autores (Trudeau e Shephard, 2008), na medida em que produz efeitos favoráveis para um bom rendimento escolar. Coe et al. (2006) demonstram uma ligação clara entre a melhoria do rendimento escolar e níveis de atividade física, principalmente através da participação em desportos fora da escola. Carlson et al. (2008) verificam que há alunos, particularmente as raparigas, que obtiveram um reduzido benefício no rendimento escolar, quando correlacionado com a prática de atividade física. Assim, e na tentativa de clarificar esta situação, o presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da prática de atividade física extracurricular organizada no sucesso/insucesso escolar de alunos do ensino secundário. Foi aplicado um questionário a uma amostra de 160 alunos (x do sexo masculino e x do sexo feminino), com idades entre os 14 e os 19, alunos de 3 escolas secundarias da cidade de Viseu. Constámos que 85,6% dos alunos que praticam atividade física extracurricular consideram que o tempo que disponibilizam para a mesma não é prejudicial para o tempo de estudo ou rendimento escolar. Constatou-se igualmente que mais de metade dos alunos que praticam atividade física extracurricular (89,7%) nunca reprovou. Com base nos resultados podemos afirmar que a prática de atividades extracurriculares não afetou o rendimento escolar. |
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